Solenidade de Colação de Grau do semestre 2024.1 marca a formatura de 77 novos profissionais do CCBSA
Resiliência, coragem, perseverança, são muitos os predicativos que poderiam definir as turmas concluintes do período 2024.1 do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que além de lidar com os desafios inerentes ao período de conclusão de curso, tiveram que enfrentar uma pandemia com efeitos devastadores para a população mundial. Como um marco de superação das adversidades e de encerramento de um ciclo tão importante, 77 formandos(as) participaram da Cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2024.1 do CCBSA, realizada nesta terça-feira (23), no auditório do Centro de Formação de Professores do Governo do Estado da Paraíba, em João Pessoa.
Na oportunidade, a professora Celia Regina Diniz, reitora da UEPB, lembrou os desafios enfrentados pela turma de concluintes, dentre eles a pandemia da covid-19, o volume de trabalho, provas, prazos e vida pessoal. Ela agradeceu às famílias, à equipe de docentes e categoria técnica-administrativa, e encorajou os formandos(as) a contribuirem com uma sociedade mais ética, justa e fraterna.
“A perseverança, a resiliência, a força de vontade e a competência trouxe vocês até aqui. Famílias, vocês foram a base, o apoio e a força. Cada passo foi sustentado pelo amor, pela orientação e pelos sacrifícios que vocês fizeram ao longo desses anos. Docentes, pessoas que são mentoras, inspiradoras, cada pesquisa, cada projeto, cada orientação fornecida, são provas do seu compromisso incansável com a educação. Equipe técnica-administrativa, graças ao trabalho de vocês podemos manter o funcionamento contínuo e eficiente. Nossa instituição tem se empenhado em formar excelentes profissionais e cidadãos e cidadãs que contribuem com um futuro melhor, mais ético. Aqui destaco que a busca pelo conhecimento floresce em um ambiente que fomenta a inclusão e a diversidade. E agora eu encorajo vocês a levar adiante valores como o respeito, a solidariedade e o compromisso com mundo mais justo e fraterno”, conclui a reitora.
Conduzida pelas formandas Sabrina Beatriz da Silva (Bacharelado em Arquivologia), Gabriela da Silva Ramos (Bacharelado em Ciências Biológicas), Jeane Karla da Silva (Licenciatura em Ciências Biológicas e Alessandra Lima de França (Bacharelado em Relações Internacionais), a professora Gabriela Barbosa, paraninfa das turmas, participou da solenidade com um discurso emocionado. Egressa da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Instituição a docente evidenciou o valor e a força de cada concluinte, relembrou o período enfrentado durante a Pandemia e agradeceu pela homenagem recebida com a indicação como paraninfa das turmas concluintes do período 2024/1.
“Vocês compartilharam com o mundo inteiro as dúvidas sobre a nossa saúde, sobre o nosso presente e sobre o nosso futuro, passando por uma experiência coletiva de isolamento social durante a Pandemia de Covid-19. Vocês cresceram junto com a Universidade, mas, principalmente, a Universidade cresceu com vocês. E agora, no meio de tantas incertezas que acompanham vocês, peço que vocês depositem a fé em si mesmos, vocês têm muito a contribuir para a sociedade, eu tenho muita fé em vocês. Não duvidem da capacidade de vocês. Vocês foram e são capazes de enfrentar o mundo de cabeça erguida sabendo que não conhecem tudo, mas, com a força e a coragem de quem sabe que é capaz de se preparar e seguir em frente”, declara a paraninfa.
O orador das turmas concluintes, o concluinte do curso de Arquivologia, Wanderlei Silva, também relembrou a superação do período de Pandemia com união e perseverança, as incertezas, as alegrias e demais momentos vivenciados que ficarão guardados na memória de cada formanda e formando.
“Nos tiraram de nossas bolhas para adentrar nesse novo mundo da mais variada diversidade, cultura, conhecimento e um novo modo de vida que só uma Universidade pode proporcionar ao ser humano. Com a oferta, não apenas de uma formação profissional, mas, nos preparando como cidadãos habilitados a contribuir com um mundo mais justo. Agora seguiremos em busca de novos desafios e cientes de que o caminho que escolhermos traçar será trilhado tendo por base as lições que aprendemos e o orgulho dessa Instituição pública, paraibana que nos ofereceu o conhecimento que nos torna capaz de atuar de acordo com a sua missão”, declarou o formando.
A professora Vagda Rocha, pró-reitora de Graduação, lembrou que para algumas famílias esse momento representa muito visto que a primeira pessoa da família estava concluindo um curso de graduação numa universidade pública, gratuita e de qualidade, o que permite uma quebra de paradigmas, transposição de barreiras e ressignificação de sonhos de cada concluinte e seus familiares.
“Que o conhecimento adquirido na UEPB lhes confira não apenas a capacidade técnica própria da área escolhida mas, também que possa auxiliar na compreensão e ação diante desse contexto que se descortina na vida profissional e pessoal de cada um. Lembrem-se de esperançar sempre, a ciência requer pessoas comprometidas como vocês. Permitam-se sempre contribuir com um futuro melhor e não esqueçam jamais de onde vocês partiram”, aconselha a pró-reitora.
olaram grau representando os demais concluintes, as formandas Késsia Alexandre de Souza (Arquivologia), Maryanna de Lourdes Coelho Ruffo (Ciências Biológicas – Bacharelado) e Rebeca Laís Quirino C. da Silva (Ciências Biológicas – Licenciatura) e o concluinte Alef do Monte Ferreira (Relações Internacionais). A formanda Marini Nascimento de Lima, da licenciatura em Ciências Biológicas, foi a juramentista.
Também participaram da solenidade a vice-reitora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior; a diretora adjunta do CCBSA, professora Lucila Vilhena; o coordenador do curso de Arquivologia, professor Ramsés Nunes; a coordenadora do bacharelado e da licenciatura em Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; o coordenador da graduação em Relações Internacionais, professor Carlos Enrique Ruiz; e a professora do curso de Relações Internacionais, Gabriela Gonçalves Barbosa.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos e Juliana Marques