Estudantes do CH têm artigos selecionados para o 26º Encontro de Geógrafos da América Latina

13 de março de 2017

Três estudantes do Curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, comprovaram que não existem barreiras territoriais para a produção do conhecimento, desde que se guie por planejamento, dedicação e foco nos estudos e na pesquisa.  Esse foi o caminho seguido por Romário Faria Pedrosa dos Santos, Renata Costa de Barros e Dayane Ferreira Guilherme, cujos artigos científicos foram aceitos para serem apresentados durante o 26º Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL 2017), que será realizado de 26 a 29 de abril, na Bolívia.

Visando analisar o impacto do uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, Romário Farias, do 8º período, debaterá o artigo “Tecnologias da informação, comunicação e educação geográfica: desenvolvendo novas competências para o ensino”. A referida pesquisa contou com a orientação dos professores José Otávio da Silva e Luiz Arthur Pereira Saraiva. Romário é bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), monitor do componente curricular Prática Pedagógica em Geografia II e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos.

“Foram mais de sete meses de planejamento e horas de estudos dedicados a uma única causa. Nosso objetivo é compartilhar saberes e experiências a partir de uma ciência que é fundamental para a sociedade, embora estejam retirando sua obrigatoriedade na formação dos estudantes”, disse Romário.

A estudante Renata Costa, do 8º período, abordará o artigo denominado “A importância da atuação dos movimentos sociais de luta pela terra no estado da Paraíba”.  Trata-se de um desdobramento da monografia da autora, que está em fase de conclusão, sob a orientação dos professores Ana Karla e Belarmino Mariano Neto. A aluna ainda é bolsista do PIBID e faz parte do grupo de pesquisa Centro de Estudos Agrários e do Trabalho, além de ser voluntária do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Já o artigo “Políticas Públicas para o desenvolvimento econômico na Serra do Espinho/PB” será apresentado por Dayane Ferreira Guilherme, que cursa o 6º período de Geografia. A estudante é monitora da disciplina Geografia Econômica e bolsista do PIBIC, com atuação no projeto “Nas Trilhas da Serra do Espinho, Pilões/PB”, coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, que também é orientadora de Dayane. Segundo a docente, “diante da emergência de se discutir a (re) produção do espaço geográfico, tendo como base o tripé Sociedade, Economia e Meio Ambiente, é importante apoiar a participação dos estudantes no EGAL na esperança de que as novas gerações consigam entender e solucionar problemas em prol da melhoria das condições de vida dos cidadãos e do mundo”.

Para o chefe do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH), professor Lanusse Tuma, o fato dos discentes em destaque apresentarem em suas trajetórias curriculares o envolvimento com projetos de pesquisa criou base para a construção dos artigos propostos. De acordo com ele, o comprometimento com as ações que ultrapassam a sala de aula é fundamental para o crescimento acadêmico e profissional.

“A somatória de esforços dos estudantes, dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Geografia do Campus III e da atual Administração da UEPB promovem uma ação positiva, voltada à disseminação do conhecimento, ao aprimoramento profissional e à elevação do potencial da produção científica”, relatou Lanusse.

Texto: Simone Bezerrill