Projeto Cine Kids aproxima arte cinematográfica de jovens e adultos em Monteiro
Após o sucesso da primeira sessão do projeto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Cine Kids, realizada no Campus VI da Instituição, localizado na cidade de Monteiro, a segunda exibição atraiu ainda mais jovens e adultos para se aproximarem da sétima arte. No domingo passado (17), mais de 80 pessoas foram até o auditório da Universidade no município para se encantarem com a magia que o cinema oferece.
Desta vez, a exibição ficou por conta do filme “Paranorman” que, segundo o professor José Joelson Pimentel de Almeida, diretor do Campus, trouxe a aproximação da película para a realidade do ambiente escolar e contribui para que os alunos melhorem sua capacidade crítica e ampliem seus conhecimentos. “Do ponto de vista educativo, este filme promove reflexões sobre o convívio com o diferente, o desconhecido, a morte, o respeito e a tolerância”, destacou o coordenador do projeto, que também conta com a participação da professora Grygena dos Santos Targino.
Para ampliar seu objetivo de possibilitar o acesso à cultura, principalmente para jovens que ainda vivem à margem desses quesitos, o projeto Cine Kids, através da Prefeitura de Monteiro, teve a oportunidade de aumentar seu público devido à disponibilidade de um ônibus que se deslocou até a periferia da cidade para que crianças, adolescentes e adultos pudessem participar da sessão.
Preparado para oferecer o contato com a arte todos os domingos na cidade, o projeto ainda conta com a participação voluntária de 20 monitores, quase todos da Escola José Leite de Souza, que preparam a sessão e organizam o local para a acomodação dos presentes. Segundo o professor Joelson, o projeto tem grande receptividade no município, o que facilita a preparação de novas sessões semanais.
A entrada para participar da sessão em vídeo é gratuita, com direito à pipoca e algodão doce. A coordenação do projeto pede que quem puder doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à campanha SOS Seca Monteiro, entregue na entrada do prédio. A iniciativa da UEPB conta com apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, além da Escola José Leite de Souza, do Colégio Lourdinas e da Rádio Cidade.