Revista de produção literária com participação de professor do Campus VI é lançada em Monteiro
A revista literária “Boca Escancarada” foi lançada no último sábado (2), no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, na cidade de Monteiro, com participação de diversas autoridades regionais e nacionais, artistas e comunidade local. A publicação é um espaço para publicação de artigos literários, contos, memórias, poesias, entre outras formas de manifestação artística, e conta com a participação do professor Joelson Pimentel, diretor do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como um dos idealizadores do projeto.
O lançamento foi marcado por muita cultura e diversidade. O evento teve início com um concerto das crianças do projeto de música Radegundes Fernandes, sob regência do maestro Jomar de Sousa. As crianças encantaram, tocando peças como Tema da Vitória, Eu só quero um xodó, Amigos para sempre, dentre outras canções. Em seguida, sob produção e direção de Grygena dos Santos Targino, o grupo teatral do Campus VI apresentou o recital “Boca Escancarada”, com textos do poeta Raniel Quintans. Os atores impressionaram o público com suas performances.
Em seu discurso, o professor Joelson falou da importância de uma revista deste tipo para a formação das pessoas e dos alunos da UEPB, uma vez que um profissional não se forma somente assistindo aulas. Ele ressaltou que a revista serve não somente para registrar a produção literária do povo do Cariri paraibano, mas também para presentear o povo brasileiro com textos em gêneros diversos com tamanha qualidade.
O secretário da cultura do Estado, Chico César, parabenizou a equipe editorial da revista, colocou-se à disposição como colaborador do projeto e destacou a importância de as pessoas interessadas em cultura ficarem atentas à publicação de editais da área, tanto a nível nacional, quanto estaduais e até municipais.
Joelma Vieira, uma das editoras da revista, destacou um dos papéis que a publicação vem cumprir para as gerações, ao afirmar que “não podemos deixar que os nossos filhos e netos desconheçam a existência de Pinto do Monteiro, Jansen Filho, Firmo Batista, Abelardo Pereira, Quitéria Noberto, Olímpio Muniz, Aldo Falcão, e tantos outros que fizeram desse chão a inspiração de sua vida que, se fôssemos falar de todos passaríamos não apenas esta noite, mas adentraríamos em muitas outras”.
Sobre a revista
Boca Escancarada é uma revista quadrimestral de literatura e arte, contendo artigos literários, contos, memórias, poesias, ensaios, crônicas, literatura comentada, pintura e fotografia. No primeiro volume, os textos publicados foram “Urbano”, de Sérgio de Castro Pinto; “Razão Nenhuma”, de Lau Siqueira; “No ruído dos ossos”, de Bruno Gaudêncio; “No quarto contíguo”, de Aleksandro Nunes da Costa; “Poema” de Sizenando Belmiro Neto; “Artigo literário” de Marcelo Medeiros.
E, ainda, “A pedra”, de Fagner Oliveira dos Santos; “O sobrado”, de Mirtes Waleska Sulpino; “Um pouquito de terra amada”, de Flora; “O barco que traz o menino do rio”, de Jaquelyne Costa; “Literatura Comentada”, de Márcio Gomes; “História de Cordel”, de Maria Laudeci Freitas; “Feito chuva”, de Ana Luiza Crispim; “Meu pé de saudade”, de Nêna Gonçalves; “O poeta nunca morre”, de Flávio Magalhães; “É somente em martelo agalopado que consigo falar do meu amor”, de Vanderley de Brito.
As assinaturas podem ser obtidas por meio da rede social facebook/bocaescancarada.