Lançados os editais 2022 do PIBID e Residência Pedagógica para estudantes dos cursos de licenciaturas

22/09/2022

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou os editais referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica do ano de 2022. Ambos são voltados aos estudantes dos cursos de licenciaturas da Instituição interessados a atuar como bolsistas e voluntários dos programas.

Para o PIBID, há vagas para os cursos de Física, Química, Língua Inglesa, Matemática e Pedagogia, distribuídos nos câmpus de Campina Grande, Patos, Araruna, Monteiro e Guarabira. As inscrições para os interessados em participar da seleção podem ser feitas a partir desta quinta-feira (22), até o dia 27 de setembro, on-line, através do preenchimento do formulário no endereço eletrônico https://forms.gle/1ynEUWs4Hji4djMS8. O prazo pode ser estendido a critério da Coordenação Institucional do programa.

Já a seleção para discentes bolsistas e voluntários para a atuação nos subprojetos que compõem o projeto institucional de Residência Pedagógica, há vagas para os cursos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Pedagogia, Física, Química, Matemática, História, Geografia e Sociologia. Esses cursos estão distribuídos nos câmpus de Campina Grande, Catolé do Rocha, Monteiro, Guarabira e Patos.

As inscrições também se estendem até o dia 29 de setembro, e podem ser feitas através do formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/igPu9GbZkR6iZ1eu8.

Conforme os editais, para concorrer ao PIBID, o aluno deve ser estudante de cursos de licenciatura que integram o projeto institucional, ter concluído menos de 60% da carga horária regimental dos cursos, ser aprovado em processo seletivo realizado pela UEPB, declarar que possui pelo menos 20 horas semanais para dedicação às atividades do PIBID, entre outros critérios.

Na Residência Pedagógica, o estudante deve ter concluído mais de 50% da carga horária regimental da graduação, estar regularmente matriculado e frequentando o curso de licenciatura na área do subprojeto em que se inscreve, entre outros requisitos. O PIBID e a Residência Pedagógica visam proporcionar aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

A seleção dos candidatos ocorrerá no período compreendido de 3 a 6 de outubro de forma presencial. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 10 do mesmo mês no site ou por e-mail após a liberação das cotas de bolsas de cada área. As informações referentes às normas, requisitos e prazos dos editais podem ser conferidos nos documentos abaixo.

PIBID 2022 – Edital
Residência Pedagógica 2022 – Edital