7º aniversário do Campus V contará com programação científica e cultural voltada à comunidade acadêmica

9 de julho de 2013

Uma comissão de estudantes, professores e técnicos administrativos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, deu início aos preparativos para o 7º aniversário de criação do Campus V, a ser comemorado no fim do mês de agosto com atividades científicas e culturais.

A comissão científica do evento, coordenada pela professora Luíza Rosa de Lima, deverá divulgar, em breve, os prazos para submissão dos trabalhos que integrarão a 4ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, composta por exposição de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão, realizados no Campus V. Os trabalhos com melhores avaliações serão premiados no último dia de evento. Também integram a programação científica uma mesa-redonda, palestra e oficinas.

O professor Paulo Kuhlmann é o responsável pelas atividades culturais do evento, que contará com apresentações de música, teatro e dança, gincana e show de talentos. Nos próximos dias também serão divulgadas às informações referentes às inscrições no show de talentos.

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas.

A escolha de Alcides Carneiro para nomear o CCBSA deu-se por ocasião do centenário de nascimento do paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.

Atualmente, o Campus V abrange os bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais, Núcleo de Línguas e um polo de Educação a Distância, que funciona na Av. Coremas, 332 – Centro, e oferece cursos de graduação em Letras e Geografia, voltados aos professores da rede pública de ensino (estadual e municipal), inscritos no Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e as graduações em Administração Pública e em Pedagogia, esta última presencial, com aulas aos sábados.

O CCBSA também sedia as aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia destinado à formação de professores e a Especialização em Fundamentos da Educação, que é voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino, com curso de graduação, além de técnicos e administradores escolares também com graduação concluída.