1º Ciclo de Diálogos do Câmpus III da Universidade Estadual debaterá estágios na formação docente

20 de fevereiro de 2019

O Curso de Pedagogia do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realiza, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o 1º Ciclo de Diálogos: Estágio em Formação Docente. O evento conta com apoio do Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) e é destinado a alunos de Pedagogia, estudantes da Residência Pedagógica, estagiários, egressos do ano anterior, professores e pesquisadores da área.

Com carga de 20 horas/aula, o Ciclo de Diálogos será realizado no Auditório do CH e contará com debates e discussões por meio de conferência e mesa-redonda envolvendo professores/pesquisadores, discentes e docentes da Licenciatura em Pedagogia e professores das escolas-campo, além da apresentação de relatos de experiências no formato de comunicação oral.

A conferência de abertura terá como tema “Estágios em Formação Docente” e será ministrada pela professora da UEPB, Patrícia Cristina Aragão. O dia 26 será destinado para os Grupos de Trabalho (GTs), “Educação Infantil”, “Educação Fundamental”, “Gestão Educacional” e “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

A atividade tem como objetivo geral promover um espaço de diálogo, reflexão e socialização das vivências de discentes e docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos componentes de Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas na interface com a realidade das escolas de Educação Básica, contribuindo para a formação crítica de educadores enquanto sujeitos históricos, comprometidos com a construção e a transformação da prática educativa.

Também visa efetivar a tríplice função universitária de ensino, pesquisa e extensão, além de vivenciar por meio de práticas metodológicas a socialização e a interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior, bem como socializar a produção de iniciação científica do curso de pedagogia com a rede de Educação Básica da região. É ainda pretensão dos organizadores, integrar os professores das redes de Educação Básica com o curso de Pedagogia. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Texto: Severino Lopes