CH inscreve estudantes do Curso de Letras em processo seletivo para preenchimento de vagas no PIBID

11 de julho de 2018

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID), tornou público Edital Complementar que versa sobre processo de pré-seleção voltado aos estudantes do Curso de Letras (habilitação Português) do Centro de Humanidades (CH). Como requisito básico, é preciso que os interessados em participar estejam cursando a primeira metade da graduação.

Além do objetivo principal de proporcionar aos discentes uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica, o PIBID tem como metas elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial dos docentes nos cursos de licenciatura e proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, para que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem.

Dentre alguns dos compromissos do bolsista de Iniciação à Docência, estão: participar das atividades definidas pelo projeto, inclusive em outras localidades, não apenas Guarabira; tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com cordialidade, respeito e formalidade adequada; assinar Termo de Compromisso do programa e estar atento ao cumprimento de suas responsabilidades; registrar as ações desenvolvidas durante sua participação no projeto; apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários dos programas a serem promovidos pela UEPB; participar das atividades de acompanhamento e avaliação do PIBID definidas pela UEPB e pela Capes; manter-se matriculado e frequente no curso, sem solicitar trancamento geral de matrícula.

Para se inscrever, os candidatos devem entregar formulário de inscrição devidamente preenchido na secretaria do Curso de Letras até o dia 16 de julho, no horário das 8h às 12h. De acordo com a Coordenação Institucional do PIBID, as vagas disponíveis estão condicionadas à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela CAPES.

A seleção dos inscritos acontecerá no dia 17 desde mês, das 8h às 12h, na Sala de Pesquisa do PIBID. O candidato deve apresentar documento de identificação e histórico acadêmico. O instrumento de avaliação será uma entrevista, com duração de 10 a 15 minutos, tendo como critério de desempate maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

[wpfilebase tag=fileurl id=307 linktext=’Clique aqui’ /] e tenha acesso ao edital e ao formulário de inscrição.

Simone Bezerrill/Ascom-CH