Zabé da Loca – 100 anos: Núcleo de Arte e Cultura do CCHE-UEPB inicia celebração do centenário.

12/01/2024

No dia 12 de janeiro de 2024 Zabé da Loca completaria 100 anos.

O centenário de Zabé da Loca é motivo de orgulho e inspiração para a Universidade Estadual da Paraíba. O Campus VI, em Monteiro, recebe o nome do Poeta Pinto do Monteiro, porém decidiu homenagear desde 2014 a maestrina Zabé da Loca, que teve seu nome escolhido para o Núcleo de Arte e Cultura do Centro de Ciências Humanas e Exatas (NAC-CCHE-UEPB).

Isabel Marques da Silva, nome de batismo de Zabé, nasceu em Buíque – PE, onde está localizado o Parque Nacional do Vale do Catimbau. Veio para zona rural de Monteiro e viveu boa parte de sua vida na loca. Ela faleceu aos 93 anos de idade em 2017, mas desde que foi apresentada em 2003, Zabé da Loca encantou o Mundo e quem a conheceu.

O Núcleo de Arte e Cultura – Zabé da Loca foi criado com a proposta de ser indutor das políticas de fomento às atividades artísticas e culturais da UEPB em Monteiro e na região do Cariri. Ao longo de quase 10 anos de existência, o NAC já apoiou e desenvolveu diversas ações, como espetáculos teatrais, de dança, música e outras linguagens artísticas. Além disso, o NAC atua na preservação da memória cultural do Cariri, por meio da gravação, registro e publicação de obras de artistas locais.

Coordenado atualmente pela Professora Dalila Gomes, o NAC oferta aulas gratuitas de sanfona, teclado e Linguagem Musical. Já ofertou diversas oficinas de violão, fotografia e Cinema, dentre outras expressões. A Orquestra Sanfônica, criada e conduzida pelo músico Claudinho de Monteiro é um dos destaques do NAC-UEPB, que recebe o nome e a inspiração de Zabé.

“Zabé da Loca é símbolo de resistência e sinônimo da transcendência do povo e da cultura do Cariri. Mulher nordestina e forte por natureza, ela soube enfrentar com alegria e resignação as adversidades da vida. Quem conheceu Zabé em vida sabe da sua força interior e da sua capacidade de inspirar”. Destaca o Prof. Zé Luiz Cavalcante que já coordenou o NAC.

Em homenagem ao centenário, o NAC realizará ao longo do ano diversas ações voltadas para a data. Hoje, na celebração do Centenário, apresenta em parceria com o Grupo lítero-musical 3 de Nós a canção “Zabé, Mulher” de autoria do Poeta e compositor Zé Luiz do Candeeiro. Viva Zabé! Zabé da Loca -100 anos. Clique para assistir ao clipe.