CCT

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Centro de Ciências e Tecnologia

Licenciatura em Química

Apresentação

Criado em 1967, o Curso de Licenciatura em Química do CCT-UEPB vem desde então formando Químicos qualificados com alto nível de competência. O curso tem duração mínima de quatro e máxima de sete anos. Funciona nos turnos diurno e noturno. Atualmente são ofertadas 160 vagas por ano. O sistema de funcionamento é o seriado semestral, ou seja, a cada semestre o aluno se matricula numa nova série, desde que não tenha sido reprovado em mais do que dois componentes curriculares.

Perfil

Os graduandos ingressados no CLQ-UEPB gostam de estudar fenômenos naturais em macro e micro escala, que ocorrem entre os materiais. A curiosidade e o prazer em experimentar novas soluções para problemas diversos são características comuns de nossos alunos.

Mercado de trabalho/Campo de atuação

O licenciado em Química recebe preparação direcionada para atuar como docente na Educação Básica. No entanto, o campo de atuação profissional do licenciado em química é bem mais amplo, com possibilidades de atuação tanto no setor público como no privado. Podendo exercer cargos em indústrias alimentícia, farmacêutica, têxtil, petrolífera, de tintas e pisos, produtos de limpeza, cosméticos, fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, entre outros. Na área governamental, há espaço em institutos de saúde, criminalística, vigilância sanitária, centros de pesquisa e universidades.

Infraestrutura

Os estudantes têm à disposição laboratórios de ensino e de pesquisa. Laboratórios de informática, bibliotecas. Destaca-se, ainda, o espaço pedagógico da Oficina de Química (OFLQ), que permite aos alunos ampliar seus conhecimentos e praticar a extensão universitária. O licenciado em química recebe ampla capacitação prática e metodológica para intervir no contexto escolar, para formar cidadãos educados científica, tecnológica e ambientalmente responsáveis.

Programas e Bolsas

PIBID; PIBIC; MAIS EDUCAÇÃO; EXTENSÃO; MONITORIA; CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS; PRODOCÊNCIA; PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI); PARFOR; OBEDUC; OUTROS.

Departamento de Química

Chefe: Francisco Ferreira Dantas Filho / dantasquimica@yahoo.com.br
Chefe Adjunto: Antonio Nóbrega de Sousa
Contatos: 3315-3356 / dq@cct.uepb.edu.br

Licenciatura em Química

Coordenação: Sara Regina Ribeiro Carneiro / regina_pb@hotmail.com
Coordenação Adjunta: Maria da Conceição de Menezes Torres
Contatos: 3315-3345 / clq_@hotmail.com

 

 

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1ª Semana de Química discute representações multimodiais e formação docente para a inclusão

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Em tempos de mudanças curriculares e de surgimento de novos desafios no campo da Educação, as universidades públicas precisam repensar a formação dos professores para a atuação na Educação Básica numa perspectiva mais ampla de inclusão. Esse está sendo um dos assuntos da 1ª Semana de Educação em Química da UEPB, aberta na manhã desta terça-feira (12), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O evento, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química, envolve ainda a 10ª Olimpíada Paraibana de Química, cuja premiação aos cerca de 120 alunos que se destacaram na competição será realizada na próxima quinta-feira (14), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), marcando o encerramento da Semana de Química.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participam das atividades da 1ª Semana de Química da UEPB, desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba”.

Na conferência “O papel das representações multimodiais no Ensino da Ciência”, proferida pela professora Ana Luíza de Quadros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram apresentadas as diversas formas de comunicação que o professor utiliza em sala de aula. Para as áreas de ciência, segundo Ana Luíza, além da linguagem oral e escrita, as representações têm um papel importante no processo de formação e precisam ser valorizadas pelos professores na sala de aula para construir conhecimentos.

O primeiro dia do evento também foi marcado pela palestra “Formação de professores de Química para a inclusão”, com o professor Gerson de Souza Mol, da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que destacou a inclusão como uma realidade que impõe aos professores das universidades púbicas a necessidade de estarem preparados para lidar como o cenário envolvendo pessoas com necessidades educacionais especiais, uma ve que, a partir do momento que esse público supera as barreiras no Ensino Básico, a tendência é que chegue nas universidades em busca de formação profissional.

Como atitudes em sala de aula que favorecem a inclusão, o professor da UnB disse que o primeiro passo é o respeito ao aluno e a compreensão da lei, entendendo que a escola tem a missão de garantir a todos as condições para a formação humana, cidadã e profissional. “É preciso entender que não cabe a nós, professores, definirmos quem pode e quem não pode aprender. O que cabe a nós é buscar formas para que todos aprendam”, enfatizou Gerson.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; pelo pró-feitor de Extensão, professor José Pereira; pelo coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, professor Francisco Dantas; pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; pela coordenadora da Licenciatura em Química, professora Sara Regina Ribeiro; pelo chefe de Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega de Sousa; pelo coordenador do evento, professor Geraldo Medeiros; e pelo professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Matemática.

Professor Flávio Romero lembrou que, desde quando foi criada, há 53 anos, ainda como Fundação Regional do Nordeste (Furne), a Universidade Estadual da Paraíba se destaca pelos investimentos na formação dos professores e, hoje, passadas mais de cinco décadas, é perceptível a presença de educadores egressos da Instituição em todos os municípios paraibanos. Como educador, Flávio disse que o maior desafio das universidades públicas ainda é estabelecer relações com as escolas que estão na ponta do processo educacional. A UEPB, segundo ele, tem cumprido o seu papel e hoje, inegavelmente, contribui no desenvolvimento da formação educacional.

Ao saudar os participantes, o pró-reitor de Extensão, José Pereira, ressaltou a importância do projeto do curso de Química, que incentiva os alunos a pensarem no conhecimento. Ele destacou que a inclusão das escolas da Educação Básica é sempre um tema que engloba a extensão e se reflete em melhorias para a sociedade. O Chefe do Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega, enalteceu a espontaneidade e a voluntariedade existentes nas Olimpíadas de Química, enquanto a coordenadora do curso, professora Sara Regina, destacou o incentivo para o despertar dos alunos para a ciência química, historicamente tida como difícil de aprendizado.

Coordenador do evento e da Olimpíada Paraibana de Química, que funciona como projeto de extensão na UEPB, o professor Francisco Dantas destacou a temática a ser abordada durante os três dias de eventos, especificamente a metodologia de ensino, preparação dos alunos para as olimpíadas de Química e os desafios da área. Sobre as Olimpíadas científicas, ele ressaltou que o evento este ano superou a expectativa, com mais de 107 mil alunos inscritos na Paraíba nas duas primeiras etapas, realizadas em junho e outubro, fazendo a Paraíba o segundo Estado com maior participação de alunos na competição do conhecimento.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Raiane Silva

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O evento, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química, envolve ainda a 10ª Olimpíada Paraibana de Química, cuja premiação aos cerca de 120 alunos que se destacaram na competição será realizada na próxima quinta-feira (14), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), marcando o encerramento da Semana de Química.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participam das atividades da 1ª Semana de Química da UEPB, desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba”.

Na conferência “O papel das representações multimodiais no Ensino da Ciência”, proferida pela professora Ana Luíza de Quadros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram apresentadas as diversas formas de comunicação que o professor utiliza em sala de aula. Para as áreas de ciência, segundo Ana Luíza, além da linguagem oral e escrita, as representações têm um papel importante no processo de formação e precisam ser valorizadas pelos professores na sala de aula para construir conhecimentos.

O primeiro dia do evento também foi marcado pela palestra “Formação de professores de Química para a inclusão”, com o professor Gerson de Souza Mol, da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que destacou a inclusão como uma realidade que impõe aos professores das universidades púbicas a necessidade de estarem preparados para lidar como o cenário envolvendo pessoas com necessidades educacionais especiais, uma ve que, a partir do momento que esse público supera as barreiras no Ensino Básico, a tendência é que chegue nas universidades em busca de formação profissional.

Como atitudes em sala de aula que favorecem a inclusão, o professor da UnB disse que o primeiro passo é o respeito ao aluno e a compreensão da lei, entendendo que a escola tem a missão de garantir a todos as condições para a formação humana, cidadã e profissional. “É preciso entender que não cabe a nós, professores, definirmos quem pode e quem não pode aprender. O que cabe a nós é buscar formas para que todos aprendam”, enfatizou Gerson.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; pelo pró-feitor de Extensão, professor José Pereira; pelo coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, professor Francisco Dantas; pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; pela coordenadora da Licenciatura em Química, professora Sara Regina Ribeiro; pelo chefe de Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega de Sousa; pelo coordenador do evento, professor Geraldo Medeiros; e pelo professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Matemática.

Professor Flávio Romero lembrou que, desde quando foi criada, há 53 anos, ainda como Fundação Regional do Nordeste (Furne), a Universidade Estadual da Paraíba se destaca pelos investimentos na formação dos professores e, hoje, passadas mais de cinco décadas, é perceptível a presença de educadores egressos da Instituição em todos os municípios paraibanos. Como educador, Flávio disse que o maior desafio das universidades públicas ainda é estabelecer relações com as escolas que estão na ponta do processo educacional. A UEPB, segundo ele, tem cumprido o seu papel e hoje, inegavelmente, contribui no desenvolvimento da formação educacional.

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Coordenador do evento e da Olimpíada Paraibana de Química, que funciona como projeto de extensão na UEPB, o professor Francisco Dantas destacou a temática a ser abordada durante os três dias de eventos, especificamente a metodologia de ensino, preparação dos alunos para as olimpíadas de Química e os desafios da área. Sobre as Olimpíadas científicas, ele ressaltou que o evento este ano superou a expectativa, com mais de 107 mil alunos inscritos na Paraíba nas duas primeiras etapas, realizadas em junho e outubro, fazendo a Paraíba o segundo Estado com maior participação de alunos na competição do conhecimento.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Raiane Silva

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1º Fórum Nordeste dos Programas de Pós-Graduação em Ensino acontece dias 13 e 14 de novembro na UEPB

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), sedia, nos dias 13 e 14 de novembro, as atividades do 1º Fórum Nordeste dos Programas de Pós-Graduação em Ensino. O evento debaterá diversas questões relacionadas à produção de conhecimento.

Conforme a programação, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de Grupos de Trabalhos (GTs), envolvendo abordagens como “Desafios da pós-graduação em Ensino”, “Pesquisa e produção de conhecimento nos programas de pós-graduação em Ensino na região Nordeste”, “Mapeamento e perfil dos programas de pós-graduação em Ensino”, entre outros. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central.

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Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UEPB lança editais para seleções de Mestrado e Doutorado

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e “Processos Ecológicos e Funcionamento em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos”.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição on-line (clicando AQUI), bem como os formulários anexos ao Edital que deseja concorrer e encaminhar toda a documentação exigida, no formato PDF, para o e-mail ppgec@uepb.edu.br. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.

A seleção constará de prova de conhecimento específico (Mestrado e Dourado) e de suficiência em Língua Inglesa (Mestrado). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro. As matrículas dos aprovados serão realizadas de 2 a 6 de março de 2020.

Acesse:

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e Leia Mais...

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e “Processos Ecológicos e Funcionamento em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos”.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição on-line (clicando AQUI), bem como os formulários anexos ao Edital que deseja concorrer e encaminhar toda a documentação exigida, no formato PDF, para o e-mail ppgec@uepb.edu.br. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.

A seleção constará de prova de conhecimento específico (Mestrado e Dourado) e de suficiência em Língua Inglesa (Mestrado). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro. As matrículas dos aprovados serão realizadas de 2 a 6 de março de 2020.

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e Leia Mais...

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Estudante do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB é finalista do 8º Prêmio Instituto 3M

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Em mais um feito para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a aluna do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Karyna Steffane da Silva, está entre as seis finalistas do 8º Prêmio Instituto 3M para estudantes universitários. Ela concorre ao prêmio com o Projeto de Iniciação Científica intitulado “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil”. O trabalho é orientado pelo professor Carlos Antônio Pereira de Lima.

O prêmio, patrocinado pela empresa 3M, com sede em São Paulo, em parceria com a ONG AlfaSol, contou com mais de 300 projetos inscritos de todo o Brasil, sendo classificados apenas seis para a grande final. Os estudantes finalistas e seus orientadores participarão de uma formação presencial promovida pela organização do Prêmio, em São Paulo, no período de 2 a 5 de dezembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 do mesmo mês. O vencedor receberá uma premiação de R$ 50 mil para desenvolver o projeto.

Para o professor Carlos Antônio Pereira, a classificação da estudante da UEPB é um grande feito e traduz a qualidade da produção acadêmica da Instituição. Karyna Steffane já participou de dois projetos de Iniciação Cientifica pela Universidade, sob a orientação do professor Carlos Antônio Pereira de Lima, na área de dessalinização de águas salobra via energia solar, com atividades no acompanhamento de sistemas de dessalinização solar tradicionais.

O projeto de Karyna Steffane, finalista do prêmio, se enquadra na área temática do Meio Ambiente, que visa garantir a preservação e regeneração de ecossistemas necessários à manutenção da vida humana saudável; gestão de recursos hídricos como tratamento, abastecimento, distribuição e uso racional; soluções, preferencialmente sustentáveis, para controle e redução de perdas de água, reúso de efluentes e aproveitamento de águas pluviais; e gestão de resíduos sólidos, especialmente, o tratamento do lixo.

Segundo a estudante, a implementação desses dessalinizadores solares portáteis do tipo proposto será uma alternativa viável, pois os mesmos podem ser instalados próximos à residência do consumidor, sob os cuidados da própria família beneficiada, o que facilita o acesso à água potável. Confiante, ela projetou que, vencendo o prêmio, os recursos serão suficientes para implementação do projeto de pesquisa.

Criado em 2006, o Instituto 3M tem a missão de contribuir para a transformação social, promovendo o empreendedorismo das futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e sustentabilidade. O prêmio busca reconhecer e apoiar tecnicamente a implementação de um projeto com foco no pilar da Tecnologia Social, com estímulo ao desenvolvimento tecnológico e na busca por soluções para as problemáticas da sociedade.

Texto: Severino Lopes

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Em mais um feito para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a aluna do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Karyna Steffane da Silva, está entre as seis finalistas do 8º Prêmio Instituto 3M para estudantes universitários. Ela concorre ao prêmio com o Projeto de Iniciação Científica intitulado “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil”. O trabalho é orientado pelo professor Carlos Antônio Pereira de Lima.

O prêmio, patrocinado pela empresa 3M, com sede em São Paulo, em parceria com a ONG AlfaSol, contou com mais de 300 projetos inscritos de todo o Brasil, sendo classificados apenas seis para a grande final. Os estudantes finalistas e seus orientadores participarão de uma formação presencial promovida pela organização do Prêmio, em São Paulo, no período de 2 a 5 de dezembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 do mesmo mês. O vencedor receberá uma premiação de R$ 50 mil para desenvolver o projeto.

Para o professor Carlos Antônio Pereira, a classificação da estudante da UEPB é um grande feito e traduz a qualidade da produção acadêmica da Instituição. Karyna Steffane já participou de dois projetos de Iniciação Cientifica pela Universidade, sob a orientação do professor Carlos Antônio Pereira de Lima, na área de dessalinização de águas salobra via energia solar, com atividades no acompanhamento de sistemas de dessalinização solar tradicionais.

O projeto de Karyna Steffane, finalista do prêmio, se enquadra na área temática do Meio Ambiente, que visa garantir a preservação e regeneração de ecossistemas necessários à manutenção da vida humana saudável; gestão de recursos hídricos como tratamento, abastecimento, distribuição e uso racional; soluções, preferencialmente sustentáveis, para controle e redução de perdas de água, reúso de efluentes e aproveitamento de águas pluviais; e gestão de resíduos sólidos, especialmente, o tratamento do lixo.

Segundo a estudante, a implementação desses dessalinizadores solares portáteis do tipo proposto será uma alternativa viável, pois os mesmos podem ser instalados próximos à residência do consumidor, sob os cuidados da própria família beneficiada, o que facilita o acesso à água potável. Confiante, ela projetou que, vencendo o prêmio, os recursos serão suficientes para implementação do projeto de pesquisa.

Criado em 2006, o Instituto 3M tem a missão de contribuir para a transformação social, promovendo o empreendedorismo das futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e sustentabilidade. O prêmio busca reconhecer e apoiar tecnicamente a implementação de um projeto com foco no pilar da Tecnologia Social, com estímulo ao desenvolvimento tecnológico e na busca por soluções para as problemáticas da sociedade.

Texto: Severino Lopes

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Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental lança edital de seleção para turmas de Mestrado e Doutorado

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital com as normas do processo seletivo para o preenchimento de vagas do Mestrado e Doutorado. No total estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo 13 para o Doutorado e 27 para o Mestrado.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 27 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes. Para que seja homologada a inscrição, é necessário o candidato entregar o formulário e os outros documentos exigidos devidamente autenticados, na Secretaria do Programa, localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Bloco C, Sala C 307, 2º andar, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, até o dia 29 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para o Doutorado, a seleção se dará em duas etapas: apresentação do Plano de Trabalho e análise da produção científica. Para o Mestrado, o processo seletivo envolve prova escrita e análise de currículo. O resultado final das seleções será divulgado no dia 18 de dezembro. Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem as seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologia de tratamento de água e de resíduos” e “Qualidade de sistemas ambientais”.

Acesse:

Texto: Severino Lopes

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Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 27 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes. Para que seja homologada a inscrição, é necessário o candidato entregar o formulário e os outros documentos exigidos devidamente autenticados, na Secretaria do Programa, localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Bloco C, Sala C 307, 2º andar, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, até o dia 29 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para o Doutorado, a seleção se dará em duas etapas: apresentação do Plano de Trabalho e análise da produção científica. Para o Mestrado, o processo seletivo envolve prova escrita e análise de currículo. O resultado final das seleções será divulgado no dia 18 de dezembro. Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem as seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologia de tratamento de água e de resíduos” e “Qualidade de sistemas ambientais”.

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Texto: Severino Lopes

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Mestrado em Química da Universidade Estadual da Paraíba abre seleção de nova turma com oferta de 28 vagas

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O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital do processo seletivo para formação de nova turma, com oferta de 28 vagas. Podem concorrer às vagas portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e áreas afins

Também podem se submeter ao edital candidatos que comprovem estarem aptos a concluir curso de graduação plena nas áreas citadas, antes do início das aulas do Programa de Pós-graduação em Química. As inscrições para a seleção acontecem até o dia 28 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes.

A seleção constará de prova de conhecimentos, prova de títulos e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de fevereiro de 2020. As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 2 e 3 de março e as aulas começam no dia 9 do mesmo mês. O edital completo com todas as normas e demais informações sobre o processo seletivo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

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O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital do processo seletivo para formação de nova turma, com oferta de 28 vagas. Podem concorrer às vagas portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Leia Mais...

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O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital do processo seletivo para formação de nova turma, com oferta de 28 vagas. Podem concorrer às vagas portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e áreas afins

Também podem se submeter ao edital candidatos que comprovem estarem aptos a concluir curso de graduação plena nas áreas citadas, antes do início das aulas do Programa de Pós-graduação em Química. As inscrições para a seleção acontecem até o dia 28 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes.

A seleção constará de prova de conhecimentos, prova de títulos e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de fevereiro de 2020. As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 2 e 3 de março e as aulas começam no dia 9 do mesmo mês. O edital completo com todas as normas e demais informações sobre o processo seletivo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

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O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital do processo seletivo para formação de nova turma, com oferta de 28 vagas. Podem concorrer às vagas portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Leia Mais...

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UEPB e Funasa discutem possibilidade de parceria para implantação de Centro de Referência em Saúde Ambiental

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram discussões para a formalização de parceria voltada a implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental do órgão federal na Universidade. O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Rangel Junior e a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso Borges, na tarde desta quarta-feira (17), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Conforme discutido entre as instituições, a ideia é que, a partir da instalação do Centro de Referência, sejam desenvolvidas pesquisas na área de Saúde Ambiental voltadas à qualidade da água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos, bem como estabelecidas iniciativas que auxiliem a Funasa no que diz respeito à capacitação dos municípios para o gerenciamento de ações nessas áreas.

Os recursos para a execução dessa parceria seriam oriundos de emenda parlamentar individual da senadora Daniella Ribeiro, que foi quem articulou a aproximação da Funasa com a UEPB. Como parte desse projeto, a ideia também é garantir que, com os recursos da emenda parlamentar, seja possível concluir as obras do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da (CCT) Instituição, obra realizada pela atual gestão, com sua primeira etapa já inaugurada, mas que não dispõe de recursos para a construção da segunda etapa, com dois pavimentos que abrigarão laboratórios de todos os cursos do CCT e contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de pesquisas diversas e iniciativas voltadas à Saúde Ambiental.

Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso, a reunião foi bastante positiva por sinalizar uma oportunidade concreta para a implantação do Centro de Referência que, uma vez em funcionamento, trará diversos benefícios para a população em geral que será assistida com pesquisas e ações capazes de promover mudanças positivamente significativas no tocante à Saúde Ambiental.

O reitor Rangel Junior considerou importante essa aproximação entre a Universidade Estadual e a Funasa, por indicar que muito pode ser feito pelas instituições em prol da população, já que cada vez mais se faz necessário executar ações que solucionem problemas ambientais e, assim, garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Também participaram da reunião a professora Weruska Brasileiro; o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Instituição, professora Isabelle Dias; o diretor adjunto do CCT, professor Gustavo Henriques; a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista; as assessoras técnicas da Funasa, Michelle Rodrigues e Sivia Silva de Melo; e o vereador Lucas Ribeiro.

Texto e fotos: Tatiana Brandão

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram discussões para a formalização de parceria voltada a implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental do órgão federal na Universidade. O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Rangel Junior e a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Leia Mais...

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Conforme discutido entre as instituições, a ideia é que, a partir da instalação do Centro de Referência, sejam desenvolvidas pesquisas na área de Saúde Ambiental voltadas à qualidade da água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos, bem como estabelecidas iniciativas que auxiliem a Funasa no que diz respeito à capacitação dos municípios para o gerenciamento de ações nessas áreas.

Os recursos para a execução dessa parceria seriam oriundos de emenda parlamentar individual da senadora Daniella Ribeiro, que foi quem articulou a aproximação da Funasa com a UEPB. Como parte desse projeto, a ideia também é garantir que, com os recursos da emenda parlamentar, seja possível concluir as obras do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da (CCT) Instituição, obra realizada pela atual gestão, com sua primeira etapa já inaugurada, mas que não dispõe de recursos para a construção da segunda etapa, com dois pavimentos que abrigarão laboratórios de todos os cursos do CCT e contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de pesquisas diversas e iniciativas voltadas à Saúde Ambiental.

Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso, a reunião foi bastante positiva por sinalizar uma oportunidade concreta para a implantação do Centro de Referência que, uma vez em funcionamento, trará diversos benefícios para a população em geral que será assistida com pesquisas e ações capazes de promover mudanças positivamente significativas no tocante à Saúde Ambiental.

O reitor Rangel Junior considerou importante essa aproximação entre a Universidade Estadual e a Funasa, por indicar que muito pode ser feito pelas instituições em prol da população, já que cada vez mais se faz necessário executar ações que solucionem problemas ambientais e, assim, garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Também participaram da reunião a professora Weruska Brasileiro; o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Instituição, professora Isabelle Dias; o diretor adjunto do CCT, professor Gustavo Henriques; a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista; as assessoras técnicas da Funasa, Michelle Rodrigues e Sivia Silva de Melo; e o vereador Lucas Ribeiro.

Texto e fotos: Tatiana Brandão

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Professores debatem futuro do ensino da Matemática durante 1º Encontro Campinense do PROFMAT

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Historicamente, a Matemática sempre foi vista com temor pelos estudantes da rede pública de ensino. Lidar com os números e ensinar os alunos de forma atrativa é um desafio para os professores. Nos últimos anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem ajudado a quebrar esse paradigma e mostrado que é possível tornar a Matemática uma disciplina agradável.

E uma das ferramentas que têm levado os professores a transpor os muros da Instituição e chegar às escolas do ensino básico com a missão de melhorar o ensino de Matemática é o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), implantado há oito anos na Instituição. Na Paraíba, além da UEPB, integram o programa a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Como forma de integrar as instituições e avaliar o programa, a Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realizou, durante toda essa sexta-feira (20), o 1º Encontro Campinense do PROFMAT. Organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da UEPB e UFCG, o evento teve como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais alunos e dos egressos do programa nas instituições, além de promover a interação entre eles. Mais de 90 pessoas participaram do Encontro.

No total, foram ministradas sete palestras proferidas por profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), UFCG e UFPB. Todos os temas abordados estavam relacionados ao ensino básico. Na abertura dos trabalhos, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, alguns professores destacaram a importância do programa, que tem mudado os rumos do ensino da Matemática na escola pública.

Coordenador do PROFMAT na UEPB, o professor Aldo Trajano Lourêdo disse que o programa tem cumprido o seu papel e o Encontro nasceu com intuito de divulgar os trabalhos dos aluno, bem como mostrar como essas iniciativas têm melhorado o ensino. Ele anunciou que no próximo ano o Encontro será realizado em nível estadual. Na UEPB, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional oferta, em média, 20 vagas por ano. O curso é semipresencial e as aulas acontecem nas sextas-feiras, no CCT, e são ministradas por 10 professores da Instituição e um visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora do CCT e professora do programa, Maria Isabelle Silva Dias Yanes, disse que o PROFMAT só veio a somar na pós-graduação e possibilitar aos professores da Instituição conhecer outras realidades nas escolas públicas e privadas. “Como consequência desse programa, a gente tem visto uma melhora muito grande nas escolas públicas. Ele tem aproximado a Universidade das escolas e favorecido o ensino da Matemática. O programa tem cumprido o seu papel positivamente”, destacou.

O coordenador do PROFMAT na UFCG, professor Luiz Antônio da Silva Medeiros, disse que o 1º ECP possibilitou às instituições envolvidas no programa socializar as ações e, com isso, darem uma resposta a sociedade. Ele lembrou que o Mestrado é bastante conceituado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A mesma linha de pensamento foi seguida pelo representante da UFPB, professor Bruno Henrique Carvalho Ribeiro.

A palestra de abertura, “Mestrado Profissional, Formação Docente e Conhecimento Matemático”, foi ministrada pelo professor Jhone Caldeira Silva, da Universidade Federal de Goiás. Em sua exposição, ele trouxe uma discussão em torno da formação do professor de Matemática. O grande desafio, segundo ele, é articular melhor a formação do professor nas licenciaturas, para que o impacto desse conhecimento consiga transformar a realidade em sala de aula. Em meio a tudo isso, Jhone trouxe alguns resultados de pesquisas investigativas sobre níveis de conhecimento matemático por meio do projeto “Letramento Brasil”.

O docente salientou que os professores precisam realizar intervenções para tornar o ensino atrativo e quebrar o paradigma da dureza da Matemática. Para ele, o ensino da Matemática hoje enfrenta um grande desafio, visto que o mundo está diante de uma geração digital acostumada com respostas rápidas e prontas.

Uma das palestrantes do evento foi a professora Giovana Siracusa, da Universidade Federal de Sergipe, que abordou o tema “Planaridade em grafos”. A proposta da palestra foi apresentar uma breve introdução da teoria e discutir acerca da planaridade de grafos, apresentando um importante resultado que caracteriza grafos planares, que é o teorema de Kuratowski.

Além de assistirem a palestras, os alunos apresentaram diversos trabalhos em forma de pôsteres, como resultado dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. Na UEPB, o programa já titulou cerca de 100 profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Historicamente, a Matemática sempre foi vista com temor pelos estudantes da rede pública de ensino. Lidar com os números e ensinar os alunos de forma atrativa é um desafio para os professores. Nos últimos anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem ajudado a quebrar esse paradigma e mostrado que é possível tornar a Matemática Leia Mais...

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E uma das ferramentas que têm levado os professores a transpor os muros da Instituição e chegar às escolas do ensino básico com a missão de melhorar o ensino de Matemática é o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), implantado há oito anos na Instituição. Na Paraíba, além da UEPB, integram o programa a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Como forma de integrar as instituições e avaliar o programa, a Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realizou, durante toda essa sexta-feira (20), o 1º Encontro Campinense do PROFMAT. Organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da UEPB e UFCG, o evento teve como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais alunos e dos egressos do programa nas instituições, além de promover a interação entre eles. Mais de 90 pessoas participaram do Encontro.

No total, foram ministradas sete palestras proferidas por profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), UFCG e UFPB. Todos os temas abordados estavam relacionados ao ensino básico. Na abertura dos trabalhos, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, alguns professores destacaram a importância do programa, que tem mudado os rumos do ensino da Matemática na escola pública.

Coordenador do PROFMAT na UEPB, o professor Aldo Trajano Lourêdo disse que o programa tem cumprido o seu papel e o Encontro nasceu com intuito de divulgar os trabalhos dos aluno, bem como mostrar como essas iniciativas têm melhorado o ensino. Ele anunciou que no próximo ano o Encontro será realizado em nível estadual. Na UEPB, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional oferta, em média, 20 vagas por ano. O curso é semipresencial e as aulas acontecem nas sextas-feiras, no CCT, e são ministradas por 10 professores da Instituição e um visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora do CCT e professora do programa, Maria Isabelle Silva Dias Yanes, disse que o PROFMAT só veio a somar na pós-graduação e possibilitar aos professores da Instituição conhecer outras realidades nas escolas públicas e privadas. “Como consequência desse programa, a gente tem visto uma melhora muito grande nas escolas públicas. Ele tem aproximado a Universidade das escolas e favorecido o ensino da Matemática. O programa tem cumprido o seu papel positivamente”, destacou.

O coordenador do PROFMAT na UFCG, professor Luiz Antônio da Silva Medeiros, disse que o 1º ECP possibilitou às instituições envolvidas no programa socializar as ações e, com isso, darem uma resposta a sociedade. Ele lembrou que o Mestrado é bastante conceituado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A mesma linha de pensamento foi seguida pelo representante da UFPB, professor Bruno Henrique Carvalho Ribeiro.

A palestra de abertura, “Mestrado Profissional, Formação Docente e Conhecimento Matemático”, foi ministrada pelo professor Jhone Caldeira Silva, da Universidade Federal de Goiás. Em sua exposição, ele trouxe uma discussão em torno da formação do professor de Matemática. O grande desafio, segundo ele, é articular melhor a formação do professor nas licenciaturas, para que o impacto desse conhecimento consiga transformar a realidade em sala de aula. Em meio a tudo isso, Jhone trouxe alguns resultados de pesquisas investigativas sobre níveis de conhecimento matemático por meio do projeto “Letramento Brasil”.

O docente salientou que os professores precisam realizar intervenções para tornar o ensino atrativo e quebrar o paradigma da dureza da Matemática. Para ele, o ensino da Matemática hoje enfrenta um grande desafio, visto que o mundo está diante de uma geração digital acostumada com respostas rápidas e prontas.

Uma das palestrantes do evento foi a professora Giovana Siracusa, da Universidade Federal de Sergipe, que abordou o tema “Planaridade em grafos”. A proposta da palestra foi apresentar uma breve introdução da teoria e discutir acerca da planaridade de grafos, apresentando um importante resultado que caracteriza grafos planares, que é o teorema de Kuratowski.

Além de assistirem a palestras, os alunos apresentaram diversos trabalhos em forma de pôsteres, como resultado dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. Na UEPB, o programa já titulou cerca de 100 profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Historicamente, a Matemática sempre foi vista com temor pelos estudantes da rede pública de ensino. Lidar com os números e ensinar os alunos de forma atrativa é um desafio para os professores. Nos últimos anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem ajudado a quebrar esse paradigma e mostrado que é possível tornar a Matemática Leia Mais...

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1º Encontro Campinense do PROFMAT será realizado dia 20 de setembro na Universidade Estadual

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A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realiza, no dia 20 de setembro, o 1º Encontro Campinense do PROFMAT, organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento tem como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais alunos e dos egressos dos programas PROFMAT na UEPB e UFCG, bem como de outras instituições associadas ao PROFMAT.

Também é objetivo do Encontro promover a interação entre atuais e ex-alunos do programa, oferecendo uma série de palestras proferidas por profissionais de diversas regiões do Brasil. As inscrições para o público em geral seguem até o dia do evento. As atividades do 1º Encontro Campinense do PROFMAT serão desenvolvidas no Auditório do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na Rua Juvêncio Arruda, S/N, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Entre os temas a serem debatidos no 1º ECP estão “O que sabemos sobre o infinito?”, “O último teorema de Fermat”, “O cálculo de Newton e Leibniz”, “PROFMAR: O desafio de formar professores de Matemática para a contemporaneidade”, “Planaridade em gráficos”, “Mestrado Profissional, formação docente e conhecimento matemático” e “Assimetrias, máquinas, cisnes negros e linguagem: a revolução 4.0 da Matemática em sala de aula”. Outras informações podem ser obtidas no endereço https://www.even3.com.br/iencontrocampinenseprofmat/.

Texto: Tatiana Brandão

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A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realiza, no dia 20 de setembro, o 1º Encontro Campinense do PROFMAT, organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento tem como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais Leia Mais...

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Texto: Tatiana Brandão

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Grupo de Pesquisa promove palestra sobre uso da Geogebra 3D para dinamizar aulas de Matemática

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Em sua terceira temporada, o Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza, no dia 28 de agosto, a palestra “Possibilidades de uso da Geogebra 3D para dinamizar as aulas de Matemática”, a ser ministrada pela professora Jussara Cardoso.

O encontro começa às 13h, no Laboratório de Matemática, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. Na palestra, a professora Janaína Cardoso apresentará várias tarefas matemáticas com o uso do aplicativo GeoGebra 3D. No total, serão ofertadas 15 vagas, destinadas a alunos e professores de Matemática. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo interessado na Secretaria do Curso de Matemática, no CCT.

A pesquisa a ser abordada na palestra procura contribuir com pesquisas relacionadas ao Ensino de Cálculo, tendo por objetivo geral analisar como o futuro professor de Matemática formula e resolve problemas matemáticos com o conteúdo “Cálculo de Volumes”, a partir do aplicativo Geogebra 3D, explorando os significados formal e referencial. Propõe, ainda, formular e resolver problemas matemáticos a partir do Geogebra 3D com cálculo de volumes, atribuindo significado formal e referencial às ideias matemáticas e refletir com os futuros professores de Matemática sobre os aspectos semânticos e sintáticos das formulações e resoluções de problemas matemáticos.

A pesquisa foi composta por três estudos de caso, desenvolvida no Laboratório de Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Câmpus Campina Grande. O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática da UEPB está em andamento há três anos e regularmente vem promovendo atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos e formação complementar de professores da área de Matemática.

Texto: Severino Lopes

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