Licenciatura Plena em Pedagogia

A história do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba teve início em meados de 2005, quando uma comissão de professores do antigo Departamento de Letras e Educação do Centro de Humanidades apresentaram ao Conselho de Centro a primeira versão do Projeto Pedagógico do curso. Em 2006, após várias reuniões com a PROEG, a criação do referido curso entrou na pauta do Conselho Universitário. O CONSUNI, ciente da realidade social e educacional da região do brejo paraibano, aprovou a criação do curso por unanimidade, através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2006, reconhecendo a importância dessa decisão para o município de Guarabira-PB e regiões circunvizinhas, quanto à oferta de formação docente para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos. No mesmo ano foram ofertadas as primeiras vagas do curso para o vestibular de 2007.

Ainda em fevereiro de 2007, foi criado em reunião departamental, o colegiado do curso e eleitos os seus representantes (Cf. Portaria GD/CHE/03/2007). Nesse mesmo mês, foi realizada a primeira reunião ordinária da coordenação do curso, ainda vinculada ao Departamento de Letras e Educação. No ano seguinte, em 4 de dezembro de 2008, foi aprovada a Resolução 33/2008, que trata da homologação da criação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades pelo CONSUNI.

Ofertando inicialmente 60 vagas para os turnos matutino (30) e noturno (30), o Curso de Pedagogia deu início a suas atividades didáticas e administrativas, atuando na formação de profissionais para a Educação Básica (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental), nas suas respectivas modalidades: Gestão Educacional e Educação de Jovens e Adultos, estas últimas constituindo as duas principais Áreas de Aprofundamento do curso até então.

Decorrente do resultado do esforço e trabalho dos/as professores/as e demais segmentos da área de educação do DE/CH, seguiu para o CONSEPE, em 2009, a versão final do projeto político-pedagógico do curso, sendo o mesmo aprovado por unanimidade naquele Conselho, aprovação esta publicada pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/028/2009.

Em 2011, após anos de atividades conjuntas, foi aprovado no CONSUNI, por unanimidade, o desmembramento do Departamento de Letras e Educação, resultando, finalmente, na criação do Departamento de Educação, ao qual passou a ser vinculada a Coordenação do Curso de Pedagogia, através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/007/2011, homologada pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2011.

Atualmente, o curso, que continua funcionando nos turnos manhã e noite, desenvolve várias atividades de extensão e pesquisa, além de abordar, através da prática docência, os mais variados temas na formação e no papel do/a pedagogo/a na sociedade brasileira e, em especial, no estado da Paraíba.

Modalidade: Superior/Presencial
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/018/2006
Regime Escolar: Seriado Semestral com duas entradas
Carga Horária: 3860 h/a
Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno

Duração do Curso

  • Turno Diurno: 4 anos (oito períodos)
  • Turno Noturno: 5 anos (dez períodos)

Campo de atuação profissional

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental (Séries Iniciais);
  • Gestão Educacional;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Atividades Pedagógicas (Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais).
  • Fundamentos da Educação e Formação Docente
  • Gestão Educacional
  • Educação do Campo
  • Educação de Jovens e Adultos

Coordenação do curso (Gestão 2023-2025):

Prof. Dra. Débora Regina Fernandes Benicio  (coordenadora)

E-mail: prof.debora@servidor.uepb.edu.br

Prof. Dra. Valéria Aparecida de Souza Siqueira  (coordenadora adjunta)

E-mail: valeriasiqueira@servidor.uepb.edu.br

 

Chefia Departamental (Gestão 2023-2025):

Prof. Dr. Marcelo Saturnino da Silva  (chefe)

E-mail: marcelo_saturnino@servidor.uepb.edu.br

Prof. Dra. Germana Alves de Menezes (chefe adjunta)

E-mail: germanamenezes@servidor.uepb.edu.br

 

Secretário(a):
Maria Eunice Marque Guimarães

Ewerton Ferreira de Oliveira

Lista de Professores