“ESPAÇO SOCIAL”: CH abre processo seletivo para interessados em participar de projetos extensionistas

15 de fevereiro de 2018

No próximo dia 21 de fevereiro, nos turnos tarde e noite, serão realizadas as inscrições dos interessados em participar dos projetos extensionistas “Espaço social e cinema: olhares sobre a sociedade contemporânea” e “Espaço social: identidades, memória e culturas”, ambos coordenados pelos professores Francisco Fagundes de Paiva Neto e Francisco Fábio Dantas da Costa, lotados, respectivamente, nos Departamentos de História e Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas, que poderão ser preenchidas por estudantes dos diferentes cursos do Centro de Humanidades (CH) e pela comunidade em geral. A inscrição é gratuita e para realizá-la será preciso se dirigir à secretaria da Coordenação de Geografia, munido de fotocópia de identidade e comprovante de matrícula. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 deste mês.

O projeto “Espaço social e cinema: olhares sobre a sociedade contemporânea” contemplará 100 horas/aula, distribuídas em 25 sessões, com exibição sempre às quartas-feiras, a partir das 16h30, no miniauditório do CH. Trata-se de uma atividade que se aproxima da proposta de um cineclube, por meio do qual serão promovidos debates sobre produções audiovisuais em suas mais variadas temáticas. Segundo os coordenadores, a iniciativa tem como objetivo o enriquecimento cultural e crítico através do diálogo estabelecido com pesquisadores das Ciências Humanas e o público envolvido.

“Nesta quinta edição, serão exibidos e debatidos filmes e documentários que têm relação com o espaço social mundial, considerando as ramificações com a História, a Geografia, a Sociologia, a Filosofia, a Literatura, a Pedagogia, o Direito, dentre outros campos”, explicaram.

Já a extensão “Espaço social: identidades, memórias e culturas” visa promover um enfoque plural das formas pelas quais os homens constituem e representam as sociedades, tanto nas suas relações em micro como em macro escalas. O projeto se constitui de 12 módulos de 15 horas cada um, totalizando 180 horas/aula. Os encontros acontecerão sempre aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h, no auditório do Centro de Humanidades.

Simone Bezerrill/Ascom-CH