CCT

CCT

Centro de Ciências e Tecnologia

Licenciatura em Química

Apresentação

Criado em 1967, o Curso de Licenciatura em Química do CCT-UEPB vem desde então formando Químicos qualificados com alto nível de competência. O curso tem duração mínima de quatro e máxima de sete anos. Funciona nos turnos diurno e noturno. Atualmente são ofertadas 160 vagas por ano. O sistema de funcionamento é o seriado semestral, ou seja, a cada semestre o aluno se matricula numa nova série, desde que não tenha sido reprovado em mais do que dois componentes curriculares.

Perfil

Os graduandos ingressados no CLQ-UEPB gostam de estudar fenômenos naturais em macro e micro escala, que ocorrem entre os materiais. A curiosidade e o prazer em experimentar novas soluções para problemas diversos são características comuns de nossos alunos.

Mercado de trabalho/Campo de atuação

O licenciado em Química recebe preparação direcionada para atuar como docente na Educação Básica. No entanto, o campo de atuação profissional do licenciado em química é bem mais amplo, com possibilidades de atuação tanto no setor público como no privado. Podendo exercer cargos em indústrias alimentícia, farmacêutica, têxtil, petrolífera, de tintas e pisos, produtos de limpeza, cosméticos, fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, entre outros. Na área governamental, há espaço em institutos de saúde, criminalística, vigilância sanitária, centros de pesquisa e universidades.

Infraestrutura

Os estudantes têm à disposição laboratórios de ensino e de pesquisa. Laboratórios de informática, bibliotecas. Destaca-se, ainda, o espaço pedagógico da Oficina de Química (OFLQ), que permite aos alunos ampliar seus conhecimentos e praticar a extensão universitária. O licenciado em química recebe ampla capacitação prática e metodológica para intervir no contexto escolar, para formar cidadãos educados científica, tecnológica e ambientalmente responsáveis.

Programas e Bolsas

PIBID; PIBIC; MAIS EDUCAÇÃO; EXTENSÃO; MONITORIA; CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS; PRODOCÊNCIA; PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI); PARFOR; OBEDUC; OUTROS.

Departamento de Química
Chefe: Francisco Ferreira Dantas Filho / dantasquimica@yahoo.com.br
Chefe Adjunta: Maristela Alves da Silva / maristela@uepb.edu.br
Contatos: 3315-3356 / dq@cct.uepb.edu.br

Licenciatura em Química
Coordenação: Antonio Nóbrega de Sousa / antonionobr@yahoo.com.br
Coordenação Adjunta: Sara Regina Ribeiro Carneiro / regina_pb@hotmail.com
Contatos: 3315-3345 / clq_@hotmail.com