I Encontro do Fórum de Currículo para a Educação e Projeto de Extensão “CONEXÃO CURRERE” reúne docentes e alunos em debate sobre políticas curriculares

12/09/2024

 

No dia 10 de setembro de 2024, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu um evento de singular importância acadêmica e intelectual: o I Encontro do Fórum de Currículo para a Educação e do Projeto de Extensão “CONEXÃO CURRERE – conversas com currículos e universidadesescolas”. Este encontro, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Experiências Escolares (GEPCEE/PROFEI/CCHE/UEPB), marcou um relevante ponto de convergência entre o conhecimento e as prática pedagógica, congregando docentes e discentes dos cursos de Letras e Matemática em um debate que extrapolou as fronteiras tradicionais da sala de aula.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Rafael Ferreira de Souza Honorato, o evento se consolidou como um espaço privilegiado de reflexão e diálogo, tendo como ponto alto a palestra ministrada pela Professora Dra. Maria Luiza Süssekind, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Em sua conferência, intitulada “O Fim do Mundo do Fim”, a professora Süssekind lançou mão de uma abordagem inovadora, tecendo uma rica intertextualidade entre o conto “O fim do mundo do fim”, de Júlio Cortázar, e o artigo “Ecologia dos saberes. Para adiar o fim da escola”. Seu discurso, impregnado de uma crítica contundente, abordou as complexas dinâmicas das políticas e teorias curriculares no atual cenário sociopolítico, caracterizado pelo avanço avassalador do neoliberalismo conservador. Nesse contexto, a professora enfatizou a necessidade imperiosa de uma educação que se paute pela democracia e pela inclusão, defendendo a centralidade da pesquisa como instrumento de resistência nas universidades escolas.

Realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da UEPB, o evento foi um momento ímpar de troca de saberes, ao qual se somou a possibilidade de acompanhamento remoto, por meio da transmissão ao vivo realizada pelo canal do YouTube do Fórum de Currículo para a Educação Básica. Essa dualidade entre o presencial e o virtual permitiu que um número ainda maior de interessados pudesse participar e se beneficiar das discussões promovidas.

O I Encontro do Fórum de Currículo para a Educação, ao lado do projeto “CONEXÃO CURRERE”, revelou-se uma iniciativa crucial para a promoção do diálogo entre a universidade e as escolas, criando uma plataforma robusta para que docentes, discentes e pesquisadores pudessem imergir em reflexões aprofundadas sobre temas de suma relevância, como as políticas curriculares, as transformações sociais em curso e o impacto do contexto político na educação. Esse fórum não apenas suscitou debates teóricos, mas também instigou a criação de soluções inovadoras para os desafios educacionais contemporâneos, estreitando os laços entre a formação acadêmica e o cotidiano escolar.

Outro aspecto de inegável importância foi a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências entre os participantes, enriquecendo assim o desenvolvimento de práticas pedagógicas que se alinhem às demandas do século XXI. Eventos dessa natureza contribuem significativamente para a formação contínua dos educadores, ampliando suas perspectivas sobre o papel da escola e da universidade no atual cenário sociopolítico e promovendo, sobretudo, uma educação que se quer cada vez mais democrática, inclusiva e transformadora.