Sobre a instituição

Incorporado à Universidade Estadual da Paraíba em novembro de 1987, após aprovação do projeto de lei número 81/87, de autoria do então deputado estadual Roberto Paulino, o campus III da UEPB teve como denominação inicial Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG). Com o objetivo de fomentar o ensino de nível superior, tal instituição foi criada em 1967, tendo sido resultado da lei municipal número 132/1967, e de sua posterior publicação no Diário Oficial do Estado, em 9 de setembro do referido ano.

Mas a autorização para o funcionamento da FAFIG ocorreu quatro anos depois, em 14/4/1971, por meio do decreto 63.509, tendo como mantenedora a Fundação Educacional de Guarabira, vinculada a prefeitura municipal.

Por outro lado, o reconhecimento do primeiro curso só viria a acontecer em 15 de dezembro de 1977, através do decreto de número 81.039, que permitiu a criação do curso de licenciatura de 1º grau em Estudos Sociais e Letras.

Apenas em 1979 foi criado o Campus Universitário de Guarabira, por meio do decreto municipal número 64/79. A instalação contava com uma área inicial de 23.000 m².

A partir de 1983, as atividades da instituição passaram a funcionar onde se localiza a atual sede do campus, no bairro Areia Branca. No entanto, continuava sendo financeiramente mantida pela Fundação Educacional de Guarabira. Nesse mesmo ano, foram autorizados, pela resolução número 20/83, o funcionamento de mais três licenciaturas: Geografia, História e Letras.

Hoje, com mais de 70 ambientes distribuídos em dois prédios, o Centro de Humanidades (CH) Osmar de Aquino, homenagem ao popular advogado guarabirense que por duas vezes foi prefeito do município (sendo nomeado para o cargo em 1940, e eleito em 1955), é considerado um dos mais atuantes campi da UEPB.

Com o compromisso de alavancar e promover o desenvolvimento sociocultural da região, o CH investe em tecnologia e procura dinamizar os setores de pesquisa. Com a iniciativa do excelente corpo docente que dispõe, o centro investe em projetos de pesquisa e extensão em nível de graduação, com atividades desenvolvidas pelas cinco departamentos: História, Geografia, Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa), Educação (Pedagogia) e Ciências Jurídicas (Direito).

Também apresenta cinco cursos de pós-graduação (especializações): “Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental”; Direitos Fundamentais e Democracia; “Literatura; interculturalidade afro-brasileira”; “História Cultural” e “Ensino de Línguas e Linguística”, além de “Literatura Comparada”.

Em relação à infraestrutura, o campus conta com laboratório de informática (com 16 computadores, com internet banda larga); ambientes de professores; Centro de Referência em Direitos Humanos da Paraíba; Escritório Modelo de Direito; ambiente dos grupos de pesquisa em Direito; laboratório de estudos ambientais Prof. Paulo Lima, auditórios; arquivo; biblioteca; salas dos grupos de pesquisa dos cursos de Pedagogia, História, Letras; além do setor de Diplomas; coordenações; departamentos; direção e salas de aulas.