Orientações básicas à comunidade CCHE quanto aos protocolos sanitários de segurança para o retorno às atividades presenciais

04/11/2021

A vacina não é apenas uma proteção individual, mas coletiva e fundamental. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, melhor será o processo para interromper o ciclo de transmissão do vírus. Por essa razão, queremos resguardar a saúde da comunidade CCHE. Assim, somente terá acesso às duas sedes, tanto Centro como o Altiplano, o membro que estiver vacinado.

As condições de trabalho devem respeitar todos os critérios recomendados como uso de máscaras, que inclui a cobertura da boca e do nariz; higienização das mãos, utilizando álcool em gel; bem como o distanciamento social mínimo de 1 (um) metro entre as pessoas. As recomendações sanitárias devem servir como balizadoras para os cuidados básicos.

A presença de sintomas respiratórios suspeitos da Covid-19 (dor de garganta, tosse, coriza, nariz congestionado, calafrios, febre, perda de paladar ou de olfato, bem como falta de ar) deve ser comunicada imediatamente a chefia, no caso dos funcionários, professores ou alunos, devem ser orientados sobre o isolamento e a procurarem por atendimento e testagem. Uma vez não confirmada a Covid-19, o retorno ocorrerá conforme a indicação médica.

Se a Covid-19 for confirmada, a pessoa deve permanecer afastada do CCHE e isolada em casa por 2 (duas) semanas. As pessoas com quem ela teve contato devem ser comunicadas e alguns procedimentos tomados, conforme o grau de risco da exposição ao contato.

Importante enfatizar a toda a comunidade que o comportamento social fora do CCHE deve respeitar os protocolos de segurança, evitando aglomerações. Recomenda-se ainda, a manutenção de convivência somente com grupos restritos.

Dúvidas pontuais relacionadas à volta ao presencial devem ser discutidas com as chefias, no caso de docentes e corpo técnico-administrativo; e com Professores e Supervisores de Estágio dos três cursos do CCHE, no caso de alunos e/ou estagiários.