16 de abril de 2019

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos setores Saúde do Trabalhador e Serviço Social, iniciou nesta quarta-feira (16), no Centro de Humanidades (CH), em Guarabira, as atividades do projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante”, lançado dentro das ações da Instituição na campanha Abril Verde.

O projeto nasceu da necessidade de aproximação do Setor Saúde do Trabalhador com os diversos setores e câmpus da UEPB, especificamente no intuito de conhecer e contribuir para a resolutividade das principais demandas locais na área de saúde e segurança do trabalho, bem como para divulgação das suas atribuições e principais atividades realizadas pelo Setor Saúde do Trabalhador e pela Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST) na Instituição. A iniciativa tem por objetivo possibilitar espaços de capacitação, participação, articulação entre os servidores e o Setor Saúde do Trabalhador, sobre as demandas em saúde e segurança do trabalho na Universidade.

Até junho desse ano todos os câmpus da UEPB serão visitados pelas equipes da PROGEP. Dentre as ações que estão sendo realizadas estão divulgação das atribuições e principais atividades realizadas pelo Setor Saúde do Trabalhador e CIAST; capacitação dos servidores e chefias para operacionalização do Procedimento de Notificação Comunicação Interna de Acidente de Trabalho; identificação das principais demandas locais em saúde e segurança do trabalho e visitas aos laboratórios dos câmpus para averiguar as demandas apresentadas ao GT Gestão dos Riscos Ambientais: os riscos químicos nos laboratórios da UEPB.

Também é meta do projeto garantir a divulgação da parceria do serviço de plantão de escuta psicológica da Clínica de Psicologia e o Setor Saúde do Trabalhador; a distribuição de cartaz sobre Assédio Moral no serviço público, com divulgação dos procedimentos de denúncia; e entrega e orientações sobre o uso da maleta de primeiros socorros. Para identificação das demandas e possíveis soluções coletivas na área de saúde e segurança do trabalho nos câmpus da UEPB, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário padrão de visita, que foi distribuído antecipadamente para todos os servidores, o que resultou em um diagnóstico situacional em Saúde e Segurança do Trabalho.

Durante as visitas, os assistentes sociais da PROGEP tratarão desse diagnóstico, debatendo as principais questões de saúde relacionadas às condições individuais e coletivas, bem como os fatores sociais que tem influenciado a saúde e o trabalho dos servidores e suas possíveis resoluções e encaminhamentos. As atividades seguem no dia 23 de abril, no Câmpus de Monteiro; no dia 9 de maio, no Câmpus de Catolé do Rocha; no dia 10 de maio, no Câmpus de Patos; no dia 24, no Câmpus de João Pessoa; no dia 28 do mesmo mês, no Câmpus de Araruna; sendo encerrada no dia 13 de junho, no Câmpus de Lagoa Seca.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas inicia atividades do projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.