Título: Espaço Social: visões e revisões

Área de abrangência: Ciências Humanas

Área temática: Cultura

Público alvo: Estudantes ou profissionais oriundos dos cursos de História, Geografia, Letras e Direito

Duração: 1 (um) ano

Coordenadores: Prof. Dr. Francisco Fagundes de Paiva Neto (Departamento de História) e prof. Dr. Francisco Fábio Dantas da Costa (Departamento de Geografia)

Saiba mais

Coordenados por docentes do Centro de Humanidades, a proposta surgiu de diálogos entre um grupo interdisciplinar e interinstitucional de professores e pesquisadores. A ideia é pensar a noção de espaço a partir de conceitos e contribuições de intelectuais de vários campos do conhecimento.
Segundo o professor Francisco Fagundes, o objetivo do projeto é situar a perspectiva do espaço social em meio a identidades de diversos grupos, trazendo um enfoque plural das formas pelas quais os homens constituem e representam as sociedades, em micro ou macro escalas.

O curso contará com apreciações que norteiam as visões sobre a relação entre o espaço e memória; a questão urbana na contemporaneidade; as identidades sociais em áreas rurais; os movimentos sociais e a constituição de territorialidades; as questões inerentes à geopolítica; as relações homem/natureza; literaturas, representações e regionalismos; os aspectos referentes aos impactos inerentes ao desenvolvimento regional nos espaços rurais; as questões relacionadas a constituição das identidades nacionais e as visões de internacionalismo; além dos usos do ciberespaço na manutenção das identidades culturais dos povos pré-colombianos.

Tais reflexões possibilitarão, aos discentes, a produção de diversificados projetos de pesquisa, referentes a trabalhos de conclusão de curso ou a propostas de pesquisa para programas de pós-graduação. Cada participante, ao fim das atividades, terá que elaborar um artigo relacionado a um dos temas abordados pelos módulos apresentados. O material poderá ser reunido em um livro.

O projeto conta com 12 módulos e tem a colaboração de professores de três cursos do Centro de Humanidades (História, Geografia e Letras), além da participação de um pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Módulos Professor responsável Carga horária Data
Módulo I – espaços sociais, identidades e memórias Dr. Francisco Fagundes de Paiva Neto (História/UEPB) 15h
Módulo 2 – Um olhar sobre o espaço urbano Dr. Francisco Fábio Dantas da Costa (Geografia/UEPB) 15h
Módulo 3 – A questão agrária e os movimentos sociais no campo Dr. Edvaldo Carlos de Lima (Geografia/UEPB) 15h
Módulo 4 – Discursos literários sobre o urbano Dr. Juarez Nogueira Lins (Letras/UEPB) 15h
Módulo 5 – A evolução Histórica da terra Dr. Lanusse Salim Rocha Tuma (Geografia/UEPB) 15h
Módulo 6 – Assentamentos rurais, processos sociais e relações de poder Ms. Vilson Cesar Schenato; (Doutorando em Ciências Sociais/UFCG) 15 h

Área de abrangência: Educação e Formação Docente

Área temática: História e Educação Étnicorracial

Linha de pesquisa: História Cultural

Público alvo: Professores (as) e estudantes da Educação Básica, estudantes de História.

Duração: agosto de 2012 a agosto de 2013

Coordenador: Prof. Waldeci Ferreira Chagas

Sobre o projeto

O projeto consiste em envolver estudantes da graduação em História em atividades pedagógicas junto aos (as) professores (as) da educação básica, de modo que juntos construam e execute atividades que os possibilitem desconstruírem as “imagens” negativas acerca das práticas culturais das pessoas negras, de modo a tornar a sala de aula e a escola espaços pluricultural, portanto, de inclusão e respeito a diversidade étnicorracial que a caracteriza.

Objetivos do Projeto:

• Capacitar os (as) professores (as) da educação básica a reconhecerem as pessoas negras como sujeitos da sua história, e respeitar suas práticas culturais, formas de pensar, conceber a realidade e jeito de ser;
  • Assessorar professores (as) da educação básica a reorganizar o sistema pedagógico escolar, de modo a incluir no Projeto Político Pedagógico (PPP) ações de combate ao preconceito racial e a valorização das histórias e culturas das populações negras;
  • Habilitar os (as) professores (as) da educação básica a realizar na sala de aula ações de enfrentamento e combate ao preconceito racial;
  • Possibilitar professores (as) e estudantes da educação básica conhecer a cultura local e regional e nela identificar as expressões e manifestações das populações negras;
  • Desenvolver na escola atividades coletivas de caráter cultural e pedagógico com relação à história e cultura afro-brasileira e africana;
  • Identificar e valorizar personalidades negras paraibanas presentes no contexto da história do Brasil.

Importância para os participantes

Este projeto é importante porque na sua prática cotidiana o (a) professor (a) deve manter um fazer pedagógico que atente para a diversidade étnico-cultural da sociedade brasileira, facilitando a compreensão da complexidade inerente às relações socioculturais entre as pessoas entendendo que estas têm comportamentos culturalmente diferentes. Essa compreensão possibilitará uma convivência dentro e fora da sala de aula sem hierarquização e estigmatização interculturais, antes o será com o exercício do respeito preceituado em instrumentos legais e requisitado por todas as pessoas.  Dessa forma a educação cumprirá a sua missão em contribuir para a construção de mentalidades sociais humanistas uma vez que a sua função não é negar os conflitos e os diferentes, mas auxiliar o estudante a analisar e perceber-se e desenvolver a auto e a alter percepção, pois ambos são parceiros indissociáveis do processo histórico.

Módulos Professor responsável

2012/2013

Encontros Afro-pedagógicos Waldeci Ferreira Chagas Bethânia Maria de Lira e Ivonildes da Silva Fonseca

Agosto/setembro