Projeto desenvolvido pelo Câmpus de Monteiro prestigia artistas locais com gravação de DVD ao vivo
Com a proposta de valorizar a cultura nordestina, o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalado no Câmpus de Monteiro, realiza a partir desta sexta-feira (28), o projeto “Ritmos e Letras UEPB”. Iniciativa do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca, em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o projeto visa divulgar artistas da região, apresentando seus shows e transformando-os em um DVD ao vivo.
A primeira atração do projeto será a cantora paraibana Sandra Belê. A artista se apresenta a partir das 20h, na Praça Parque das Águas, em Monteiro. O show deve reunir estudantes do Câmpus, professores e a população em geral e conta com a participação do cantor Romero Zeferino.
A proposta, conforme explicou o professor José Joelson Pimentel, diretor do CCHE, é reunir uma vez por mês, sempre as sextas-feiras, artistas da região para realizar um show e gravar o DVD. Nesse sentido, outros artistas, inclusive de renome na música nordestina, estão sendo contatados pela coordenação do Núcleo para se apresentar nas próximas edições do projeto.
“A ideia é que sejam oferecidas oportunidades àquelas bandas e artistas que têm uma ótima qualidade musical, oferecendo-lhes oportunidade de gravação de um DVD e presenteando os espectadores com ritmos e letras da nossa terra, com apurado gosto musical. O show é totalmente aberto ao público, com entrada gratuita”, explicou o professor Joelson.
Com a responsabilidade de realizar o show de abertura do projeto, Sandra Belê nasceu na cidade de Zabelê, no interior da Paraíba. A artista carrega em seu repertório o sentido de lembranças, saudades, emoções e tempos de outrora. A sua vivência com reisados, pastoris, aboios, benditos, romances, forrós tem lhe proporcionado uma interpretação singular, da qual surge a forte identidade que carrega na voz quando interpreta as encantadoras obras do cancioneiro nordestino. Em sua carreira, ela lançou trabalhos como “Nordeste Valente“, “Se incomode não”, “Encarnadoazul”, “Eternamente Luiz” e “Prisma”.