Estudantes do Centro de Humanidades participam do 4º Simpósio de Geografia Física do Nordeste

11 de outubro de 2018

Conscientes da importância do compartilhamento de experiências científicas para o alargamento do conhecimento e movidos pela busca de novos aprendizados, nove estudantes do Curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, participaram, entre os dias 9 e 11 de outubro, em Sobral (Ceará), do 4º Simpósio de Geografia Física do Nordeste (SGFNE). O evento se propôs a reunir estudiosos de diversas universidades, tendo como objetivo apontar estratégias no contexto regional da produção acadêmica em Geografia Física.

Os estudantes fazem parte do Grupo Terra, uma inciativa voltada à pesquisa urbana, rural e ambiental, cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Luciene Vieira de Arruda e do docente Belarmino Mariano Neto, ambos vinculados ao Curso de Geografia do Centro de Humanidades (CH). Durante o simpósio, os pesquisadores do Campus III apresentaram e debateram pontos e resultados parciais das pesquisas que desenvolvem na área. Eles puderam contar com o apoio dos professores Carlos Antônio Belarmino Alves e Luciene Arruda, que fizeram questão de acompanhar seus orientandos no evento.

“A participação dos alunos do Curso de Geografia do CH/UEPB é de importância fundamental para ampliar os conhecimentos da pesquisa em Geografia Física, especialmente do Nordeste Semiárido, uma vez que os mesmos são pesquisadores de iniciação científica (PIBIC) e precisam ser incentivados a dar continuidade aos atuais estudos pautados no desenvolvimento sustentável dessa região”, disse a professora Luciene, que coordenou o minicurso “Conhecimento, planejamento e gestão de solos do semiárido nordestino” na quarta edição do citado simpósio.

Com o propósito de promover a pesquisa, a Universidade Estadual da Paraíba, sobretudo o Centro de Humanidades, incentiva a participação de seus estudantes em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Grupo Terra