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Centro de Humanidades

Especialização em Geografia e Território divulga resultado final de processo seletivo para formação de nova turma

10 de maio de 2018

A Coordenação do Curso de Especialização em Geografia, Território e Planejamento: Urbano, Rural e Ambiental, que está sendo ofertado pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, divulgou o resultado final do processo seletivo para a formação da quarta turma da referida pós-graduação. Os aprovados devem efetuar a matrícula no período de 14 a 16 de maio, na secretaria da Coordenação do Curso de Geografia, nos turnos tarde ou noite. O início das aulas está marcado para o dia 19 deste mês.

Dos 41 inscritos, nove foram desclassificados pela obtenção de nota inferior ao conceito mínimo permitido e dois não compareceram para fazer a prova escrita. Ao todo, são 29 aprovações e um reingresso. Clique aqui e confira o resultado.
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Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês

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Estão abertas até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o exame de proficiência em Língua Inglesa ofertado pela Coordenação de Proficiência em Língua Inglesa do Departamento de Letras, localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Guarabira. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço uepbproficiencia20192@gmail.com, com o assunto “Proficiência em Língua Inglesa” e no conteúdo o seguinte texto: “Eu, [nome completo], solicito a participação no exame de proficiência em Língua Inglesa a ser realizado no dia 28 de novembro 2019”.

Devem ser anexados a este e-mail um documento de vínculo com a UEPB e um documento de comprovação de identidade com foto. A prova será realizada na quinta-feira (28), às 10h, no Câmpus III, e terá duração duas horas. O Exame de Proficiência em Língua Inglesa constará de 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma Inglês. A nota mínima para obtenção do certificado de proficiência será 7,0 (sete). O resultado do Exame será disponibilizado a partir do dia 6 de dezembro.

A entrega das declarações para os aprovados será feita a partir do dia 16 de dezembro. Todas as informações sobre o exame de proficiência estão disponíveis no edital. Para ter acesso, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Texto: Givaldo Cavalcanti

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1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III

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O Centro Acadêmico (CA) Professor Antonio Cavalcante, do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Ciclo de Debates Contemporâneos, que tem como tema central “Direito Penal e Combate à Corrupção”, em resposta aos desafios conjunturais da gestão pública e privada.

Os interessados em participar das atividades devem efetuar a inscrição on-line, clicando AQUI. Segundo os organizadores, a proposta do evento é debater os desafios do atual cenário brasileiro e os objetivos dos órgãos de controle externo no que diz respeito ao combate à corrupção. A atividade terá carga de 20 horas/aula e será desenvolvida no Auditório do Centro de Humanidades (CH).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 98790-6829 e 98117-3597.

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Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica

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O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena”. Esta edição tem como tema “Educação e Resistência: Zumbi dos Palmares e Dandara, Flora Mourão e Jackson do Pandeiro”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através de formulário on-line (clique AQUI). Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre a temática devem enviar os resumos para o e-mail guarabiraneabi@gmail.com. O evento tem o objetivo de reunir professores e estudantes da UEPB, de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica, além de militantes dos movimentos sociais, para discutir e compartilhar suas experiências de pesquisas, ensino e extensão com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

O 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 será realizado no Centro de Humanidades, através do NEABI, com a colaboração dos Grupos de Estudos Dandaê, Cotidiano, Cidadania e Educação. O Núcleo solicita que, no dia do evento, os inscritos doem um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99172-6652.

Confira a programação AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através de formulário on-line (clique AQUI). Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre a temática devem enviar os resumos para o e-mail guarabiraneabi@gmail.com. O evento tem o objetivo de reunir professores e estudantes da UEPB, de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica, além de militantes dos movimentos sociais, para discutir e compartilhar suas experiências de pesquisas, ensino e extensão com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

O 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 será realizado no Centro de Humanidades, através do NEABI, com a colaboração dos Grupos de Estudos Dandaê, Cotidiano, Cidadania e Educação. O Núcleo solicita que, no dia do evento, os inscritos doem um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99172-6652.

Confira a programação AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades

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Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A primeira ação foi realizada no último dia 26 de outubro e já começou a mudar o aspecto do local.

O grupo que participou dos trabalhos foi coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, do Departamento de Geografia e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Geografia e Território – Planejamento Urbano, Rural e Ambiental; pelo professor Amarildo Henrique de Lucena; e pelas docentes Ivonildes da Silva Fonseca e Cleoma Maria Toscano Henriques, diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, respectivamente.

Os participantes foram divididos em várias equipes, ficando cada uma responsável por realizar uma missão: limpeza do entorno do Câmpus; lavagem e transformação de material reciclável (pneus, garrafas pet, vasilhames plásticos) em balanços, jarros e regadores para serem utilizados no futuro bosque florestal; preparação da pista de caminhada; organização das pracinhas embaixo das árvores e das pracinhas em frente às placas de identificação do CH.

Durante a ação, foi elaborado um inventário das mudas de espécies vegetais doadas, reconhecimento e inventário das espécies vegetais já existentes, organização da farmácia viva, preparação do almoço comunitário e plantio das primeiras mudas (palmeiras, ipês e pau-brasil). A ação contou com a colaboração e doação de mudas da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, da Empresa Miriri Alimentos e Bionergia S/A e da Empresa Guaraves de Guarabira, que enviou um trator para a limpeza do terreno.

Na continuidade do projeto, várias ações ainda serão realizadas e resultarão na montagem do bosque florestal, que tornará o espaço agradável e convidativo. Uma das ações consiste no plantio de mudas de várias espécies. Em forma de consórcio, o projeto ainda visa a inserção de pequenas hortas, jardins, de um orquidário e da farmácia viva, tudo devendo funcionar em sistema de adoção, onde um grupo de pessoas pode se organizar para cuidar dos espaços.

A implantação do sistema agroflorestal prevê, ainda, a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada, o que garantirá melhores condições para a prática de atividades saudáveis, além de bem-estar e convívio com a natureza. Nesse contexto, os envolvidos no projeto esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, lazer, relaxamento, aprendizagem sobre as questões ambientais, ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia.

De acordo com a professora Luciene Arruda, a primeira ação do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, surpreendeu a todos no Centro de Humanidades devido à participação da comunidade que se envolveu plenamente na iniciativa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A Leia Mais...

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Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A primeira ação foi realizada no último dia 26 de outubro e já começou a mudar o aspecto do local.

O grupo que participou dos trabalhos foi coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, do Departamento de Geografia e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Geografia e Território – Planejamento Urbano, Rural e Ambiental; pelo professor Amarildo Henrique de Lucena; e pelas docentes Ivonildes da Silva Fonseca e Cleoma Maria Toscano Henriques, diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, respectivamente.

Os participantes foram divididos em várias equipes, ficando cada uma responsável por realizar uma missão: limpeza do entorno do Câmpus; lavagem e transformação de material reciclável (pneus, garrafas pet, vasilhames plásticos) em balanços, jarros e regadores para serem utilizados no futuro bosque florestal; preparação da pista de caminhada; organização das pracinhas embaixo das árvores e das pracinhas em frente às placas de identificação do CH.

Durante a ação, foi elaborado um inventário das mudas de espécies vegetais doadas, reconhecimento e inventário das espécies vegetais já existentes, organização da farmácia viva, preparação do almoço comunitário e plantio das primeiras mudas (palmeiras, ipês e pau-brasil). A ação contou com a colaboração e doação de mudas da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, da Empresa Miriri Alimentos e Bionergia S/A e da Empresa Guaraves de Guarabira, que enviou um trator para a limpeza do terreno.

Na continuidade do projeto, várias ações ainda serão realizadas e resultarão na montagem do bosque florestal, que tornará o espaço agradável e convidativo. Uma das ações consiste no plantio de mudas de várias espécies. Em forma de consórcio, o projeto ainda visa a inserção de pequenas hortas, jardins, de um orquidário e da farmácia viva, tudo devendo funcionar em sistema de adoção, onde um grupo de pessoas pode se organizar para cuidar dos espaços.

A implantação do sistema agroflorestal prevê, ainda, a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada, o que garantirá melhores condições para a prática de atividades saudáveis, além de bem-estar e convívio com a natureza. Nesse contexto, os envolvidos no projeto esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, lazer, relaxamento, aprendizagem sobre as questões ambientais, ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia.

De acordo com a professora Luciene Arruda, a primeira ação do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, surpreendeu a todos no Centro de Humanidades devido à participação da comunidade que se envolveu plenamente na iniciativa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A Leia Mais...

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Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e a Direção do Centro de Humanidades (CH) da Instituição realiza, no próximo dia 30 de outubro, a solenidade de entrega da premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”. O evento acontece no Auditório do Câmpus III, em Guarabira, a partir das 19h30.

O resultado do concurso foi divulgado no último dia 21 de outubro. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Texto: Tatiana Brandão

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O resultado do concurso foi divulgado no último dia 21 de outubro. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

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PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”

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A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”.

O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Confira o resultado geral clicando AQUI.

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A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com Leia Mais...

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O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Confira o resultado geral clicando AQUI.

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A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com Leia Mais...

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CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira

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As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Biblioteca do Câmpus III promovem, na próxima quarta-feira (21), uma atividade integrativa que tem como objetivo reunir estudantes para discutir questões sobre Educação e valorizar a cultura paraibana, tendo como foco as festividades do centenário de nascimento do músico Jackson do Pandeiro.

A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Leia Mais...

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As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Biblioteca do Câmpus III promovem, na próxima quarta-feira (21), uma atividade integrativa que tem como objetivo reunir estudantes para discutir questões sobre Educação e valorizar a cultura paraibana, tendo como foco as festividades do centenário de nascimento do músico Jackson do Pandeiro.

A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Leia Mais...

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Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes

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A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da pesquisa científica. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ações para o Desenvolvimento de Competências Informacionais dos Usuários da Biblioteca do Câmpus III”.

A programação conta com uma exposição intitulada “Litoral Paraibano de Norte a Sul – Óleo sobre tela”, do artista plástico Alysson André Borges de Araújo e contação de histórias com a bibliotecária e especialista em psicopedagogia Dayane Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade será destinada aos alunos do Câmpus III e público convidado, especialmente os alunos da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, da cidade de Guarabira.

Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

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A programação conta com uma exposição intitulada “Litoral Paraibano de Norte a Sul – Óleo sobre tela”, do artista plástico Alysson André Borges de Araújo e contação de histórias com a bibliotecária e especialista em psicopedagogia Dayane Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade será destinada aos alunos do Câmpus III e público convidado, especialmente os alunos da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, da cidade de Guarabira.

Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

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CH realiza Colação de Grau do período 2019.1 dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Pedagogia

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Após se dedicarem, nos últimos anos, à formação no ensino superior, os estudantes concluintes do semestre letivo 2019/1 do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na noite desta quarta-feira (24), da assembleia solene de Colação de Grau que marcou o encerramento de qualificação profissional para os estudantes dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras/Português, Letras/Inglês e Pedagogia do Câmpus III, em Guarabira, realizada na casa de recepções Maison D’mel, que ficou lotada por pais, familiares e amigos dos formandos.

O evento foi presidido pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. A leitura do juramento dos formandos foi feita pela concluinte do curso de Direito, Sabrina Alves Rocha, que representou todos os formandos. Já o Orador Oficial foi o estudante André Luiz Souza da Silva, do curso de Letras. Durante seu discurso ele relembrou as dificuldades enfrentadas por todos ao longo do curso, bem como agradeceu o apoio que tiveram tanto da comunidade acadêmica como dos familiares.

“Apesar dos entraves da formação superior, hoje nos encontramos juntos, com um mesmo propósito e com muitos desejos. Ainda que no caminho tenhamos feito curvas diferentes, nosso destino sempre foi o mesmo. Os sentimentos devem ser muitos nesse momento, desde os que tratam este contexto com a mais branda das calmarias até aqueles que estão fervilhando em reações aleatórias que nem eles mesmos conseguem explicar. Nossos agradecimentos se perpetuarão pela vida, lembrando daqueles que por nós passaram, que nos apoiaram e que nos disseram que seria possível”, disse o Orador.

Todos acompanharam atentos as palavras do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o advogado Humberto Cavalcanti de Melo. Emocionado pela escolha do seu nome como paraninfo dos formandos 2019.1 do Centro de Humanidades, ele agradeceu e disse que este momento proporcionava seu reencontro com suas origens, uma vez que há 50 anos começara como professor na Universidade Regional do Nordeste (URNe) que, posteriormente, se transformou em UEPB. Com palavras particulares destinadas a cada curso composto por seus paraninfados, Humberto Cavalcanti desejou sucesso, dedicação e busca incansável pela justiça social.

“Vocês têm um longo caminho pela frente e, agora, a responsabilidade de lutar por um mundo com mais justiça social. Quero ainda destacar a necessidade da manutenção da universidade pública e gratuita como espaço de avanços para os estudos científicos. Lembrem do que dizia Ariano Suassuna: ‘Não sou nem otimista, nem pessimista. O otimista é ingênuo e o pessimista é amargo. Eu sou realista esperançoso’. Sejam assim também. Se esta realidade não lhe agrada, resta a esperança de que Deus os ajudará a mudar. E essa esperança eu quero repartir com todos vocês. Uma esperança que, para ser concretizada, depende da vontade e da ação de todos, principalmente de vocês, que acabam de se formar”, destacou o paraninfo.

A professora Inovildes da Silva Fonseca, diretora do CH, também dirigiu aos formandos palavras de encorajamento, desejando que todos pratiquem o que chamou de “empoderamento”. Segundo ela, o empoderamento é importante porque tem a possibilidade de transformar a vida de todos. “Todas as pessoas precisam empoderar-se. E, hoje, vocês, estudantes, sairão da UEPB empoderados. Eu conclamo que vocês empoderem outras pessoas e que esse empoderamento vocês façam lembrando do que receberam nesta casa”, disse a diretora do Centro de Humanidade.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, também dirigiu palavras de apoio aos formandos e lembrou que, mesmo neste dia de prestação de contas que a Instituição faz, ao entregar ao mercado de trabalho novos profissionais, é importante lembrar que também é preciso uma reflexão sobre o momento. De acordo com ele, não há um só município na Paraíba que não tenha a ação direta da UEPB, como um estudante formado ou indivíduo que receba atenção da Universidade. Contudo, para que isso continue sendo realizado, é preciso a manutenção dos investimentos na educação pública, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses serviços.

“Lembro o que dizia Paulo Freire, que a educação não transforma sozinha a sociedade. Sem ela, tão pouco a sociedade muda. Esses ataques às universidades públicas têm deliberado levar a sociedade a questionar a relevância das universidades públicas, o que deixa claro o desejo de implantar um modelo de Estado que ameaça o futuro da universidade pública e o futuro da UEPB. Dessa forma, sintam-se vocês, formandos, privilegiados em concluir um curso de graduação em uma instituição pública, já que são poucos os que conseguem. A partir de agora não permitam que a ignorância prospere em suas vidas, nem na vida do nosso país. Trabalhem, sejam criativos e solidários, prossigam na busca pelo conhecimento, defendam o planeta daqueles que querem transformá-lo em um deserto de mortandade. Lutem pelo direito à diversidade, plantem e reguem sementes do pensar”, enfatizou Eli Brandão.

Após os discursos, foi iniciada a conferência do grau acadêmico. O professor José Batista de Melo Neto, do curso de Direito, conferiu o grau ao concluinte Hélder Gomes de Freitas, que representou todos os seus colegas de turma. Já os formandos do curso de Licenciatura em Geografia foram representados por Ginaldo Ribeiro da Silva, que recebeu o grau do coordenador do curso, professor Francisco Fábio Dantas da Costa. A coordenadora do curso de História, professora Naiara Ferraz Bandeira Alves, conferiu o grau a Jéssica Monteiro Viana de Andrade.

Posteriormente, foi o momento da conferência do grau acadêmico aos formandos dos cursos de Letras Português e Inglês. O coordenador, professor William Sampaio Lima de Sousa, conferiu o grau acadêmico a estudante Laís Laurentino Silva, que representou os formandos do curso de Letras/Português. Em seguida, Ana Paula da Silva Pereira representou os concluintes do curso de Letras/Inglês. A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Luciana Silva do Nascimento, conferiu o grau a formanda Elisiane Vieira de Amorim, em nome de todos os formandos da turma. E a coordenadora do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), professora Mônica de Fátima Guedes, conferiu o grau a concluinte Wládia Cristina Santos de Almeida, em nome dos demais formandos do curso.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e a Distância da UEPB, professora Rochane Villarim; a coordenadora do curso de Pedagogia (PARFOR), professora Adalgisa Rasia; o deputado estadual, Raniery Paulino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Guarabira, Alberto Evaristo; e a presidente do Rotary Clube de Guarabira, Severina Madalena.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

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O evento foi presidido pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. A leitura do juramento dos formandos foi feita pela concluinte do curso de Direito, Sabrina Alves Rocha, que representou todos os formandos. Já o Orador Oficial foi o estudante André Luiz Souza da Silva, do curso de Letras. Durante seu discurso ele relembrou as dificuldades enfrentadas por todos ao longo do curso, bem como agradeceu o apoio que tiveram tanto da comunidade acadêmica como dos familiares.

“Apesar dos entraves da formação superior, hoje nos encontramos juntos, com um mesmo propósito e com muitos desejos. Ainda que no caminho tenhamos feito curvas diferentes, nosso destino sempre foi o mesmo. Os sentimentos devem ser muitos nesse momento, desde os que tratam este contexto com a mais branda das calmarias até aqueles que estão fervilhando em reações aleatórias que nem eles mesmos conseguem explicar. Nossos agradecimentos se perpetuarão pela vida, lembrando daqueles que por nós passaram, que nos apoiaram e que nos disseram que seria possível”, disse o Orador.

Todos acompanharam atentos as palavras do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o advogado Humberto Cavalcanti de Melo. Emocionado pela escolha do seu nome como paraninfo dos formandos 2019.1 do Centro de Humanidades, ele agradeceu e disse que este momento proporcionava seu reencontro com suas origens, uma vez que há 50 anos começara como professor na Universidade Regional do Nordeste (URNe) que, posteriormente, se transformou em UEPB. Com palavras particulares destinadas a cada curso composto por seus paraninfados, Humberto Cavalcanti desejou sucesso, dedicação e busca incansável pela justiça social.

“Vocês têm um longo caminho pela frente e, agora, a responsabilidade de lutar por um mundo com mais justiça social. Quero ainda destacar a necessidade da manutenção da universidade pública e gratuita como espaço de avanços para os estudos científicos. Lembrem do que dizia Ariano Suassuna: ‘Não sou nem otimista, nem pessimista. O otimista é ingênuo e o pessimista é amargo. Eu sou realista esperançoso’. Sejam assim também. Se esta realidade não lhe agrada, resta a esperança de que Deus os ajudará a mudar. E essa esperança eu quero repartir com todos vocês. Uma esperança que, para ser concretizada, depende da vontade e da ação de todos, principalmente de vocês, que acabam de se formar”, destacou o paraninfo.

A professora Inovildes da Silva Fonseca, diretora do CH, também dirigiu aos formandos palavras de encorajamento, desejando que todos pratiquem o que chamou de “empoderamento”. Segundo ela, o empoderamento é importante porque tem a possibilidade de transformar a vida de todos. “Todas as pessoas precisam empoderar-se. E, hoje, vocês, estudantes, sairão da UEPB empoderados. Eu conclamo que vocês empoderem outras pessoas e que esse empoderamento vocês façam lembrando do que receberam nesta casa”, disse a diretora do Centro de Humanidade.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, também dirigiu palavras de apoio aos formandos e lembrou que, mesmo neste dia de prestação de contas que a Instituição faz, ao entregar ao mercado de trabalho novos profissionais, é importante lembrar que também é preciso uma reflexão sobre o momento. De acordo com ele, não há um só município na Paraíba que não tenha a ação direta da UEPB, como um estudante formado ou indivíduo que receba atenção da Universidade. Contudo, para que isso continue sendo realizado, é preciso a manutenção dos investimentos na educação pública, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses serviços.

“Lembro o que dizia Paulo Freire, que a educação não transforma sozinha a sociedade. Sem ela, tão pouco a sociedade muda. Esses ataques às universidades públicas têm deliberado levar a sociedade a questionar a relevância das universidades públicas, o que deixa claro o desejo de implantar um modelo de Estado que ameaça o futuro da universidade pública e o futuro da UEPB. Dessa forma, sintam-se vocês, formandos, privilegiados em concluir um curso de graduação em uma instituição pública, já que são poucos os que conseguem. A partir de agora não permitam que a ignorância prospere em suas vidas, nem na vida do nosso país. Trabalhem, sejam criativos e solidários, prossigam na busca pelo conhecimento, defendam o planeta daqueles que querem transformá-lo em um deserto de mortandade. Lutem pelo direito à diversidade, plantem e reguem sementes do pensar”, enfatizou Eli Brandão.

Após os discursos, foi iniciada a conferência do grau acadêmico. O professor José Batista de Melo Neto, do curso de Direito, conferiu o grau ao concluinte Hélder Gomes de Freitas, que representou todos os seus colegas de turma. Já os formandos do curso de Licenciatura em Geografia foram representados por Ginaldo Ribeiro da Silva, que recebeu o grau do coordenador do curso, professor Francisco Fábio Dantas da Costa. A coordenadora do curso de História, professora Naiara Ferraz Bandeira Alves, conferiu o grau a Jéssica Monteiro Viana de Andrade.

Posteriormente, foi o momento da conferência do grau acadêmico aos formandos dos cursos de Letras Português e Inglês. O coordenador, professor William Sampaio Lima de Sousa, conferiu o grau acadêmico a estudante Laís Laurentino Silva, que representou os formandos do curso de Letras/Português. Em seguida, Ana Paula da Silva Pereira representou os concluintes do curso de Letras/Inglês. A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Luciana Silva do Nascimento, conferiu o grau a formanda Elisiane Vieira de Amorim, em nome de todos os formandos da turma. E a coordenadora do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), professora Mônica de Fátima Guedes, conferiu o grau a concluinte Wládia Cristina Santos de Almeida, em nome dos demais formandos do curso.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e a Distância da UEPB, professora Rochane Villarim; a coordenadora do curso de Pedagogia (PARFOR), professora Adalgisa Rasia; o deputado estadual, Raniery Paulino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Guarabira, Alberto Evaristo; e a presidente do Rotary Clube de Guarabira, Severina Madalena.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

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Após se dedicarem, nos últimos anos, à formação no ensino superior, os estudantes concluintes do semestre letivo 2019/1 do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na noite desta quarta-feira (24), da assembleia solene de Colação de Grau que marcou o encerramento de qualificação profissional para os estudantes dos cursos de Leia Mais...

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Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática

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O plágio é uma desonestidade intelectual do pesquisador que expõe trechos de trabalhos de outros pesquisadores em seus trabalhos e não dá os devidos créditos à fonte, se apropriando indevidamente da produção de terceiros como se fosse sua. Essa prática desonesta tem sido objeto de crescentes preocupações no meio acadêmico brasileiro e, como forma de combatê-la, um projeto da professora Andréa Morais Costa Buhler, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III de Guarabira, vem se tornando uma ferramenta eficaz para ajudar a identificar e combater o plágio acadêmico no âmbito universitário, bem como alertar para seus prejuízos.

A cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?” procura conscientizar os alunos sobre os prejuízos do plágio em suas diversas formas e esclarecer sobre os danos que essa prática representa, uma vez que, ao copiar o texto de outro autor, o futuro profissional demonstra fragilidade no domínio do conteúdo produzido. O material também tem cunho didático, pois apresenta algumas das normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trabalhos acadêmicos em geral.

Inicialmente pensado para ser desenvolvido apenas no Câmpus de Guarabira, devido a sua relevância o projeto ganhou a adesão de outros professores da UEPB e, por determinação da Reitoria, foi ampliado, com a distribuição da cartilha em todos os câmpus da Universidade. O informativo esclarece que, em caso de dúvidas sobre a forma correta de fazer citações e referências, os alunos devem solicitar auxílio aos professores e/ou bibliotecários, que são profissionais capacitados para prestar a melhor orientação possível sobre o assunto.

Professora do Departamento de Letras do Centro de Humanidades, Andréa Morais Costa Buhle ressalta que a ideia de produzir a cartilha surgiu há dois anos, quando ela percebeu o aumento de plágios em trabalhos acadêmicos como dissertação, tese e, principalmente, nos TCCs, nos quais ela identificou serem copiados da internet. A docente frisa que, infelizmente, essa prática é comum nas instituições, o que exige uma campanha de conscientização entre a comunidade acadêmica.

A cartilha tem arte gráfica do jornalista, designer e ilustrador Júlio César, da Coordenação de Comunicação (Codecom) da Instituição. O material foi impresso na Gráfica Universitária e já está sendo distribuído em todos os câmpus da Universidade. Andréa destaca que o informativo objetiva repercutir um grave problema na relação alunos/academia. Ele não exaure as informações sobre o tema, porque há muitas outras formas de plágio. Deste modo, “a publicação é, antes de tudo, um convite para um debate ou, no mínimo, uma reflexão sobre o tema, suas causas e consequências”.

No material também constam informações sobre punições que podem ser aplicadas ao plagiador, que podem variar entre a perda da disciplina, uma intimação formal por parte da gestão administrativa ou as implicações legais com a Lei dos Direitos Autorais. “Por isso, o melhor é prevenir”, frisa professora Andréa. O material também está disponível para consulta em PDF, clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

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Professora do Departamento de Letras do Centro de Humanidades, Andréa Morais Costa Buhle ressalta que a ideia de produzir a cartilha surgiu há dois anos, quando ela percebeu o aumento de plágios em trabalhos acadêmicos como dissertação, tese e, principalmente, nos TCCs, nos quais ela identificou serem copiados da internet. A docente frisa que, infelizmente, essa prática é comum nas instituições, o que exige uma campanha de conscientização entre a comunidade acadêmica.

A cartilha tem arte gráfica do jornalista, designer e ilustrador Júlio César, da Coordenação de Comunicação (Codecom) da Instituição. O material foi impresso na Gráfica Universitária e já está sendo distribuído em todos os câmpus da Universidade. Andréa destaca que o informativo objetiva repercutir um grave problema na relação alunos/academia. Ele não exaure as informações sobre o tema, porque há muitas outras formas de plágio. Deste modo, “a publicação é, antes de tudo, um convite para um debate ou, no mínimo, uma reflexão sobre o tema, suas causas e consequências”.

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Texto: Severino Lopes

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CH oferta 40 vagas para turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Portuguesa” e “Ensino de Literatura de Língua Inglesa”. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Podem se inscrever graduados ou concluintes das licenciaturas em Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia, Psicopedagogia ou áreas afins. Os concluintes precisam comprovar, com documentação expedida pela coordenação dos seus cursos, que estão no último semestre da graduação ou com data de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) agendada.

As inscrições para os interessados serão realizadas no período de 6 a 9 de agosto, diretamente no Departamento de Letras do CH, ou via Sedex, endereçando a documentação para o Centro de Humanidades. Como requisito para efetivar a inscrição, o candidato deve encaminhar cópias de comprovação de conclusão de curso de Ensino Superior; cópia de Histórico Escolar do curso de ensino superior; cópia do Currículo Lattes com comprovação dos últimos três anos; cópia de projeto de pesquisa que atenda ao perfil do curso de Especialização; cópias de RG, CPF, comprovante de quitação dos deveres eleitorais e de comprovante de regularidade com os deveres militares (para os homens); e foto 3×4 recente.

A seleção será feita mediante uma prova escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista. A prova escrita será aplicada no dia 16 de agosto, às 9h, no Auditório do Centro de Humanidades. O resultado da análise dos projetos de pesquisa será divulgado no dia 26 de agosto. As entrevistas acontecem nos dias 29 e 30 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 9 de setembro e as matrículas serão efetuadas entre os dias 10 e 13 do mesmo mês.

Conforme a coordenação do curso, as aulas serão ministradas das terças-feiras às sextas-feiras, sempre no turno da noite, do mês de setembro de 2019 a abril de 2020. Ainda estão previstos mais quatro meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Acesse:

Texto: Severino Lopes

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Leia Mais...

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Portuguesa” e “Ensino de Literatura de Língua Inglesa”. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Podem se inscrever graduados ou concluintes das licenciaturas em Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia, Psicopedagogia ou áreas afins. Os concluintes precisam comprovar, com documentação expedida pela coordenação dos seus cursos, que estão no último semestre da graduação ou com data de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) agendada.

As inscrições para os interessados serão realizadas no período de 6 a 9 de agosto, diretamente no Departamento de Letras do CH, ou via Sedex, endereçando a documentação para o Centro de Humanidades. Como requisito para efetivar a inscrição, o candidato deve encaminhar cópias de comprovação de conclusão de curso de Ensino Superior; cópia de Histórico Escolar do curso de ensino superior; cópia do Currículo Lattes com comprovação dos últimos três anos; cópia de projeto de pesquisa que atenda ao perfil do curso de Especialização; cópias de RG, CPF, comprovante de quitação dos deveres eleitorais e de comprovante de regularidade com os deveres militares (para os homens); e foto 3×4 recente.

A seleção será feita mediante uma prova escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista. A prova escrita será aplicada no dia 16 de agosto, às 9h, no Auditório do Centro de Humanidades. O resultado da análise dos projetos de pesquisa será divulgado no dia 26 de agosto. As entrevistas acontecem nos dias 29 e 30 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 9 de setembro e as matrículas serão efetuadas entre os dias 10 e 13 do mesmo mês.

Conforme a coordenação do curso, as aulas serão ministradas das terças-feiras às sextas-feiras, sempre no turno da noite, do mês de setembro de 2019 a abril de 2020. Ainda estão previstos mais quatro meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Acesse:

Texto: Severino Lopes

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Leia Mais...

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Gari graduado em História destaca invisibilidade social da profissão e poder transformador da Educação

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“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu ‘Eu’ e as suas circunstâncias”. Se essa frase de Paulo Freire, o mais importante educador brasileiro, remete ao poder libertador que a educação tem, ela certamente pode ser dirigida à vida de Ednilson de Pontes Silva. Aluno do curso de História do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ele apresentou recentemente seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma obrigação de praxe para todos os estudantes concluintes, mas que ganhou um significado especial quando, instantes antes de iniciar sua apresentação, o estudante se retirou da sala, vestiu um uniforme e retornou ao local para realizar a defesa da sua pesquisa.

O ato da troca de roupa não foi protocolar, nem sequer uma exigência por parte da banca. Foi o modo que ele encontrou para expressar o que representou sua trajetória ao longo do curso. Concursado desde 2011 na Prefeitura de Pirpirituba, sua cidade natal, Ednilson, que está prestes a completar 32 anos, trabalha diariamente como gari nas ruas do município e disse saber bem o que sua profissão representa aos olhos de muitas pessoas. Sem reconhecimento profissional e visto com desconfiança por lidar com materiais descartáveis, ele disse ter escolhido o tema de invisibilidade social por sentir na pele essa reação quase todos os dias.

“As pessoas não reconhecem o trabalho dos garis. Existe um preconceito social enorme e nós sofremos isso todos os dias. É como se o fato da gente trabalhar varrendo a rua ou recolhendo o lixo nos diminuísse. Nós não somos invisíveis. Mas as pessoas não nos enxergam na rua. Já aconteceu comigo várias vezes de pessoas que eu conheço não falarem comigo se eu estiver vestindo a farda de gari”, disse Ednilson, que decidiu usar sua vestimenta na apresentação do TCC dias antes dela acontecer. “Como a área de concentração da pesquisa é História, Trabalho e Economia, eu achei que o ato de estar fardado tivesse uma grande representação”, acrescentou.

Intitulado “Trabalho, desigualdade social na contemporaneidade: reflexões sobre a invisibilidade dos agentes de limpeza pública (garis)”, o TCC de Ednilson Pontes começou a ser pensado a partir do contato que ele teve com a tese do psicólogo Fernando Braga Costa, que desenvolveu um estudo de psicologia social com garis. Orgulhoso do trabalho com 48 laudas, ele afirma ter levantado uma discussão importante nos contextos social e educacional. “Tudo o que eu lia naquela tese, que depois foi transformada em livro, era como se ele estivesse falando para mim. O autor falava do constrangimento que os garis passam, da invisibilidade social e é tudo isso que nós sofremos. É como se houvesse uma cegueira social impedindo que as pessoas nos enxerguem”, disse.

Por apontar o termo “cegueira social”, um dos autores utilizados pelo estudante foi o português José Saramago, autor do livro conhecido em todo mundo, “Ensaio sobre a Cegueira”. Além dele, foram usados como referenciais de pesquisa historiadores como Ricardo Antunes e Janaína Amado, que pesquisam sobre trabalho, classe operária, sindicalismo, conflitos sociais, entre outros. “A área de concentração nos deu oportunidade de abordar esses temas que são importantes para entendermos que cenário social é esse que vivemos. Na pesquisa que desenvolvemos está, além do estudante, um gari falando do que os garis sofrem diariamente”, destacou.

A professora Verônica Pessoa, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso, contou que, para ela, foi uma surpresa ver seu orientando entrar na sala vestido com sua roupa de trabalho, já que ele não havia comentado com ela, nem pedido sua opinião. Entretanto, ela valorizou a decisão do aluno, que conseguiu desempenhar uma pesquisa que tanto abordou questões relativas aos temas trabalho, invisibilidade social e a transformação da realidade a partir dos estudos feitos.

“O maior desafio era conseguir separar o pesquisador do objeto pesquisado. Mas, devido ao envolvimento de Ednilson como o tema e sua relevância social, a abordagem que ele fez foi muito boa. Foi uma grata surpresa a maneira como ele construiu o texto, usando parte da teoria e, logo em seguida, os depoimentos dos garis. Ele conseguiu evoluir muito, o que para mim e para a banca confirmou como um trabalho muito bom”, disse a professora, que ainda destacou a contribuição na banca avaliadora dos professores Rival Amador de Sousa e Susei Oliveira da Rosa.

No dia da apresentação, não bastava a presença da esposa Thaís Pereira Felipe, com quem é casado há seis anos, e da filha de dois anos, Laís Pereira de Pontes. Estavam lá alguns dos colegas garis que contribuíram para a realização da pesquisa de Ednilson. Satisfeito, ele agora está tentando se habituar com a repercussão que sua história teve. Após entrevistar seus amigos de trabalho, agora é ele quem tem atendido vários veículos de comunicação para aprofundar mais sua história. “Quando eu decidi apresentar o TCC com minha farde de gari, eu não esperava toda essa repercussão. Está sendo bom para as pessoas repensarem algumas coisas, como a valorização do nosso trabalho. Mas eu não quero ser lembrado apenas por isso. Quero que todos vejam o que a educação pode fazer na vida das pessoas”, acrescentou.

Aprendendo a não ter vergonha da profissão

Conviver com outros alunos no Câmpus III, em Guarabira, não foi tão fácil para Ednilson Pontes como para qualquer outro recém-chegado em uma Universidade. Em contato com colegas que muitas vezem usavam a roupa do trabalho dentro da sala de aula, ele afirmou ter refletido durante muito tempo se teria coragem de vestir sua farda para assistir aula. Tímido no começo do curso, apenas no segundo ano revelou para seus amigos qual era sua profissão e como se sentia às vezes por vivenciar situações constrangedoras envolvendo a reação das pessoas ao saberem que ele era gari.

“Você vê pessoas que estudam na área de Saúde assistindo aulas com jaleco, outros, aqui no Câmpus, vindo com farda de policial ou de terno, por estudarem Direito. Daí sempre fiquei pensando como seria a reação das pessoas se eu usasse minha farda da gari na Universidade. No início eu me sentia constrangido. Era um choque de realidade para mim a vida na Universidade. Mas depois de um tempo conversei com meus amigos de turma, contei do meu trabalho e a reação deles foi a melhor possível. Me apoiaram, me acolheram com mais alegria e reconheceram a validade da profissão de gari”, disse Ednilson.

Ainda durante o processo de pesquisa, ele afirmou outra tarefa importante da sua formação: convencer 10 de seus colegas garis a participarem do TCC. “Nós somos 21 garis na ativa e eu consegui conversar com 10 para participarem da entrevista para a pesquisa. No início foi difícil convencê-los e eu entendo isso. Eles tinham medo de se expor, mas consegui encorajá-los. É muito preconceito que nós sofremos, mas consegui mostrar a eles que essa era uma oportunidade para darmos mais visibilidade a nossa profissão e também nos valorizarmos”, acrescentou.

Família humilde e trajetória na escola pública

Da infância humilde no bairro da Caixa D’água, um local no Centro da cidade de Pirpirituba podia mudar a história de Ednilson. E era lá que ele via a oportunidade de melhorar a vida conquistando suas aspirações. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida foi a base educacional dele durante toda a sua formação, até concluir o Ensino Médio em 2006 e se ver no momento de colocar a prova o que aprendeu ao longo da vida.

Mas a trajetória não parecia ser fácil. Filho de um gari, profissão que o pai também exerceu, e de uma dona de casa, Ednilson precisava trabalhar paralelamente aos estudos para poder ajudar sua família. Foram anos no comércio de Guarabira que, além de contribuírem para seu sustento, também o enchia de vontade de continuar tentando ingressar em uma Universidade.

“Quando eu terminei o 3º ano, tentei vestibular na UEPB por dois anos, mas não consegui passar. Mas não parei por aí. Mesmo trabalhando no comércio eu usava o horário do almoço e a noite, quando chegava do trabalho, para estudar. Foi assim que passei no concurso, em 2011, mas o sonho de entrar na Universidade ainda era muito forte. Continuei estudando até que, em 2013, no último vestibular próprio da UEPB, consegui passar para o curso de História”, contou Ednilson.

E porque estudar História? Porque escolher a profissão de professor? Essas questões são rapidamente explicadas pelo futuro docente, que sempre viu na educação a chance de conseguir alcançar seus objetivos. “Sempre gostei de ler. Me interesso por poesia, literatura, até escrevi os agradecimentos do TCC em verso. Mas a História tem um significado diferente para mim. Entender as questões sociais, contribuir para a conscientização política e social das pessoas é algo que eu tenho muita vontade de fazer”, destacou.

Planos para a docência Ednilson também contou que tem. Além de ver potencial para continuar sua pesquisa na Universidade, em um Programa de Pós-Graduação, ele acredita que terá a oportunidade de mostrar, a partir de sua experiência, como a Educação pode transformar a vida das pessoas. “Se surgir uma oportunidade de ser professor, vou agarrar. Eu acho que, como gari, consegui plantar uma semente na vida de algumas pessoas. Mas, como professor, posso plantar muitas mais. A escola tem um papel primordial na vida da gente e se começarmos com a Educação nas crianças, seja ensinando que não pode jogar um papelzinho no chão, poderemos mudar muita coisa”, disse Ednilson, sem esconder a gratidão de ter conseguido seus objetivos a partir da escola pública.

“Eu só sou o que sou por conta da escola pública. Lá eu encontrei professores que me ajudaram a me formar e a formar muitas outras pessoas. E eu consegui me formar em uma universidade pública. Por isso fico muito triste com todos esses cortes na Educação. Se cortarem os investimentos quem vai sofrer é quem vem de baixo. Vai faltar escola e universidade para os filhos dos garis, das empregadas domésticas e não para quem pode pagar uma escola particular, por exemplo. Isso é a mesmo que cortar o sonho das pessoas”, concluiu Ednilson.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Dje Silva

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“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu ‘Eu’ e as suas circunstâncias”. Se essa frase de Paulo Freire, o mais importante educador brasileiro, remete ao poder libertador que a educação tem, Leia Mais...

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“As pessoas não reconhecem o trabalho dos garis. Existe um preconceito social enorme e nós sofremos isso todos os dias. É como se o fato da gente trabalhar varrendo a rua ou recolhendo o lixo nos diminuísse. Nós não somos invisíveis. Mas as pessoas não nos enxergam na rua. Já aconteceu comigo várias vezes de pessoas que eu conheço não falarem comigo se eu estiver vestindo a farda de gari”, disse Ednilson, que decidiu usar sua vestimenta na apresentação do TCC dias antes dela acontecer. “Como a área de concentração da pesquisa é História, Trabalho e Economia, eu achei que o ato de estar fardado tivesse uma grande representação”, acrescentou.

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A professora Verônica Pessoa, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso, contou que, para ela, foi uma surpresa ver seu orientando entrar na sala vestido com sua roupa de trabalho, já que ele não havia comentado com ela, nem pedido sua opinião. Entretanto, ela valorizou a decisão do aluno, que conseguiu desempenhar uma pesquisa que tanto abordou questões relativas aos temas trabalho, invisibilidade social e a transformação da realidade a partir dos estudos feitos.

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No dia da apresentação, não bastava a presença da esposa Thaís Pereira Felipe, com quem é casado há seis anos, e da filha de dois anos, Laís Pereira de Pontes. Estavam lá alguns dos colegas garis que contribuíram para a realização da pesquisa de Ednilson. Satisfeito, ele agora está tentando se habituar com a repercussão que sua história teve. Após entrevistar seus amigos de trabalho, agora é ele quem tem atendido vários veículos de comunicação para aprofundar mais sua história. “Quando eu decidi apresentar o TCC com minha farde de gari, eu não esperava toda essa repercussão. Está sendo bom para as pessoas repensarem algumas coisas, como a valorização do nosso trabalho. Mas eu não quero ser lembrado apenas por isso. Quero que todos vejam o que a educação pode fazer na vida das pessoas”, acrescentou.

Aprendendo a não ter vergonha da profissão

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Família humilde e trajetória na escola pública

Da infância humilde no bairro da Caixa D’água, um local no Centro da cidade de Pirpirituba podia mudar a história de Ednilson. E era lá que ele via a oportunidade de melhorar a vida conquistando suas aspirações. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida foi a base educacional dele durante toda a sua formação, até concluir o Ensino Médio em 2006 e se ver no momento de colocar a prova o que aprendeu ao longo da vida.

Mas a trajetória não parecia ser fácil. Filho de um gari, profissão que o pai também exerceu, e de uma dona de casa, Ednilson precisava trabalhar paralelamente aos estudos para poder ajudar sua família. Foram anos no comércio de Guarabira que, além de contribuírem para seu sustento, também o enchia de vontade de continuar tentando ingressar em uma Universidade.

“Quando eu terminei o 3º ano, tentei vestibular na UEPB por dois anos, mas não consegui passar. Mas não parei por aí. Mesmo trabalhando no comércio eu usava o horário do almoço e a noite, quando chegava do trabalho, para estudar. Foi assim que passei no concurso, em 2011, mas o sonho de entrar na Universidade ainda era muito forte. Continuei estudando até que, em 2013, no último vestibular próprio da UEPB, consegui passar para o curso de História”, contou Ednilson.

E porque estudar História? Porque escolher a profissão de professor? Essas questões são rapidamente explicadas pelo futuro docente, que sempre viu na educação a chance de conseguir alcançar seus objetivos. “Sempre gostei de ler. Me interesso por poesia, literatura, até escrevi os agradecimentos do TCC em verso. Mas a História tem um significado diferente para mim. Entender as questões sociais, contribuir para a conscientização política e social das pessoas é algo que eu tenho muita vontade de fazer”, destacou.

Planos para a docência Ednilson também contou que tem. Além de ver potencial para continuar sua pesquisa na Universidade, em um Programa de Pós-Graduação, ele acredita que terá a oportunidade de mostrar, a partir de sua experiência, como a Educação pode transformar a vida das pessoas. “Se surgir uma oportunidade de ser professor, vou agarrar. Eu acho que, como gari, consegui plantar uma semente na vida de algumas pessoas. Mas, como professor, posso plantar muitas mais. A escola tem um papel primordial na vida da gente e se começarmos com a Educação nas crianças, seja ensinando que não pode jogar um papelzinho no chão, poderemos mudar muita coisa”, disse Ednilson, sem esconder a gratidão de ter conseguido seus objetivos a partir da escola pública.

“Eu só sou o que sou por conta da escola pública. Lá eu encontrei professores que me ajudaram a me formar e a formar muitas outras pessoas. E eu consegui me formar em uma universidade pública. Por isso fico muito triste com todos esses cortes na Educação. Se cortarem os investimentos quem vai sofrer é quem vem de baixo. Vai faltar escola e universidade para os filhos dos garis, das empregadas domésticas e não para quem pode pagar uma escola particular, por exemplo. Isso é a mesmo que cortar o sonho das pessoas”, concluiu Ednilson.

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