História

Estudo da Itacoatiara Meia-cana no agreste da Paraíba: a busca de subsídios para reivindicarmos uma sub-tradição de itacoatiaras na Paraíba, denominada de INGÁ

Área de abrangência: 54 municípios da Paraíba, tendo como epicentro das pesquisas a Itacoatiara do Ingá

Área temática: Ciências Humanas

Linha de pesquisa: Arqueologia Pré-Histórica

Público alvo: Comunidades locais e científica

Duração: Inicialmente, previsto para dois anos

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de Souza Santos

Sobre o projeto:

Adquirir dados e conhecimentos acerca da temática em tela para sugerirmos a existência de uma sub-tradição de Itacoatiara na Paraíba, a partir da Itacoatiara do Ingá.

1. ano Juvandi de S. Santos 300 2012
2. ano Juvandi de S. Santos 300 2013

Missões Ibéricas Religiosas na Capitania Real da Paraíba

Área de abrangência: Vários municípios da Paraíba que tiveram durante o período colonial aldeamentos indígenas religiosos. Até o momento já foram detectados 18.

Área temática: Ciências Humanas

Linha de pesquisa: Arqueologia Histórica

Público alvo: Comunidades e científico

Duração: Inicialmente dois anos

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de S. Santos

Sobre o projeto:

Identificar e conhecer os antigos aldeamentos religiosos indígenas da Paraíba colonial; Identificar as ordens missioneiras da Paraíba Colonial; Entender, através de atividades arqueológicas, se os indígenas missionados reagiram ou não a intervenção da Igreja Católica em seu cotidiano.

1. ano (pesquisas literárias e de campo) Juvandi de S. santos 300 2013
2. Atividades arqueológicas e pesquisas na Italia, Espanha e Portugal Juvandi de S. Santos 400 2014

Megafauna Pleistocênica na Paraíba pré-histórica

Área de abrangência: Vários municípios da Paraíba

Área temática: Ciências Humanas e da Natureza

Linha de pesquisa: Paleontologia/Arqueologia/Espeleologia

Público alvo: Público local e científico

Duração: Sem tempo definido

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de S. Santos

Sobre o projeto:

Identificar em quais município da Paraíba existem fósseis da megafauna Pleistocênica; Identificar quais as espécies fósseis da megafauna encontrada na Paraíba.

Pesquisas literárias Juvandi de S. Santos 300 2013
Pesquisas de campo/laboratorial Juvandi de S. Santos 300 (anual 2014
Pesquisas de campo/laboratorial Juvandi de S. Santos 300 2015

Histórias de Mulheres Negras Paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania

Área de abrangência: História

Área temática: História, Cultura Afro-brasileira e Gênero

Linha de pesquisa: História Cultural

Público alvo: Estudantes de História e Mulheres Negras

Duração: agosto de 2012 a agosto de 2013

Coordenador: Prof. Waldeci Ferreira Chagas

Sobre o projeto:

Com a libertação das pessoas negras escravizadas teve inicio o processo de embranquecimento da sociedade brasileira, visto que estas pessoas que sustentaram a economia brasileira por mais de trezentos anos como trabalhadores (as) em regime de escravidão foram lançadas à própria sorte, libertas passaram a viver as próprias expensas. Mas, o Estado e os ex-proprietários não lhes indenizaram pelos anos de trabalho escravizado. Desta feita, pensar o lugar da gente negra, sobretudo, das mulheres no Brasil do século XX, principalmente na Paraíba é relevante, visto ser uma possibilidade de desvendar os caminhos que elas perfizeram para afirmarem-se cidadãs brasileiras, ainda que o racismo tenha se mantido ao longo da sociedade moderna, e nela não tenha havido nenhuma política pública que garantisse as pessoas negras inserir-se na sociedade. No entanto, algumas mulheres se incluíram, pois se profissionalizaram, sobretudo, se intelectualizaram nos espaços consagrados como sendo das elites, a exemplo das universidades públicas. Essas personagens duplamente discriminadas, pois carregam a histórica desvantagem social em relação ao homem branco e homem negro, mais também em relação à mulher branca, construíram sua cidadania.

Objetivos do Projeto:

• Analisar a trajetória social, política e intelectual de mulheres negras na Paraíba do século XX;
  • Caracterizar a trajetória, caminhos e percalços trilhados por mulheres negras na Paraíba para obter formação superior e quais são essas áreas do conhecimento;
  • Analisar a trajetória profissional de mulheres negras e a relação com a construção da identidade negra;
  • Identificar a área de formação superior e atuação de mulheres negras na construção e transmissão do conhecimento;
  • Analisar a construção da identidade negra entre mulheres negras com formação superior;
  • Caracterizar a inserção de mulheres negras com formação superior no mercado de trabalho.

Importância para os participantes

Desvendar os caminhos e percursos trilhados por mulheres negras na Paraíba do século XX não é tarefa fácil, sobretudo, por se tratar de sujeitos nem sempre visíveis aos olhos da sociedade, mas que historicamente atuaram se afirmaram cidadãs e deixaram vestígios a se pensar as relações etnicorraciais no Brasil e na Paraíba a partir de outras perspectivas.

Módulos Professor responsável

2012/2013