Solenidade de Colação de Grau do semestre 2023.1 marca a formatura de 38 novos profissionais do CCBSA
A manhã desta terça-feira (25) foi histórica e inesquecível para os formandos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus V, de João Pessoa. Após uma jornada de quatro anos na Instituição, os concluintes e as concluintes colaram o grau acadêmico e são os mais novos profissionais formados e já aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Ao todo, 38 discentes participaram da solenidade, sendo 24 do curso de Relações Internacionais, nove de Arquivologia, três de Ciências Biológicas e dois de Administração
A cerimônia realizada no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz. Compuseram a mesa de honra a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; o diretor do CCBSA, professor Cleber Ibraim Salimon; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Brigida Lucena; o coordenador do curso de Relações Internacionais, professor Carlos Enrique Ruiz; e a coordenadora do polo de Educação a Distância, professora Suely Mesquita;
O primeiro ato do evento e que deu uma dimensão da grandiosidade da solenidade, com todo o seu significado, foi a entrada dos formandos dos cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas, Relações Internacionais e Administração Pública, seguido da entrada da congregação de professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e saberes. A congregação foi muito aplaudida como forma de reconhecimento pela bela missão na jornada acadêmica.
Conforme rege o protocolo, a formanda Ana Clara Martins Diniz, do curso de Relações Internacionais, foi a responsável por conduzir o juramento da turma. Com braços estendidos, devidamente vestidos com a beca preta, todos repetiram as palavras da juramentista. Juramento feito, foi a vez dos formandos e convidados relembrarem um pouco da caminhada em busca da graduação.
A missão de expressar o sentimento das turmas, a alegria de concluir um curso superior e descrever os desafios enfrentados durante a incansável jornada acadêmica, foi da graduanda Caroline de Oliveira Brito, do curso de Relações Internacionais. Ela foi escolhida como oradora oficial e fez questão de levar a sua mãe para testemunhar o momento de vitória. Após saudar a todos, a oradora destacou os principais momentos vivenciados pelos graduandos ao longo do curso. Citou os trabalhos, projetos, pesquisas e o compartilhamento de sonhos.
Ela destacou que a colação de grau era um momento de vitória e o coroamento de uma jornada. Persistência, esperança, esforço e desafios marcaram o discurso da oradora. Ela também fez menção a pandemia da covid-19, que tornou a jornada mais desafiadora. Caroline de Oliveira lembrou que a colação de grau é apenas o começo de uma nova jornada e que um novo horizonte se deslumbra. Em seu discurso, ela também reconheceu o papel dos técnicos administrativos do CCBSA e dos professores e professoras na formação de todos, além de ter expressado gratidão aos familiares.
Recepcionada por uma comissão de honra, formada pelos concluintes dos quatro cursos, a professora Anna Beatriz Leite Henriques de Lucena, escolhida como paraninfa geral das turmas, fez um discurso emocionado. A homenageada enfatizou já no começo de sua fala que o dia 25 de julho foi marcante para os graduandos e graduandas que, enfim, alcançaram o término do curso superior. Ela inda destacou que a colação de grau é um momento de celebração e que cada um dos formandos carrega uma história de superação e perseverança.
Ao celebrar o sucesso dos formandos, a professora Anna Beatriz Leite Henriques de Lucena pediu para eles usarem o conhecimento adquirido em favor do bem comum e de uma sociedade justa e fraterna. “Obrigado pela honra de estar aqui e parabéns pela conquista”, encerrou seu discurso sob forte aplausos dos formandos.
Marcante também foi o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão. Sempre profundo nas palavras, ele destacou que este dia 25 de julho se transformou para os formandos, formandas e todos os que fazem a UEPB em uma grande celebração. Destacou o simbolismo e o significado da data que consiste em uma prestação de contas da UEPB. Somente este semestre, mais de 700 graduandos deverão colar grau acadêmico até a próxima sexta-feira (28) em mais uma boa semeadura da Instituição.
O momento mais aguardado da solenidade e que coroou a trajetória dos concluintes na UEPB foi a conferência do grau acadêmico. A hora dos graduandos se tornarem graduados. Visivelmente emocionada, a formanda Ana Carolina Soares Santos, do curso de Arquivologia colou grau em nome da turma, conferido pela coordenadora do curso, a professora Eliete Correia dos Santos.
Na sequência foi a vez dos formandos do curso de Ciências Biológicas. A formanda Roberta Gonçalves Rolim de Morais, colou grau em nome da turma, conferido pela coordenadora, a professora Brigida Thais de Lucena. A formanda Maria Pereira de Oliveira colou grau em nome dos demais concluintes, conferido pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, professor Carlos Enrique Ruiz.
Encerrando o ato, os graduandos de Administração Pública colaram grau. A missão de representar os concluintes foi da formanda Eliane Lucas da Silva, conferido pela coordenadora do polo de Educação a Distância, professora Suely Mesquita.
Emocionante e que encerrou em grande estilo a solenidade, foi o discurso da reitora Celia Regina Diniz. Após cumprimentar os professores do Câmpus V, coordenadores dos cursos, técnicos administrativos e a paraninfa geral, a reitora se dirigiu de forma especial para os concluintes dos quatro cursos. “Hoje é um dia especial não apenas para os formandos e formandas que estão prestes a receber seus diplomas, mais também para todos nós que fazemos parte da nossa UEPB. Uuma universidade pública, gratuita e que trabalha com muita qualidade, com todos os seus serviços prestados ao Estado da Paraíba”, destacou.
Ela encerrou o seu discurso transmitindo uma mensagem de esperança, convicta da capacidade de todos de transformar o mundo através do conhecimento. Para ela, o conhecimento adquirido na UEPB é uma ferramenta poderosa para promover essa mudança. “Não tenham medo de enfrentar o desconhecido. De ousar e de correr atrás. Que este dia seja o começo de uma jornada brilhante repleta de realizações”, parabenizou.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos