CH sedia 4º Seminário Discente com palestra ministrada pela coordenadora nacional do PROFLETRAS

15 de dezembro de 2017

Com a realização do 4º Seminário Discente, o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), encerrou, nessa quinta-feira (14), as atividades acadêmicas referentes ao semestre seletivo 2017/2. O evento contou com a palestra da coordenadora nacional do referido programa de pós-graduação, a professora Maria da Penha Casado Alves, que, pela primeira vez, visitou o polo de Guarabira.

Após falar sobre a alegria e satisfação de estar conhecendo a unidade do PROFLETRAS no Centro de Humanidades (CH), Maria da Penha discorreu, a partir do tópico “PROFLETRAS: onde estamos e a memória de Futuro”, sobre o histórico do citado mestrado, destacando as singularidades e as diferentes realidades dos alunos que ingressam no curso. Ela ainda fez questão de ressaltar a importância dos mestrados profissionais, que, segundo ela, são tão valorosos quantos os acadêmicos.

“Não podemos aceitar que nosso curso seja visto de forma estereotipada, como se fosse de ‘segunda linha’. Tem o mesmo valor de certificação do mestrado acadêmico. Nossa diferença é que estamos a serviço, em permanente atuação em sala de aula”, disse a docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A professora Maria de Fátima de Souza Aquino, coordenadora do PROFLETRAS – Polo Guarabira, traçou algumas considerações em relação às dificuldades que os estudantes enfrentam no cotidiano, ao associarem o trabalho na sala de aula e os estudos. A docente também mencionou e elogiou o comprometimento dos alunos da unidade local, enfatizando que muitos dos egressos hoje fazem parte de programas de doutorado.

Diversos professores compareceram ao auditório do Centro de Humanidades para prestigiar o Seminário Discente, dentre eles estavam: José Leônidas Junior, Juarez Nogueira Lins, Fátima Bezerra Alves e Suely Costa. A programação do evento seguiu com apresentações das pesquisas em andamento dos alunos da quarta turma do Mestrado profissional em Letras – Polo CH.

O PROFLETRAS, que é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi implantado no Centro de Humanidades (CH) em 2013. Trata-se de uma pós-graduação voltada para portadores de diploma do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português, desde que sejam pertencentes ao quadro permanente de servidores de escola da rede pública e estejam atuando como professor de Português do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Texto: Simone Bezerrill

Fotos: jarbelle Bezerra