Reitor Rangel Junior abre ano letivo no Campus de Monteiro e comunidade universitária reconhece avanços

19/03/2013

 

Reitor fala para comunidade acadêmica do Campus VIComo forma de dar as boas vindas aos estudantes feras e veteranos, o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, abriu oficialmente o semestre letivo 2013.1 do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), localizado no Campus VI, sediado em Monteiro, no Cariri paraibano. Ele proferiu a aula inaugural com o tema “As universidades públicas e o desenvolvimento nacional”. A solenidade foi realizada no auditório do Campus e prestigiada por estudantes, professores e coordenadores de curso.

Durante a sua exposição, Rangel Junior traçou um panorama da história das universidades públicas no mundo, particularmente no país, e destacou o papel importante que as instituições de ensino superior exercem no processo de desenvolvimento regional.

O reitor falou que é papel das universidades diminuir as desigualdades entre as diversas camadas sociais e disse que estas instituições precisam estar presentes em todos os espaços, dando respostas e condições de desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico de cidades como Monteiro, por exemplo.

Ao final, estudantes, professores e coordenadores dos cursos de Matemática, Ciências Contábeis e Letras, bem como o diretor do Campus, professor Joelson Pimentel, agradeceram ao reitor a presença em Monteiro e fizeram questão de destacar a importância da UEPB para a região.

Mesa da Aula Inaugural do Campus VIA comunidade universitária reconheceu os avanços que a Universidade teve nos últimos anos, como instituição comprometida com o desenvolvimento do Estado. O reitor se comprometeu, apesar da crise financeira por que passa a universidade, dar início a construção do prédio próprio para instalação do Campus VI. A mesa do evento foi composta pelo professor doutor José Joelson Pimentel de Almeida, Diretor do CCHE, pelo professor mestre José Humberto do Nascimento Cruz, Diretor Adjunto; e por Robson Rodrigues, representante do DCE.

Encontro

Em Monteiro, o reitor também participou de um encontro com uma comissão de representantes da cidade, liderada pelo vereador Heleno de Amadeus, que reivindicaram a ampliação do Campus da UEPB na cidade, com a criação de novos cursos. O reitor ouviu atentamente o pedido e disse que a sua realização dependia de recursos financeiros.

Rangel falou sobre a necessidade da construção da sede própria do Campus da cidade para poder consolidar a presença da UEPB na região e sua consequente ampliação, mas alertou que para isso é necessário o apoio e efetiva participaçEncontro do reitor da UEPB com vereadores de Monteiroão do Governo do Estado e que qualquer ampliação passa pelo aumento de sua capacidade orçamentária.

O reitor propôs a realização de uma audiência pública para discutir a possibilidade de criação de novos cursos para o Campus VI, envolvendo a UEPB, o governo estadual, a prefeitura, o setor privado e a comunidade em geral, tendo ficado agendada a realização desta audiência na primeira quinzena de março.