Professor da UEPB participa da Jornada Pedagógica da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha

09/02/2024

O Professor Dr. Rafael Ferreira de Souza Honorato, docente do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI, ministrou palestra na Jornada Pedagógica da Escola Cidadã Integral Almirante Saldanha, em João Pessoa, no dia 8 de fevereiro de 2024.
Na ocasião, o Professor abordou o tema “Desenvolvimento Curricular para Adolescentes e Jovens em Privação de Liberdade: conversas complicadas com a política de Educação Integral”. A partir de sua pesquisa de doutorado, o Professor trouxe reflexões importantes sobre as políticas educacionais voltadas para este público no sistema socioeducativo.
Em meio aos debates sobre os rumos da educação socioeducativa, a discussão sobre textualidade emergiu como ponto central. O Professor destacou que a textualidade vai além da mera interpretação/tradução, abrindo espaço para flexibilidade e contextualização. Através de uma análise crítica, ele salientou que as políticas curriculares, como a do Programa Janela para o Futuro, são construções interpretativas passíveis de falhas, pois se baseiam em interpretações prévias.
A participação do Professor Dr. Rafael na Jornada Pedagógica evidencia o compromisso da UEPB com a promoção de debates relevantes e o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas para todos os jovens, independentemente de suas circunstâncias. A Universidade se consolida como um agente fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.