História

Área de abrangência: 54 municípios da Paraíba, tendo como epicentro das pesquisas a Itacoatiara do Ingá

Área temática: Ciências Humanas

Linha de pesquisa: Arqueologia Pré-Histórica

Público alvo: Comunidades locais e científica

Duração: Inicialmente, previsto para dois anos

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de Souza Santos

Sobre o projeto:

Adquirir dados e conhecimentos acerca da temática em tela para sugerirmos a existência de uma sub-tradição de Itacoatiara na Paraíba, a partir da Itacoatiara do Ingá.

1. ano Juvandi de S. Santos 300 2012
2. ano Juvandi de S. Santos 300 2013

[wptabtitle]Missões Ibéricas Religiosas na Capitania Real da Paraíba[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Área de abrangência: Vários municípios da Paraíba que tiveram durante o período colonial aldeamentos indígenas religiosos. Até o momento já foram detectados 18.

Área temática: Ciências Humanas

Linha de pesquisa: Arqueologia Histórica

Público alvo: Comunidades e científico

Duração: Inicialmente dois anos

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de S. Santos

Sobre o projeto:

Identificar e conhecer os antigos aldeamentos religiosos indígenas da Paraíba colonial; Identificar as ordens missioneiras da Paraíba Colonial; Entender, através de atividades arqueológicas, se os indígenas missionados reagiram ou não a intervenção da Igreja Católica em seu cotidiano.

1. ano (pesquisas literárias e de campo) Juvandi de S. santos 300 2013
2. Atividades arqueológicas e pesquisas na Italia, Espanha e Portugal Juvandi de S. Santos 400 2014

strong>Área de abrangência: Vários municípios da Paraíba

Área temática: Ciências Humanas e da Natureza

Linha de pesquisa: Paleontologia/Arqueologia/Espeleologia

Público alvo: Público local e científico

Duração: Sem tempo definido

Coordenador: Prof. Pós-Dr. Juvandi de S. Santos

Sobre o projeto:

Identificar em quais município da Paraíba existem fósseis da megafauna Pleistocênica; Identificar quais as espécies fósseis da megafauna encontrada na Paraíba.

Pesquisas literárias Juvandi de S. Santos 300 2013
Pesquisas de campo/laboratorial Juvandi de S. Santos 300 (anual 2014
Pesquisas de campo/laboratorial Juvandi de S. Santos 300 2015

Área de abrangência: História

Área temática: História, Cultura Afro-brasileira e Gênero

Linha de pesquisa: História Cultural

Público alvo: Estudantes de História e Mulheres Negras

Duração: agosto de 2012 a agosto de 2013

Coordenador: Prof. Waldeci Ferreira Chagas

Sobre o projeto:

Com a libertação das pessoas negras escravizadas teve inicio o processo de embranquecimento da sociedade brasileira, visto que estas pessoas que sustentaram a economia brasileira por mais de trezentos anos como trabalhadores (as) em regime de escravidão foram lançadas à própria sorte, libertas passaram a viver as próprias expensas. Mas, o Estado e os ex-proprietários não lhes indenizaram pelos anos de trabalho escravizado. Desta feita, pensar o lugar da gente negra, sobretudo, das mulheres no Brasil do século XX, principalmente na Paraíba é relevante, visto ser uma possibilidade de desvendar os caminhos que elas perfizeram para afirmarem-se cidadãs brasileiras, ainda que o racismo tenha se mantido ao longo da sociedade moderna, e nela não tenha havido nenhuma política pública que garantisse as pessoas negras inserir-se na sociedade. No entanto, algumas mulheres se incluíram, pois se profissionalizaram, sobretudo, se intelectualizaram nos espaços consagrados como sendo das elites, a exemplo das universidades públicas. Essas personagens duplamente discriminadas, pois carregam a histórica desvantagem social em relação ao homem branco e homem negro, mais também em relação à mulher branca, construíram sua cidadania.

Objetivos do Projeto:

• Analisar a trajetória social, política e intelectual de mulheres negras na Paraíba do século XX;
  • Caracterizar a trajetória, caminhos e percalços trilhados por mulheres negras na Paraíba para obter formação superior e quais são essas áreas do conhecimento;
  • Analisar a trajetória profissional de mulheres negras e a relação com a construção da identidade negra;
  • Identificar a área de formação superior e atuação de mulheres negras na construção e transmissão do conhecimento;
  • Analisar a construção da identidade negra entre mulheres negras com formação superior;
  • Caracterizar a inserção de mulheres negras com formação superior no mercado de trabalho.

Importância para os participantes

Desvendar os caminhos e percursos trilhados por mulheres negras na Paraíba do século XX não é tarefa fácil, sobretudo, por se tratar de sujeitos nem sempre visíveis aos olhos da sociedade, mas que historicamente atuaram se afirmaram cidadãs e deixaram vestígios a se pensar as relações etnicorraciais no Brasil e na Paraíba a partir de outras perspectivas.

Módulos Professor responsável

Carga horária