2ª Semana Acadêmica de Arquivologia tem início no Campus V com a participação de estudantes e profissionais

4 de outubro de 2016

Estudantes, professores e profissionais da Universidade Estadual da Paraíba e de outras instituições do Estado, participam da 2ª Semana Acadêmica de Arquivologia, que teve início nesta segunda-feira (3) e segue até a sexta-feira, 7 de outubro, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. O evento, que compõe as atividades comemorativas pelo mês do arquivista, é promovido pelo Centro Acadêmico de Arquivologia da UEPB, Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) e o componente curricular de Gestão de Serviços Arquivísticos.

A mesa de abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (3) à noite, contou com a participação da coordenadora do curso de Arquivologia, Esmeralda Porfírio Sales; do integrante do Centro Acadêmico de Arquivologia, Bruno Pereira; da arquivista e dirigente da AAPB Régia Felix; das docentes da UEPB, Brenda Hirata e Suerde Brito, e da representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia, Iara Andrade.

Na oportunidade, a professora Esmeralda Porfírio Sales e a arquivista Régia Félix, discutiram a consultoria arquivística, os conceitos relacionados à temática, o percurso histórico e apresentaram relatos de consultoria ao longo da trajetória acadêmica e profissional de ambas.

Com experiência em instituições públicas, privadas e do terceiro setor desde 1996, a professora Esmeralda destacou a necessidade de atualização dos cursos de Arquivologia no Brasil para a formação de arquivistas com perfil gestor, que possam atuar como consultores, considerando a escassez no mercado. Já a palestrante Régia, lembrou a trajetória empreendedora desde a fase em que era discente, o perfil necessário para atuar no ramo de consultoria arquivística, os principais entraves encontrados e a criação de métodos alternativos que se tornaram diferenciais para a carreira como consultora, a exemplo do sistema Variadex, de autoria da arquivista.

O processo de arquivamento conhecido como Variadex, que emprega cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização de documentos é o tema da oficina que será ministrada por Régia Felix durante a Semana Acadêmica de Arquivologia, na quinta-feira (6) à noite e sexta-feira (7), pela manhã.

Durante a manhã desta terça-feira (4) foram realizadas as discussões “Socializando informações através da difusão cultural em arquivos”, ministrada pela professora da UEPB Claudialyne Araújo; “Uma análise da relação entre a História e a Arquivologia a partir do projeto de reorganização do acervo da Santa Casa de Misericórdia”, com a professora Nereida Martins; “Arquivo do Jornal A União: o acervo fotográfico como forma de remeter à memória paraibana”, com a formanda de Arquivologia da UEPB, Ana Cristina Flor e uma discussão sobre o papel da Fundação Casa de José Américo, com as professoras Irene rodrigues e Maria Aparecida Chaves.

Foi realizado o lançamento dos livros “Da informação à auditoria de conhecimento: a base da inteligência organizacional”, que teve como organizadores Eneida Nóbrega Duarte, Rosilene Agapito da Silva Llarena e Suzana de Lucena Lira, e “Reflexões de práticas de pesquisa em Ciência da Informação”, organizado pelos professores Jorge Raimundo da Silva, Claudialyne da Silva Araújo e Thaís Helen do Nascimento Santos. A primeira manhã do evento também contou com a exposição fotográfica “João Pessoa: ontem e hoje”, de responsabilidade do o servidor da FUNESC João Pedro Ferreira da Silva.

A programação do evento conta, ainda, com as palestras sobre “Políticas públicas na Arquivologia”, a ser ministrada pelos professores Luiz Eduardo Ferreira da Silva e Ramsés Nunes e Silva; “Preservação e conservação de acervos arquivísticos”, tendo como ministrantes os professores Eutrópio Pereira Bezerra e Sânderson Lopes Dorneles; “A Arquivologia sob o olhar empreendedor”, a ser ministrada por Clézio Gontijo Amorim e Josivan Soares Ferreira, e “Gestão da qualidade nos serviços arquivísticos”, tema a ser abordado pelas professoras Jacqueline Echeverría Barrancos e Ana Lúcia Carvalho de Souza. Na quinta-feira (6) à noite e sexta-feira (7) pela manhã será realizado o minicurso sobre elaboração de projetos de consultoria arquivística, com o arquivista Josivan Soares Ferreira.

No ato da inscrição os participantes doaram 2kg de alimentos não perecíveis que serão direcionados ao Hospital Padre Zé. Segundo o dirigente do CA de Arquivologia, Bruno Pereira, a iniciativa compreende uma série de ações do projeto “Arquivologia Solidária”, que arrecadará doações em eventos acadêmicos, numa calourada e copa de futsal com o envolvimento de toda a comunidade.