Recepção aos Calouros do CCHE – 2023.1

16/03/2023

A Recepção aos Calouros ocorrerá presencialmente no dia 17 de março de 2023. É uma iniciativa que envolve os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Letras com habilitação em Língua Espanhola e Licenciatura em Matemática do CCHE, para receber os ingressantes da Universidade de maneira feliz e saudável.

Aqui no Câmpus de Monteiro da UEPB, professores e alunos foram entrevistados acerca de sua organização, oportunidades, e vida no ambiente acadêmico, entre outros assuntos. Essa é uma forma de alinhar as expectativas dos feras com o que a Universidade oferece. Sabemos que, o Ensino Superior é uma etapa crucial na formação acadêmica e profissional de qualquer indivíduo. É um momento de descobertas, aprendizados e desafios que podem definir o futuro de uma pessoa. Por isso, é fundamental contar com o apoio e a orientação de profissionais experientes que possam oferecer dicas e conselhos para o sucesso nessa jornada. Nesta reportagem, vamos conhecer as dicas e conselhos de alguns estudantes e professores para que os novos estudantes possam reter conhecimento, enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos durante o curso.

Entrevista com alunos e professores do Curso de Matemática

P: Qual seu nome e poderia nos contar um pouco sobre sua experiência no curso?

R: Sou Caroline Souza, aluna do 8º período. No começo, senti algumas dificuldades, mas nunca pensei em desistir. Realizar meu sonho de me tornar uma professora sempre foi uma vantagem que me motivou a persistir e me aprimorar. Hoje, busco ser uma educadora excepcional, capaz de transmitir o conhecimento de maneira clara e didática. O curso foi fundamental para que pudesse obter o conhecimento necessário para atingir minhas metas e me tornar a profissional que desejo ser.

P: Qual seu nome e como você lida com os desafios do curso?

R: Sou João Vitor Lima, aluno da Licenciatura em Matemática, no 9º período. Bem, lido com os desafios com muita dedicação e comprometimento, acredito que é possível realizar o curso e se formar como um profissional exemplar. Ingressei no curso com o objetivo de me tornar não apenas um professor comum, mas um educador comprometido em proporcionar uma educação de qualidade para meus alunos.

P: Caroline como o curso te ajudou em seus objetivos profissionais?

R: Bem, o curso me ajudou a obter o conhecimento necessário para ser uma boa professora. Além disso, as aulas de educação foram essenciais para desenvolver minhas habilidades como educadora.

P: E você João Vitor como o curso te ajudou em seus objetivos profissionais?

R: O curso me ajudou a concretizar meu sonho de ser um educador, fornecendo conhecimento e aulas de educação que aprimoraram minhas habilidades e me capacitaram para ser um bom profissional.

P: E o que vocês diriam para os novos ingressantes que estão começando agora?

R: Eu, Caroline, diria que é normal sentir dificuldades no começo, mas nunca desista de seus sonhos. Persista e se dedique, pois no final, a recompensa será grande.

R: Já eu, João Vitor, sei que com vontade e comprometimento, é possível fazer o curso e se formar como um profissional excelente. Não desista, busque sempre ser o melhor que puder e nunca perca de vista seus objetivos.

P: Estamos agora com os professores do curso de matemática, Flávia Bezerra e Luciano Ferreira, que irão compartilhar suas mensagens também. Professora Flavia, o que a senhora tem a dizer aos novos alunos?

R: Nos últimos tempos, as pessoas têm desvalorizado o poder da formação científica e superior oferecida pela graduação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Muitas pessoas, inclusive, afirmam que existem muitos bons profissionais que se tornaram bilionários ou milionários sem terem faculdade, e, assim, desconsideram a importância da graduação para o desenvolvimento humano e profissional. No entanto, é fundamental que as pessoas entendam que ao ingressar numa faculdade, a principal importância não é torná-las profissionais ricos, mas sim permitir que elas se desenvolvam tanto humanamente quanto profissionalmente, de modo que possam exercer um papel de excelência e contribuir para o bom funcionamento da sociedade.

P: Muito obrigado, professora Flávia. E o senhor professor Luciano, qual é a sua mensagem para os novos alunos?

R: Olá, alunos da licenciatura. Meu recado para vocês é que esse curso será uma contribuição vital para o futuro profissional de vocês. Como sempre há uma luta pelo investimento na educação, acredito que a educação é fundamental e espero que vocês também acreditem. Cada vez mais, os governos têm a questão de que a educação é o futuro do país, e eu, como professor de matemática, sempre acreditei nisso e espero, em breve, ser professor de vocês.

Entrevista com alunos e professores do Curso de Letras

P: Olá, Brena! Como estudante de Letras no 6º período, você pode nos contar um pouco mais sobre como o curso tem sido para você até agora?

R: Claro! Eu acredito que o curso tem sido muito produtivo. Como estudante de Letras, estamos tendo a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos e atingir nossas expectativas. Estou aprendendo muito e obtendo uma formação de qualidade, o que me permitirá ser um bom profissional no futuro.

P: E como você acha que o conhecimento que você está adquirindo aqui na universidade poderá ajudá-la a ser uma professora melhor no futuro?

R: Bom, acredito que todo o conhecimento que estou adquirindo aqui vai me fazer um bom profissional, pois estou aprendendo a transmitir o conhecimento de forma mais eficiente no contato com os alunos. Acredito que isso será fundamental para minha carreira como educadora.

P: Muito interessante, Brena! Que mensagem você gostaria de deixar para os novos ingressantes que estão começando agora?

R: Gostaria de dizer que é importante ser persistente, pois se chegou até aqui para começar o curso, é porque tem um propósito. Deus confiou essa missão em você, então confie nele para se tornar um bom profissional. Ao cursar todo o curso, as dificuldades vão valer a pena na docência.

P: Obrigado pela mensagem inspiradora, Brena! E agora vamos conversar com Ana Milena, estudante de Letras no 6º período. Ana, como tem sido sua experiência no curso de Letras até agora?

R: Olá, tudo bem? Bom, minha experiência tem sido muito boa! Estou obtendo novos conhecimentos e tendo uma experiência interessante. No início, eu tinha muitas expectativas, mas ao longo do curso fui me conhecendo melhor e aprendendo a lidar com as dificuldades.

P: E como as aprendizagens que você está obtendo na universidade podem ajudá-la a levar o conhecimento para seus alunos no futuro?

R: Acredito que as aprendizagens na universidade são fundamentais para aprimorar nossas habilidades como professora. Estou aprendendo a transmitir o conhecimento de forma mais clara e eficiente, o que certamente fará a diferença na sala de aula.

P: E que dica você daria para os novos ingressantes que estão começando agora?

R: Eu diria para não se desesperar no início, pois podem surgir algumas dificuldades, mas com dedicação e empenho tudo dará certo. Desejo boa sorte a todos nesse início de período!

P: Vamos agora falar com a professora Conceição, como você descreveria a importância de os alunos organizarem seus horários de estudo e lerem os textos que os professores passam?

R: Organizar o tempo de estudo é fundamental para o sucesso acadêmico dos alunos. A universidade é um ambiente onde os alunos são responsáveis pelo próprio aprendizado, e isso inclui gerenciar o próprio tempo e se comprometer com a leitura dos materiais indicados pelos professores.

P: E como os alunos podem aproveitar melhor a experiência universitária, de acordo com suas orientações?

R: É importante que os alunos tenham consciência da oportunidade única que é estar em uma universidade, não apenas para adquirir conhecimento científico, mas também para expandir os horizontes em relação à vida pessoal, profissional e sentimental. Eles devem aproveitar ao máximo esse momento para crescer e se desenvolver, além de conhecer seus direitos e deveres como estudantes.

P: Falaremos agora com a professora de literatura Simone. Para a senhora, como a literatura pode contribuir para essa experiência enriquecedora?

R: A literatura oferece uma ampla variedade de perspectivas históricas e culturais, permitindo que os alunos expandam sua compreensão do mundo. É uma oportunidade para que eles se abram para novas perspectivas de vida e entendam o mundo de uma forma mais ampla e complexa.

P: Qual seria o principal conselho que você daria para os alunos que estão iniciando sua jornada universitária?

R: O principal é estar consciente da nova realidade que é o ensino universitário e das novas responsabilidades que ele traz. A jornada pelo conhecimento pode ser árdua, mas com dedicação e esforço, os alunos sairão com muito mais riqueza e conhecimento, além de um espaço de inclusão e reconhecimento.

Entrevista com alunos e professores da Graduação em Ciências Contábeis

P: Olá, Rafael! Você está no 3º período de Ciências Contábeis e pode nos contar um pouco sobre sua experiência no curso até agora?

R: Claro! No início, eu tinha um pensamento muito limitado sobre o curso de Ciências Contábeis. Mas agora, estou vendo que é muito mais do que apenas trabalhar em empresa ou escritório. O curso está me ajudando a ter uma visão mais ampla e me preparando para passar em um concurso, o que é meu objetivo para o futuro.

P: E como a universidade está ajudando a alcançar seus objetivos profissionais?

R: Os professores têm nos orientado sobre questões de concurso desde o início do curso e estão sempre buscando relacionar as disciplinas com o TCC. Isso tem nos dado uma visão mais prática do que esperar do mercado de trabalho e me ajudando a entender melhor as diversas áreas que posso atuar.

P: Excelente, Rafael! Que mensagem você gostaria de deixar para os novos ingressantes do curso de Ciências Contábeis?

R: Eu diria que é importante ter paciência e ir até o limite. Se você gosta da área, o curso é muito bom e oferece um leque de oportunidades muito grande. Se esforce e dedique-se, pois com determinação você pode ser um grande profissional e alcançar seus objetivos.

P: Muito obrigado, Rafael! E agora vamos conversar com José Jobson, também no 3º período de Ciências Contábeis. José, como tem sido sua experiência no curso até agora?

R: Olá! Bom, eu estou gostando muito do curso de Ciências Contábeis. No primeiro e segundo período tivemos disciplinas gerais, mas agora estamos nos aprofundando mais na área e isso está me ajudando a entender melhor as diversas possibilidades profissionais.

P: E como você espera que o conhecimento adquirido na universidade possa ajudá-lo a conseguir um estágio ou um emprego no futuro?

R: Eu pretendo ir para uma cidade grande após terminar o curso, e acredito que o conhecimento adquirido aqui pode me ajudar a conseguir um bom estágio. A universidade nos prepara para diversas áreas, como consultoria, auditoria, análise e até mesmo para abrir um escritório próprio.

P: Ótimo, José Jobson! E qual dica você daria para os novos ingressantes que estão começando agora?

R: Eu diria que é importante entrar de cabeça no curso e não desistir no primeiro período, mesmo que surjam dificuldades. No meu caso, eu larguei o trabalho para me dedicar aos estudos e isso tem feito toda a diferença. Se você gosta da área, o curso de Ciências Contábeis é uma excelente escolha e vai te preparar para ser um grande profissional.

P: Olá, Júlio César! Como estudante de Ciências Contábeis no 3º período, você pode nos contar um pouco mais sobre como o curso tem sido para você até agora?

R: Claro! Eu tenho tido uma boa experiência no curso de Ciências Contábeis até agora. Os professores têm aprofundado mais o conteúdo e estão trazendo questões que são frequentes em concursos, o que é importante para nós alunos nos prepararmos melhor para o mercado de trabalho. Também temos uma preocupação maior com o TCC desde o começo do curso, o que é muito positivo.

P: E como você acha que o conhecimento que você está adquirindo aqui na universidade poderá ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho?

R: Bom, eu acredito que o curso de Ciências Contábeis abre muitas oportunidades no mercado de trabalho, como analista, consultor, auditor, professor e até mesmo abrir um escritório próprio. Quando eu entrei no curso, eu não tinha ideia de todas as possibilidades que ele poderia oferecer, mas agora estou mais consciente do que eu posso fazer com minha formação. Tenho certeza de que os conhecimentos que estou adquirindo vão me ajudar a me destacar no mercado de trabalho.

P: Muito interessante, Júlio César! Que mensagem você gostaria de deixar para os novos ingressantes que estão começando agora?

R: Eu diria que, para quem está ingressando em Ciências Contábeis, o curso daqui é muito bom e vai abrir a mente para várias possibilidades no mercado de trabalho. A metodologia dos professores e a estrutura do campus são excelentes, o que torna o aprendizado mais fácil e agradável. Se você gosta dessa área, tenho certeza de que vai gostar do curso e querer se tornar um grande profissional.

P: Falamos agora com o professor Josimar Cordeiro, qual sua mensagem para esses alunos professor?

R: Minha mensagem é para parabenizar os novos ingressantes do nosso campus e desejar que essa nova etapa de suas vidas seja repleta de aprendizado, crescimento e realização de sonhos. Espero que vocês encontrem aqui um ambiente acolhedor, diversificado e enriquecedor, onde possam desenvolver suas habilidades, explorar novos interesses e aprender bastante.

P: Agora encontramos com o Prof. Humberto! O senhor poderia nos falar como os alunos podem reter melhor o conhecimento de suas aulas?

R: Acredito que é importante tentar unir a teoria e a prática. Quando as dúvidas surgirem em sala de aula, os alunos devem procurar entender onde poderão aplicar isso no dia a dia como profissionais da área. Além disso, participar de eventos e projetos de extensão e pesquisas pode complementar a formação acadêmica.

P: E quais são as suas expectativas para o novo semestre?

R: As expectativas são muito positivas! É uma turma nova, com sangue novo, e o ensino superior é uma troca de experiências. Com os alunos novos, essa troca de experiência entre toda a comunidade acadêmica aumenta ainda mais.

P: Para os novatos que estão começando agora, qual mensagem você gostaria de deixar?

R: Eu diria para não se limitarem ao ensino de sala de aula que é passado. É importante buscar conhecimento extra curricular, ter uma visão holística e trabalhar as atividades e competências da profissão, principalmente as exigidas no pós pandemia. Isso criará um profissional diferenciado.

Entrevista com a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca do CCHE

P: Professora Dalila, o que é o Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca – NAC Zabé?

R: O Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca – NAC Zabé é um espaço localizado na região do Cariri Paraibano, dedicado à promoção da cultura local e valorização da região.

P: Desde sua inauguração, o que o NAC Zabé vem se destacando por oferecer?

R: Desde sua inauguração, o NAC Zabé vem se destacando na região por oferecer cursos e oficinas em diversas áreas artísticas, como prática teatral, violão, guitarra, contrabaixo, percepção musical e técnica vocal. Atualmente, as turmas de teclado e sanfona ministradas pelo mestre Claudinho de Monteiro estão em pleno funcionamento, e os alunos do curso de sanfona têm a oportunidade de se reunir e ensaiar na Orquestra Sanfônica da UEPB, uma banda formada exclusivamente pelos estudantes do curso.

P: Quem é Zabé da Loca e por que o Núcleo de Arte e Cultura recebeu esse nome?

R: Zabé da Loca é uma renomada sanfoneira e artista popular de Monteiro, e o NAC Zabé recebeu esse nome em sua homenagem, em virtude de sua importância para a cultura local e para a música nordestina.

P: O que o Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca – NAC Zabé oferece para a comunidade de Monteiro e região?

R: O Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca – NAC Zabé oferece oportunidades para que a comunidade de Monteiro e região possa desenvolver suas habilidades artísticas, além de estimular a produção cultural na região. É considerado um verdadeiro patrimônio cultural da região, promovendo a preservação e a valorização da cultura local.

Boas vindas da Direção do CCHE

Prezado(a) ingressante,

Parabenizamos pelo seu ingresso no Ensino Superior no ano de 2023 e desejamos muito sucesso na vida acadêmica que você inicia a partir de agora. O CCHE da UEPB é um centro localizado na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano, com destaque no ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade. Com toda a infraestrutura colocada à sua disposição, desejamos que você participe ativamente de todas as atividades programadas para o período 2023.1 e em diante e que estabeleça uma saudável e alegre integração com a comunidade universitária do Câmpus Monteiro.

Dentro da universidade, temos alguns Programas/Projetos disponíveis, como o PIBIC de iniciação científica, o PROEX – Programa de Concessão de Bolsas de Extensão, o PIBID, que visa proporcionar aos estudantes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas, e o Programa Residência Pedagógica para os estudantes que estão concluindo seu curso de licenciatura. Esses programas oferecem bolsas de estudo que podem ajudar a alavancar suas carreiras acadêmicas.

Também é importante participar ativamente de outros projetos e iniciativas, fazendo conexões entre os cursos que temos aqui no CCHE. É crucial entender que, independentemente do curso, é possível visitar as duas sedes e aproveitar toda a infraestrutura que oferecemos para estudar e aprender.

Seria interessante que houvesse uma troca de experiências entre veteranos e ingressantes sobre as atividades acadêmicas e também sobre a cidade, identificando lugares com custos mais acessíveis para moradia, alimentação, lazer, dentre outros.

Portanto, acreditamos firmemente que essa troca e colaboração entre os membros da comunidade acadêmica permitirá que cada um de nós se desenvolva em sua plenitude.

Sejam bem vindos ingressantes 2023.1!!!

Prof. Roger Huanca
Diretor do CCHE

Prof. Humberto Cruz
Diretor Ajunto do CCHE