UEPB Torna-se Signatária do Pacto Cariri Sustentável

10/07/2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através do Centro de Ciências Humanas e Exatas dá mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável ao se tornar signatária do Pacto Cariri Sustentável. A iniciativa, que reúne diversas instituições e entidades da região do Cariri, visa promover o desenvolvimento integrado e sustentável por meio de ações colaborativas e coordenadas. A adesão do CCHE-UEPB ao pacto reforça seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

Ao se integrar ao Pacto Cariri Sustentável, o CCHE-UEPB se compromete a atuar no eixo “Incluir”, um dos pilares fundamentais do pacto. Este eixo tem como objetivo promover a inclusão social, econômica e cultural das comunidades da região, garantindo que todos os segmentos da sociedade tenham acesso às oportunidades geradas pelo desenvolvimento sustentável.

A participação do CCHE-UEPB no eixo “Incluir” será marcada por diversas ações e projetos voltados para a capacitação profissional, e a valorização das culturas locais. A universidade, reconhecida por sua excelência acadêmica e sua atuação comunitária, buscará desenvolver programas educacionais e de extensão que dialoguem diretamente com as necessidades da população caririense.

O Diretor, Prof. José Luiz, destacou a importância dessa parceria: “A adesão da UEPB ao Pacto Cariri Sustentável é um marco significativo na nossa trajetória de compromisso com o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em contribuir com projetos que promovam a inclusão e o bem-estar social, reafirmando nosso papel como agente transformador na sociedade.”

A UEPB já desenvolve uma série de iniciativas que se alinham aos objetivos do pacto, como programas de extensão voltados para a educação ambiental, o apoio a empreendimentos sustentáveis e a promoção da diversidade cultural. A formalização dessa adesão permitirá a ampliação e fortalecimento dessas ações, consolidando a universidade como uma referência em práticas sustentáveis na região.

Com a participação da UEPB, o Pacto Cariri Sustentável ganha um reforço significativo, potencializando as ações voltadas para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. A expectativa é que essa colaboração resulte em benefícios concretos para a população do Cariri, promovendo o desenvolvimento regional de forma integrada e participativa.

A UEPB reafirma, assim, sua missão de promover o conhecimento, a inovação e a inclusão social, consolidando-se como uma instituição comprometida com os valores do desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das comunidades que integra.