3ª edição de Jornada Arquivística do Campus V da UEPB que será realizada nesta quinta (1º) discutirá arquivos pessoais
Com a perspectiva de discutir os acervos arquivísticos não convencionais será realizada, nesta quinta-feira, 1º de novembro, das 8 às 12h, no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Jornada Arquivística e seus Acervos Raros (JACRO), que nesta 3ª edição discute “Arquivos pessoais e seus enlaces”.
Organizada pelas turmas do 3º e 7º períodos do curso de Arquivologia da UEPB sob a coordenação da professora Manuela Maia com o apoio da coordenação do curso de Arquivologia e do Grupo de Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP), a 3ª JACRO é uma atividade gratuita e voltada a estudantes e profissionais de Arquivologia, Ciências da Informação, Comunicação e áreas afins. As inscrições para o evento são realizadas previamente por meio do link: goo.gl/RcDAtd.
Nesta edição da JACRO estão programadas as palestras “José Simeão Leal: cultura, arte e vida”, com a professora Bernardina Maria Juvenal Freire; “Difusão cultural no Arquivo Afonso Pereira: o Teatro do Estudante da Paraíba e sua construção expográfica”, a ser proferida pela professora Manuela Maia; “Acervo Hermano José: vivências multidisciplinares e desafios arquivísticos”, com o graduando em Arquivologia Ronieli Victor da Silva e “Versos de uma trajetória: Políbio Alves, um homem entre papéis”, com a professora Ana Córdula.
De acordo com a professora Manuela Maia após discutir os acervos de cordéis na primeira edição, e acervos fotográficos na edição seguinte, os acervos pessoais foram escolhidos para serem tema da JACRO, contemplando uma área pouco considerada da Arquivologia. “Infelizmente no Brasil nós temos um problema de preservação da memória, e, embora os arquivos administrativos tenham uma grande importância, é preciso considerar também o valor de outros acervos arquivísticos não convencionais, como os acervos pessoais, que tem relevância do ponto de vista prático e teórico. E foi com essa perspectiva que idealizamos essa edição da JACRO, que também funciona, para os alunos que estão envolvidos na organização, como um grande aprendizado sobre como promover eventos na área”, avaliou a docente.
Durante o evento serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados para a Vila Vicentina Júlia Freire.
Texto: Juliana Marques