CH

CH

Centro de Humanidades

Estudantes do Centro de Humanidades participam do 4º Simpósio de Geografia Física do Nordeste

11 de outubro de 2018

Conscientes da importância do compartilhamento de experiências científicas para o alargamento do conhecimento e movidos pela busca de novos aprendizados, nove estudantes do Curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, participaram, entre os dias 9 e 11 de outubro, em Sobral (Ceará), do 4º Simpósio de Geografia Física do Nordeste (SGFNE). O evento se propôs a reunir estudiosos de diversas universidades, tendo como objetivo apontar estratégias no contexto regional da produção acadêmica em Geografia Física.

Os estudantes fazem parte do Grupo Terra, uma inciativa voltada à pesquisa urbana, rural e ambiental, cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Luciene Vieira de Arruda e do docente Belarmino Mariano Neto, ambos vinculados ao Curso de Geografia do Centro de Humanidades (CH). Durante o simpósio, os pesquisadores do Campus III apresentaram e debateram pontos e resultados parciais das pesquisas que desenvolvem na área. Eles puderam contar com o apoio dos professores Carlos Antônio Belarmino Alves e Luciene Arruda, que fizeram questão de acompanhar seus orientandos no evento.

“A participação dos alunos do Curso de Geografia do CH/UEPB é de importância fundamental para ampliar os conhecimentos da pesquisa em Geografia Física, especialmente do Nordeste Semiárido, uma vez que os mesmos são pesquisadores de iniciação científica (PIBIC) e precisam ser incentivados a dar continuidade aos atuais estudos pautados no desenvolvimento sustentável dessa região”, disse a professora Luciene, que coordenou o minicurso “Conhecimento, planejamento e gestão de solos do semiárido nordestino” na quarta edição do citado simpósio.

Com o propósito de promover a pesquisa, a Universidade Estadual da Paraíba, sobretudo o Centro de Humanidades, incentiva a participação de seus estudantes em eventos regionais, nacionais e internacionais.

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Grupo Terra