Geografia

Área de abrangência: Ciências Humanas

Área temática: Cultura e Lazer

Público alvo: Estudantes, professores, técnicos e visitantes

Duração: Indeterminado

Coordenadores: Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto

Saiba mais: Contando com três tabuleiros de xadrez (Tamanho oficial), o projeto tem a finalidade de promover o exercício do xadrez entre os estudantes do Centro de Humanidades e a comunidade em geral, como forma de incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico e correlacionar o jogo com temas tais como: geopolítica, política, estratégia, educação, dentre outros. O projeto conta com o apoio da livraria Página 27, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos.

Coordenadores: Luciene Vieira de Arruda, Cleóma Maria Toscano e Henriques Carlos Antônio Belarmino Alves

Coordenadores: Luciene Vieira de Arruda, Cleóma Maria Toscano e Henriques Carlos Antonio Belarmino Alves

Coordenador: Dr. José Jakson Amancio Alves

Período de execução: dezembro de 2015 a setembro de 2016

Carga Horária: 180 horas

Coordenadores: Professores Fábio Dantas (Departamento de Geografia) e Francisco Fagundes (Departamento de História)

Bolsista: Irineu Francisco de Sousa Neto (Geografia)

Professores colaboradores: Lanusse Salim Rocha Tuma, Sergerson Silvestre, Elaine Gurjão de Oliveira, Thiago Leite Brandão de Queiroz, Genivaldo Paulino Monteiro, Ivanildo da Costa Silva, Péricles Alves Batista, Diego Wagner Paulino.

Público alvo: alunos e profissionais das Ciências Sociais

Saiba mais: A nossa proposta de extensão partiu de diálogos realizados entre um grupo interdisciplinar e interinstitucional de professores e pesquisadores que estão vinculados às universidades e outras instituições no Estado da Paraíba. Esses profissionais que fazem reflexões no campo da História, Sociologia, Geografia, Pedagogia e Letras, demonstraram a possibilidade de fomentar discussões com o intuito de realizar um processo formativo junto aos egressos e acadêmicos das instituições de ensino superior, oriundos dos cursos das Ciências Humanas. O projeto objetiva estabelecer um enfoque plural das formas pelas quais os homens constituem e representam as sociedades, tanto nas suas relações em micro, como em macro escalas. Destarte, vemos o caráter desse empreendimento com o envolvimento e a colaboração de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, cujas perspectivas permitem uma visualização por diversos ângulos acerca da temática em questão.

Cadastrado na PROEX sob nº 2.37.01.15/16-01, Área de Cultura (Cota PROBEX 2015-2016).

Área Temática: Meio Ambiente

Área de Abrangência: Geografia Física

Público Alvo: Comunidades carentes situadas em áreas de risco da Cidade de Guarabira-PB

Duração: 12 meses

Coordenador: Dr. Lanusse Salim Rocha Tuma (Edital PROAPEX Cota 2015/2016)

Objetivos:

O principal objetivo deste programa de extensão é fornecer uma formação humanística e sistêmica que habilite os(as) estudantes a intervir em comunidades carentes situadas em terrenos propensos a processos catastróficos (enchentes, desmoronamentos de rochas, solos instáveis, corrida de detritos etc), potencializados muitas vezes pelas ações antrópicas sobre o meio físico (solo, rocha, relevo e água) ao longo do tempo, bem como estejam engajados nos contextos da sustentabilidade e do bem estar social visando a redução dos danos materiais e de vidas humanas.

Período de execução: dezembro de 2015 a setembro de 2016

Carga Horária: 100 horas

Coordenadores: Professores Francisco Fagundes (Departamento de História) e Fábio Dantas (Departamento de Geografia)

Bolsista: Hugo de Oliveira Silva (História)

Professores colaboradores: Lanusse Salim Rocha Tuma, Michelly Pereira de Souza Cordão, Ivanildo da Costa Silva.

Público alvo: alunos e profissionais das Ciências Sociais

Resumo: O projeto é uma atividade de extensão que se aproxima da proposta de um cineclube, onde serão realizadas sessões de cinema e debates sobre produções audiovisuais em suas mais variadas temáticas, objetivando o enriquecimento cultural e crítico a partir de um diálogo com os pesquisadores das Ciências Sociais e o público envolvido. Os filmes e documentários serão apresentados de acordo com o público, nos auditórios do Campus III ou em outros, conforme as relações de parcerias, e tais apresentações, seguidas de debates, serão divididas em ciclos temáticos que têm relação com o espaço social brasileiro, considerando as suas ramificações com a História, a Sociologia, a Geografia, a Literatura, a Pedagogia, o Direito, dentre outros.

Cadastrado na PROEX sob nº 2.37.01.15/16-02, Área de Cultura (Cota PROBEX 2015-2016).

Área de abrangência: GEOGRAFIA

Área temática: SOFTWARE LIVRE E CARTOGRAFIA

Público alvo: ALUNOS DE GEOGRAFIA

Duração: 50 horas

Coordenador: Wolhfagon Costa de Araujo

Saiba mais: (CURSO DE EXTENSÃO)Trata, especialmente, de disseminar, discutir e explorar o software livre no âmbito do curso de geografia e as ferramentas (livres) para elaboração de mapas e outros instrumentos didático-científicos.

Área de abrangência: GEOGRAFIA

Área temática: SOFTWARE LIVRE E ESTATÍSTICA

Público alvo: ALUNOS DE GEOGRAFIA

Duração: 50 horas

Coordenador: Wolhfagon Costa de Araujo

Saiba mais: (Curso de extensão) Trata, especialmente, de disseminar, discutir e explorar o software livre no âmbito do curso de geografia e os programas (livres) para estatística e outros instrumentos didático-científicos.