Polo de educação à distância de João Pessoa realiza aula magna sobre inclusão e diversidade

6 de maio de 2025

 

Com a participação de estudantes, docentes e gestores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Governo do Estado da Paraíba, o Polo UAB de João Pessoa e Pro-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) realizaram, na noite desta segunda-feira (5), a aula Magna dos cursos de Administração Pública, Letras (português e Espanhol), Geografia e História do polo de Educação a Distância da UEPB com o tema “Educação a distância, inclusão e diversidade”.

Participaram da mesa de abertura da solenidade, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), professor Cláudio Furtado; a Pró-Reitora Adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), professor Carolina Coeli Rodrigues Batista; o Gerente de Ensino Superior da SECTIES, professor Wilson Aragão; o diretor do CCBSA, professor Cleber Salimon; a coordenadora do Polo UAB de João Pessoa, professora Suely Mesquita e a assessora da PROEAD, Carolina Cavalcanti Bezerra.

Para a professora Carolina Coeli Batista, a participação dos estudantes dos cursos EAD neste tipo de evento é importante para o estabelecimento de vínculo desse estudantes com a Instituição. “Momentos como esse são extremamente relevantes para a vivência da EAD. Embora se acredite que a educação a distância acontece totalmente fora da universidade são esses momentos de encontro, de acolhida, de aula magna, de eventos acadêmicos, que aproximam os nossos discentes de EAD da vivência acadêmica. Além das datas de prova, consultas a tutoria, que trazem esses estudantes para dentro da Universidade e do trabalho que a coordenação do polo vem desenvolvendo, essa acolhida é importante para nossos alunos ajudando inclusive a evitar a evasão”, avalia.

Na oportunidade, foi estabelecido um diálogo sobre a importância de pensar a educação a distância e os espaços virtuais de aprendizagem como locais de inclusão, respeito e oportunidades, considerando a valorização da pluralidade e as diferentes realidades socioculturais para uma educação mais democrática e inclusiva.

Texto: Juliana Marques

Fotos: Luan Gomes