Projeto de extensão do CH voltado ao jiu-jitsu promove aula especial com hexacampeão mundial na modalidade

13 de dezembro de 2018

Nessa quarta-feira (12), o projeto de extensão “O jiu-jitsu brasileiro como possibilidade educacional na universidade”, coordenado pelo professor Thiago Leite Brandão de Queiroz, do Departamento de Geografia do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, promoveu uma aula especial com a presença do fundador da equipe Halavanca Brazilian Jiu-Jitsu, Helder Medeiros, cujo currículo ostenta seis títulos mundiais.

“O jiu-jitsu é uma importante ferramenta de mudança de vida”, assim relatou Helder Medeiros, cujo entendimento sobre a modalidade esportiva perpassa a ideia de não apenas preparar atletas para campeonatos, mas, sobretudo, de formar cidadãos para que se tornem homens e mulheres de bem, que saibam se relacionar com o outro. Parceiro da iniciativa em foco, ele é técnico da Seleção Nacional Jovem de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes, onde também já atuou como supervisor de ensino do referido esporte, que faz parte da categoria de disciplina obrigatória no currículo escolar.

Seguindo uma metodologia de ensino que preza pela organização das etapas a serem aplicadas, por um planejado sistema de graduação e por uma grade curricular bem definida, Helder Medeiros fez algumas demonstrações de defesa e ataque aos integrantes do projeto de extensão. “Temos aqui uma iniciativa pioneira na Paraíba, em termos de extensão voltada unicamente ao jiu-jitsu. Isso é de grande relevância social, pois é deixada para trás uma mentalidade errônea que atribuía ao jiu-jitsu uma ideia de baderna. Agora, ele passa a ser visto com outros olhos, como um projeto de extensão de uma universidade respeitada. Com certeza, a inciativa será referência para outras instituições de ensino”, salientou o esportista.

Também com a concepção de que a prática esportiva acarreta transformações fundamentais na vida de uma pessoa, culminando em mudanças conceituais sobre saúde e o mundo social no qual se vive, o mestre Nauber Brilhante, campeão brasileiro e vencedor de diversos campeonatos regionais, que, semestralmente, acompanhará o desenvolvimento da atividade esportiva no CH, ressaltou que o jiu-jitsu é uma arte marcial que não se limita à técnica de luta, sendo defensor de preceitos básicos, tais como: respeito, ética, concentração e perseverança. “Adquire-se um novo estilo de vida, que une educação e comportamento saudável. Assim, o jiu-jitsu atua na formação humana disciplinar e na edificação do caráter”.

Segundo o professor Thiago Leite, o projeto extensionista, que será oficialmente implantado a partir do próximo ano, embora já esteja sendo aplicado, “tem como finalidade tanto formar novos atletas quanto contribuir com a formação do ser social, tendo como base norteadora os princípios éticos e morais preconizados pelas artes marciais”. Para o docente, o jiu-jitsu trabalha temas e conceitos que não são indiferentes à área da Geografia, como, por exemplo, a problemática da inclusão social.

A estudante Mariana Moreira, do Curso de Especialização em Geografia e Território do Centro de Humanidades, relatou que nunca teve interesse em incluir uma atividade física no seu dia a dia, mas que teve a rotina totalmente modificada depois que começou a participar das aulas de jiu-jitsu há dois meses: “Minha qualidade de vida se transformou. Agora, tenho mais disposição para estudar, com mais disciplina e concentração. Até meu filho de cinco anos também está praticando”.

Trata-se de uma extensão apoiada pelo Departamento de Geografia, pelo Centro de Humanidades, pela da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esportes e Lazer da UEPB (COEL), e pela equipe Halavanca Brazilian Jiu-Jitsu. O projeto, que já conta com 25 alunos, é voltado para a comunidade acadêmica de toda a UEPB.  As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no horário das 5h30 às 7h, sendo ministradas pelo professor Thiago Leite, vinculado à equipe Halavanca na Paraíba.

Texto e fotos: Simone Bezerrill