Biblioteca

Criada para suprir as necessidades intelectuais dos alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG), a Bbiblioteca Setorial Professora Maria do Carmo de Miranda evoluiu juntamente com a Universidade Estadual da Paraíba, passando, ao longo de sua existência, por várias mudanças.

Após vinte anos de UEPB em Guarabira, no dia 03 de maio de 2010, a biblioteca foi reinaugurada em um novo espaço físico, com uma área de 240 m². Trata-se de uma nova estrutura para melhor atender os usuários em ambiente amplo, bem iluminado, climatizado e agradável.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h00 às 21:30h, ininterruptamente.

  • Guarda-volumes com 40 nichos;
  • 12 cabines de estudo individuais;
  • 5 mesas para estudo em grupo;
  • Catalogo de consulta de livro: autor, assunto e título;
  • Mapoteca;
  • Setor de Periódicos;
  • Setor de Monografias;
  • Acervo geral.

E-mail: biblioteca.campus3@uepb.edu.br

Bibliotecárias:

Andreza Nadja Freitas Serafim

Milena Borges

 

Telefone: 3271-4080 – Ramal 214.

  • 1 Bibliotecária;
  • 4 Auxiliar de biblioteca;
  • 3 Assistentes administrativos;

Maria do Carmo de Miranda nasceu no dia 7 de junho de 1942, em Macau, no Rio Grande do Norte no dia 7 de junho de 1942. É filha de Luiz de Souza Miranda e Izaura Martins de Miranda.

Fixou residência junto com a família na cidade de Cabedelo em 1952, onde concluiu o ensino primário. Para prosseguir os estudos, mudou-se para a cidade de João Pessoa, onde passou a estudar no colégio Lins de Vasconcelos; nesta fase começou a demonstrar interesse pela educação, ministrando aulas de reforço escolar em domicílio com apenas 16 anos.

Sua primeira experiência de docência foi proporcionada por uma vaga que surgiu na prefeitura de João Pessoa, cujo ensino era oferecido na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, situado no Varadouro. Nesse período, inexistia, formalmente, rede de ensino municipal, sendo este realizado em locais como igrejas ou mesmo pela própria comunidade, em salas com turmas multisseriadas.

Concluído o ginásio, estudou pedagógico no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), terminado em 1962. Recebeu do então governador do Estado, Pedro Moreno Gondin, como presente de formatura, a nomeação de Diretora da Rede Ferroviária Engenheiro Wanderley, na cidade de Cabedelo, tendo como lema: “trabalho de conquista”.

Quando a escola foi desativada, Maria do Carmo foi transferida para o Grupo Escolar João XXIII, também em Cabedelo.

Ainda na cidade de Cabedelo, fundou o Externato Nossa Senhora do Carmo, que oferecia educação infantil (antigos maternal, jardim e alfabetização). O Externado foi a realização de um sonho que perseguiu durante toda a sua vida.

Licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1967.

Na Escola Normal de Santa Rita, em 1969, foi convidada a ministrar a disciplina de Psicologia da Educação. Em 1971, foi admitida para exercer a função de professora de Prática de Ensino (didática) na mesma instituição.

Dez anos depois, foi nomeada para exercer, de forma comissionada, o cargo de Administradora da Escola Normal Aluísio Pereira Borges, também em Santa Rita.

Em 1986, foi convidada assumir o cargo de administradora escolar da Escola Normal Estadual Ministro Pereira Lira.

Foi fundadora da Faculdade de Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG), hoje o Campus IIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), empregando enorme empenho para que a unidade fosse estadualizada.

Faleceu no dia 7 de setembro de 1988, em João Pessoa, vítima de um aneurisma cerebral, deixando dois filhos e uma história de paixão e dedicação à educação.

Serviços Oferecidos

A Biblioteca do Campus III é responsável pela elaboração de ficha catalográfica online (o usuário acessa a página eletrônica no link preenche o formulário e, num prazo de 48h úteis, recebe a citada ficha pelo e-mail). O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto e é de caráter obrigatório nos TCC’s, monografias, dissertações, teses e relatórios de pesquisa da UEPB. Clique aqui para acessar.

Como forma de garantir a qualidade da produção discente e docente, as bibliotecas do SIB, por meio de seus bibliotecários, estão aptos a oferecerem o serviço de orientação normativa dos TCC’s, monografias, dissertações e teses, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. Clique aqui e tenha acesso a lista atualizada das Normas Brasileiras Registradas [NBRs] que estão disponíveis para os bibliotecários e para os usuários nas bibliotecas do SIB.

As bibliotecas da UEPB, mediante cadastro[1] do usuário no SeCir , são autorizadas a emprestar os materiais informacionais do acervo, de acordo com a Portaria n. 815/2008 . Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda. Para que o usuário constantemente possa utilizar o serviço de empréstimo domiciliar, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito. Caso contrário, se o usuário estiver em condições irregulares com o Sistema, não terá permissão de retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer tipo de material informacional das bibliotecas. É imprescindível que os usuários exijam dos funcionários imediata baixa no ato de devolução dos citados materiais.

Para cadastra-se na Biblioteca Prof. Maria do Carmo de Miranda – ALUNOS

  • Horário individual (RDM), devidamente assinado pelo coordenador do curso;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Os três primeiros documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.
Para cadastra-se na Biblioteca Prof. Maria do Carmo de Miranda – SERVIDORES

  • Contra-cheque;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Os três primeiros documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.

Coleção que visa a dar suporte aos usuários no tocante ao uso de obras de referências, nas quais se destacam: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios bibliográficos, catálogos, bibliografias e almanaques. As obras têm um “R” acima do número de chamada para melhor identificá-las. Essas obras têm localização física especial e não podem ser emprestadas, só consultadas no recinto da biblioteca.

Coleção composta por um exemplar de cada título de grande procura no acervo das bibliotecas. A circulação desse material fica restrita e controlada, no âmbito das bibliotecas. Os livros pertencentes a essa coleção estão sinalizados com adesivos nas cores vermelho e amarelo e estão dispostas em um local distinto das outras coleções.

Instrumento que serve ao usuário na busca da informação no âmbito das bibliotecas. Dispõe de buscas por autor, título e assunto. O usuário deve ser orientado por um funcionário do setor para os devidos esclarecimentos de funcionamento e ordenação do mesmo.

Os bibliotecários e auxiliares estão orientados a prestar atendimento aos usuários no acesso à informação acadêmico-científica via online, bem como no uso das bibliotecas e do acervo. Clique aqui para acessar.

Entendemos a visita dirigida como uma possibilidade de salutar interação entre os usuários da UEPB e a biblioteca, em especial, os nossos alunos, no sentido de esclarecer o papel dessa unidade de informação na construção do conhecimento. Para solicitar esse serviço, qualquer professor da UEPB encaminhará uma solicitação à biblioteca, através do seguinte e-mail: biblioteca.campus3@uepb.edu.br

O Setor de Periódicos possui um acervo de aproximadamente 1529 exemplares de periódicos nacionais e estrangeiros divididos em várias áreas do conhecimento, com acesso restrito por meio de fotocópias dos sumários das revistas, que só podem ser retiradas do setor por um curto período de tempo com apresentação de documento com foto, ou consultadas no próprio local.

O Setor de Coleções Especiais abriga os Trabalhos de Conclusão de Curso [TCC’s], relatórios de pesquisa, monografias, dissertações e teses defendidas no âmbito da UEPB, seja na Graduação com na Pós-Graduação; produção intelectual que vem contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB.