Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA

Curso Técnico em Agropecuária.

A Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi criada em 20 de outubro de 1962, em Campina Grande. Seu nome de batismo foi Ginásio Agrícola Assis Chateaubriand. Em 1975, o curso foi regulamentado pela Lei 6226/75 e Decreto 76326/75.

O projeto pedagógico caracteriza-se pela capacitação de Mão de obra qualificada em nível médio, contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária paraibana. Com um sistema de ensino em que a dinâmica do trabalho caminha junto com a tecnologia, a fim de que a aprendizagem seja revertida em ação produtiva.

 Curso Bacharelado em Agroecologia.

O curso de Bacharelado em Agroecologia foi criado no ano de 2007, através da Resolução UEPB/CONSUNI/005/2007. Funcionando atualmente no Campus II da UEPB, no município de Lagoa Seca, PB, com uma carga horária de 4.500 horas e regime seriado semestral, e tempo médio para formação de graduados de 5 anos, o curso tem tido bastante procura por parte da comunidade paraibana e até mesmo de outros estados da federação.

O curso de Bacharelado em Agroecologia tem como objetivando formar profissionais de elevado nível na área da agroecologia, com capacidade de criar, manter, estimular e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, oferecendo alternativas para os produtores rurais que pertencem à agricultura familiar, bem como para todo o publico alvo interessado, a fim de valorizar a agropecuária local, brasileira e seus agricultores, ampliar as chances de competitividade, proteger o meio ambiente e reduzir as desigualdades sociais.

Curso de Especialização em Agroecologia de Assistência Técnica e Extensão Rural

Criado a partir de Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) o programa de Especialização em Agroecologia de Assistência Técnica e Extensão Rural, implantado no Câmpus II, em 2013 e com recursos do CNPq. Funciona em sistema presencial, tendo sido fortalecido pela parceria entre a UEPB, o Incra e o Pronera, que é um programa nacional para os assentamentos da área de reforma agrária.

Objetivo da Especialização: Capacitar especialistas em agroecologia através de pesquisas e projetos focados em tecnologias sociais para a convivência com a seca, a partir do enfoque agroecológico e das especificidades locais.

A proposta do curso de Especialização é diagnosticar os problemas enfrentados pelos assentados e construir alternativas agroecológicas valorizando o conhecimento local; discutir o sistema agroalimentar da Revolução Verde; ampliar intercâmbios agroecológicos, a capacidade de elaborar projetos e propostas educativas e de ação em rede. A especialização vai formar docentes para cursos profissionalizantes de nível técnico e de graduação em agroecologia; fomentar a reflexão sobre as Políticas Nacionais de Assistência Técnica e de Agroecologia e Produção Orgânica, bem como sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).