21º Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia prossegue com atividades científicas e culturais

6 de julho de 2017

Com o tema “Associativismo e empreendedorismo: aspectos na formação do arquivista” a 21ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, que é realizado até essa sexta-feira, 7 de julho, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, reúne discentes, docentes, pesquisadores e profissionais de Arquivologia e áreas afins, de todo o país. Durante o evento estão em discussão questões relacionadas ao cenário arquivístico da atualidade, tais como: a gestão de documentos digitais, gestão de carreira, empreendedorismo, direitos trabalhistas, a conjuntura nacional e seu reflexo na arquivologia, dentre outros.

Na noite desta quarta-feira (5), foi realizada a palestra “Arquivologia e empreendedorismo” proferida pelo professor e arquivista empreendedor Charlley Luz, que trouxe aos participantes do evento um pouco da sua trajetória profissional e apontou as possibilidades de atuação para o arquivista na atualidade. “Eu acredito que o arquivista é um profissional cada vez mais necessário para a área de gestão porque as empresas cada vez mais se baseiam em conhecimento para entregar seus produtos e o arquivista tem o papel de elaborar formas desse conhecimento ser aproveitado e que as coisas aconteçam de forma mais lógica e com menor custo”, esclarece o palestrante.

Durante o evento, Charlley Luz também expôs a preocupação com o Projeto de Lei 7920, aprovado recentemente no Senado. “Eu vim aqui falar sobre empreendedorismo e associativismo mas, diante dessa possibilidade de aprovação dessa lei eu vou acabar tocando nesse assunto, porque precisamos nos mobilizar a informar esses estudantes sobre o risco que corremos. A PL 7920 traz muito risco para a nossa área uma vez que ela autoriza a eliminação de documentos depois de digitalizados, provoca insegurança jurídica, no momento em que permite o descarte dos documentos originais, prevê a utilização de uma tecnologia defasada, enfim, é um retrocesso para a nossa área”, avaliou o docente.

Compuseram a programação do evento, ainda, os minicursos “Gestão de documentos digitais”, ministrado pelo professor Josemar Henrique de Melo; “Aprender a empreender”, tendo como ministrante a professora Jacqueline Echeverría Barrancos”; “Preservação e restauração de documentos”, ministrado pelas professoras Daniele Alves e Eline Isabel, e “Gestão de carreira: uma abordagem instrumental”, com a professora Ana Lúcia Carvalho.

As temáticas escolhidas para esses minicursos são voltadas ao aprimoramento de conhecimentos técnicos e direcionamento da carreira profissional, como o minicurso ministrado pela professora Ana Lúcia Carvalho, no qual os estudantes puderam realizar uma análise de carreira, traçando a missão, visão, valores, objetivos e um planejamento financeiro. “O brasileiro em geral não tem uma cultura de planejamento. O grande problema da administração pública em nosso país está relacionado a isso, à falta de planejamento, má gestão financeira. E disseminar essa prática é importante, sobretudo para estudantes que estão prestes a iniciar carreiras profissionais”, explicou a docente.

Também foram realizadas as oficinas “Classificação de documentos arquivísticos”, com o professor Sânderson Dorneles e “A prática da indexação na Arquivologia”, com a professora Claudialyne Araújo”, que abordaram questões técnicas importantes para a prática arquivística. “Buscamos trabalhar de forma resumida todos os elementos que compõem a indexação aplicada a documentos. Então, inicialmente abordamos as teorias que envolvem o processo de indexação, principalmente as teorias de Lancaster, que define todas as características e atributos que compõem a indexação mas, adequando à perspectiva arquivística. E tivemos o momento de prática, no Laboratório Integrado, para tentar apresentar uma metodologia que abordasse de forma dinâmica essa temática, o que foi bem recebido pelos estudantes”, avaliou.

O evento prossegue até essa sexta-feira, 7 de julho, com roda de diálogo, mesa redonda, palestra e atividades esportivas e culturais, com a participação de duzentos estudantes da Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Paraná.

Abertura

A conferência de abertura “Arquivista e Associativismo: algumas reflexões”, foi proferida pela docente da Universidade de Brasília Katia Isabelli Barros e Melo, que é doutora em Arquivos e Bibliotecas pela Universidade Carlos III, de Madrid. Na oportunidade, a docente trouxe para o evento uma reflexão que foi suscitada em sua tese de doutorado, publicada em livro, discutindo a tríade composta pelos cursos de formação em Arquivologia, os coletivos profissionais e o mercado laboral, a relação destes com o arquivista. A docente ressaltou a necessidade de serem possibilitadas discussões com essa temática a fim de despertar os estudantes e profissionais para a importância das iniciativas que trazem visibilidade e fortalecimento para categoria, tais como as associações.

“Eu ministro uma disciplina sobre a visibilidade do profissional, que é com base na minha tese e, em meus estudos, eu percebi que nos grandes congressos e eventos da área os estudos e as reflexões estão muito voltadas ao arquivo e à praxis profissional, deixando de lado o profissional arquivista, quem é, o que ele faz, a importância do trabalho dele para a sociedade. Então, momentos como esse, quando se traz uma discussão que está voltada ao arquivista, às possibilidades profissionais e às perspectivas de fortalecimento a partir do associativismo, é algo de grande valia”, explica a conferencista.

Histórico

O Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ) é organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA) com a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia das universidades brasileiras. Realizado desde 1997, trata-se de um evento consolidado e conhecido nacionalmente com a finalidade de interação e promoção de debates, entre graduandos e graduados que podem expor assuntos vivenciados cotidianamente nas suas instituições de ensino e em seus ambientes de trabalho, contribuindo assim para sua formação acadêmica, profissional, política e cultural.

Esse ano é a terceira vez que o evento é realizado em João Pessoa, tendo ocorrido em 2011 na UEPB e em 2014 na UFPB. Nesta edição, o evento é realizado com o apoio do Curso de Arquivologia da UEPB, Centro Acadêmico Briggida Lourenço, direção do Centro de Ciências Biológicas Sociais Aplicadas – CCBSA e Associação dos Arquivistas da Paraíba – AAPB. Foram patrocinadores do evento a UEPB, EDUEPB, AAPB, Editora UFPB, Fundação Casa de José Américo, Arquivo Afonso Pereira, Cãmara Municipal de João Pessoa, Dore, F&A Eventos, Isis, Pedro Pereira de Sousa Neto Advogados, Mercadinho Pague Menos, São Braz, Pixelvivo Soluções Web, 9Bravos, Passe Vip e Governo do Estado da Paraíba.

Outras informações: http://enearq2017.com.br/