CH

CH

Centro de Humanidades

Licenciatura Plena em Pedagogia

Histórico


A história do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba teve início em meados de 2005, quando uma comissão de professores do antigo Departamento de Letras e Educação do Centro de Humanidades apresentaram ao Conselho de Centro a primeira versão do Projeto Pedagógico do curso. Em 2006, após várias reuniões com a PROEG, a criação do referido curso entrou na pauta do Conselho Universitário. O CONSUNI, ciente da realidade social e educacional da região do brejo paraibano, aprovou a criação do curso por unanimidade, através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2006, reconhecendo a importância dessa decisão para o município de Guarabira-PB e regiões circunvizinhas, quanto à oferta de formação docente para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos. No mesmo ano foram ofertadas as primeiras vagas do curso para o vestibular de 2007.

Ainda em fevereiro de 2007, foi criado em reunião departamental, o colegiado do curso e eleitos os seus representantes (Cf. Portaria GD/CHE/03/2007). Nesse mesmo mês, foi realizada a primeira reunião ordinária da coordenação do curso, ainda vinculada ao Departamento de Letras e Educação. No ano seguinte, em 4 de dezembro de 2008, foi aprovada a Resolução 33/2008, que trata da homologação da criação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades pelo CONSUNI.

Ofertando inicialmente 60 vagas para os turnos matutino (30) e noturno (30), o Curso de Pedagogia deu início a suas atividades didáticas e administrativas, atuando na formação de profissionais para a Educação Básica (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental), nas suas respectivas modalidades: Gestão Educacional e Educação de Jovens e Adultos, estas últimas constituindo as duas principais Áreas de Aprofundamento do curso até então.

Decorrente do resultado do esforço e trabalho dos/as professores/as e demais segmentos da área de educação do DE/CH, seguiu para o CONSEPE, em 2009, a versão final do projeto político-pedagógico do curso, sendo o mesmo aprovado por unanimidade naquele Conselho, aprovação esta publicada pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/028/2009.

Em 2011, após anos de atividades conjuntas, foi aprovado no CONSUNI, por unanimidade, o desmembramento do Departamento de Letras e Educação, resultando, finalmente, na criação do Departamento de Educação, ao qual passou a ser vinculada a Coordenação do Curso de Pedagogia, através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/007/2011, homologada pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2011.

Atualmente, o curso, que continua funcionando nos turnos manhã e noite, desenvolve várias atividades de extensão e pesquisa, além de abordar, através da prática docência, os mais variados temas na formação e no papel do/a pedagogo/a na sociedade brasileira e, em especial, no estado da Paraíba.

Sobre


Modalidade: Superior/Presencial
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2006
Regime Escolar: Seriado Semestral com duas entradas
Carga Horária: 3860 h/a
Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno

Duração do Curso

  • Turno Diurno: 4 anos (oito períodos)
  • Turno Noturno: 5 anos (dez períodos)

Campo de atuação profissional

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental (Séries Iniciais);
  • Gestão Educacional;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Atividades Pedagógicas (Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais).

Linhas de pesquisa


  • Fundamentos da Educação e Formação Docente
  • Gestão Educacional
  • Educação do Campo
  • Educação de Jovens e Adultos

Coordenação


Chefes de Departamento

Verônica Pessoa da Silva (chefe)

Marcelo Saturnino da Silva (chefe adjunto)

Coordenadores de Curso

Rita de Cássia da Rocha Cavalcante (coordenadora)

Débora Regina Fernandes Benício (coordenadora adjunta).

Secretária
Maria Eunice Marque Guimarães

Lista de Professores