Orientadora: Profa. Drª. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho
Área: Matemática
Orientadora: Profa. Drª. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho
Área: Matemática
Orientador: Prof. Dr. Brauner Gonçalves Coutinho
Área: Matemática
Orientador: Prof. Dr. Cládio Odair Pereira da Silva
Área: Matemática
Resumo de pesquisa: Neste projeto pretendemos estudar a teoria qualitativa das Equações Diferenciais Ordinárias, utilizando resultados clássicos de análise e topologia. Esta teoria tem como foco resolver uma equação diferencial ordinária no sentido qualitativo, isto é, extrair informações de uma determinada equação referente ao número, comportamento e propriedades de suas soluções.
Orientanda: Joice Daisyelle Bezerra Silva
Orientador: Prof. Dr. Natan de Assis Lima
Área: Matemática
Resumo de pesquisa: Este projeto tem como objetivo estudar todas as demonstrações dentro das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II, e assim obter conhecimento mais profundo e geral das importantes propriedades dos Limites, das Derivadas e das Integrais, ajudando o aluno envolvido, a fazer e compreender manipulações matemáticas tão importantes para a formação do professor e pesquisador em Matemática.
Orientanda: Layla Brito Mendes
Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca
Área: Matemática
Orientadora: Profa. Dra. Lílian Perobon Mazer
Área: Ciências Contábeis
Resumo de pesquisa: Ao perceber a relevância do tema para a economia nacional, em parceria com a OCDE, o governo brasileiro juntamente com sociedade civil, elaboraram uma plataforma para instituir a educação financeira nas escolas e para adultos em geral, conhecida como ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, cuja finalidade é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que que auxiliem a população a fazer escolhas financeiras mais conscientes. O ideal seria que a educação financeira fosse ensinada nos primeiros anos de vida da criança e depois a escola atuava como um segundo plano para reforçar os conhecimentos financeiros aprendidos com a família, porém o que se percebe na realidade brasileira é totalmente diferente do que seria o ideal, as pessoas não tem acesso à educação financeira nem na escola, muito menos no seio familiar, e isso é um dos fatores que mais influenciam para que eles não saibam tomar decisões, e se tornem adultos com muitos problemas de dívidas. Com base esse cenário a pesquisa tem o objetivo fazer um levantamento dos materiais didáticos gratuitos disponíveis na internet, para alcançar esse objetivo a metodologia utilizada será quanto aos objetivos exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos bibliográfica e documental. Ao final do estudo pretende-se conhecer quais são os materiais didáticos gratuitos disponíveis na internet, como eles são buscados e encontrados, qual é a metodologia abordada e quais as instituições que os disponibilizam, além de contribuir cientificamente para a discursão do tema e favorecer para ampliar o surgimento de novas pesquisas sobre essas questões.
Orientadora: Profa. Dra. Cristiane Agnes Stolet Correia
Área: Letras
Resumo de pesquisa: No presente projeto, temos dois objetivos principais como pontos de partida para nossa pesquisa, um ancorado nas Letras (mais especificamente, literatura feminina), e o outro, como um desdobramento deste para repensar uma filosofia do teatro, acompanhada de uma nova metodologia de trabalho. A partir da seleção de alguns arquétipos que remetem ao sagrado feminino nas obras literárias analisadas das autoras, buscaremos desdobrar questões e desenvolver reflexões, entendendo os apontamentos arquetípicos das autoras como imagens irradiadoras de provocações inovadoras artísticas, portanto, também no âmbito das Artes Cênicas. Quando expandimos tal percepção e consideramos a ideia de um inconsciente coletivo, um “espaço” recheado de imagens ainda mais profundas e antigas que o inconsciente pessoal – visto que remetem a mitos e símbolos culturalmente herdados no decorrer da história humana – é inegável o reflexo que tais imagens exercem na produção artística. Quando tais arquétipos são conscientemente reconhecidos, ultrapassando as profundezas da psique, tornam-se por sua vez matéria-prima para o fazer artístico, evidenciando possibilidades estéticas de ruptura e de contestação dos padrões socialmente estabelecidos, ao mesmo tempo em que representam uma possibilidade de retomada dos antigos mitos e da antiga sabedoria perdida com os adventos da “civilização” moderna. Teremos como aporte teórico para nossas considerações, além do vasto campo da Hermenêutica, dos estudos teóricos concernentes aos arquétipos e mitologias, das abordagens de cunho feminista, também pensadores proponentes de metodologias teatrais.
Orientando: Daniel Rodas Ramalho
Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva
Área: Letras
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva
Área: Letras
Resumo de pesquisa: Esta investigação científica objetiva estudar a obra de Graça Nascimento (1954), poetisa de Canhotinho, agreste de Pernambuco, dada a importância que sua obra tem para compreendermos, no âmbito da poesia brasileira de autoria feminina, temas que dizem respeito à luta das mulheres em uma sociedade patriarcal e a resistência delas contra toda um conjunto de códigos morais e comportamentais que visam disciplinar as mulheres, tolhendo-lhes as possibilidades de ser e de existir a partir da domesticação de seus corpos, desejos e prazeres. Ensejamos, portanto, investigar, a partir, sobretudo, dos temas de que trata, como a poesia de Graça Nascimento se contrapõe a essa disciplinarização e domesticação. Para tanto, ater-nos-emos à análise dos livros Na nudez da poesia (1991) e Outras Graças (2004) a partir da interface entre crítica literária feminista, estudos de gênero e Teoria Literária.
Orientanda: Ana Aline Sousa Nascimento
Orientando: Josiel Erick da Costa Leite
Orientadora: Profa. Dra. Melânia Nóbrega Pereira de Farias
Área: Letras
Resumo de pesquisa: No contexto desta pesquisa a Educação Antirracista é entendida como aquela onde a discriminação racial é tematizada como um problema estrutural da sociedade, que pode estar presente em todos os lugares, inclusive na escola, e pauta as relações entre os indivíduos desde a infância. Portanto, a partir dos resultados alcançados será possível estabelecer um canal de discussão profícuo com os gestores das instituições de ensino participantes da pesquisa, e com todos(as) os(as) educadores(as), inclusive e até de outras áreas do conhecimento, sobre a importância do cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/08 nos estudos em sala de aula, para o reconhecimento identitário da sociedade, na perspectiva de construir uma nova visão crítica em relação à diversidade cultural, social, política, étnico-racial, econômica e religiosa mais positiva.
Orientanda: Jessika Roberta Silva Leite
Orientadora: Profa. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragón
Área: Letras