Poeta Lino Sapo ministra palestra motivacional para estudantes do Campus de Guarabira

13 de abril de 2018

Na tarde dessa quinta-feira (12), a Biblioteca Professora Maria do Carmo de Miranda promoveu uma palestra motivacional direcionada à comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH), sobretudo aos mais novos estudantes dos cursos de graduação ofertados pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A iniciativa  teve como objetivo estimular os discentes a enfrentarem as dificuldades inerentes ao  mundo universitário.

Intitulada “Do caos à ordem: como sobreviver sendo ninguém”, a palestra foi ministrada pelo poeta potiguar Lino Sapo. Apresentando uma narrativa ditada pelo ritmo do cordel, ele discorreu sobre sua trajetória, da infância à vida universitária e profissional, trazendo relatos de experiências que servem de inspiração para a superação de qualquer adversidade imposta pela sociedade.

Autor de diversos cordéis, contos, poesias e poemas, Lino Sapo destacou, sobretudo, a importância da literatura para o desenvolvimento intelectual e sociopolítico. Fascinado pelo cordel, o artista relatou como esse gênero foi fundamental na sua vida, tendo sido o principal estímulo para o seu aprendizado: “Quando comecei ir à escola, meu o objetivo era unicamente  aprender a ler para ler cordéis”.

Lino Sapo é servidor da UEPB, exercendo a função de bibliotecário no Campus de Araruna. Tem formação em História, sendo atualmente estudante do Curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Clique aqui e tenha acesso às obras do poeta.

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Jarbelle Bezerra