Grupo de teatro Experieus apresenta o espetáculo O ancestral em nós: conexão entre corpos e vozes” em Serra Branca-PB

15/04/2024


No último domingo (07), o grupo de teatro Experieus vinculado ao projeto de extensão “As artes cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à Educação” desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Agnes, participou das festividades do 3º aniversário do Quilombo de Ligeiro de Baixo, localizado em Serra Branca-PB.

A professora, também atual Coordenadora de Extensão do CCHE, desempenhou um papel central durante o evento: representou o CCHE/UEPB na cerimônia de abertura do evento e liderou e atuou na apresentação teatral a “O ancestral em nós: conexão entre corpos e vozes”, que enfoca na força dos povos originários, culminando no resgate do personagem Tibira, indígena tupinambá assassinado no século XVII vítima de homofobia.

A diversidade musical brasileira foi apresentada pelas vozes de três atrizes-cantoras, dentre as quais duas são alunas do CCHE em Monteiro. Em seguida, o espetáculo teatral conjugou diversas linguagens cênicas, promovendo uma experiência ímpar. A ação integra o elenco de espetáculos do grupo Experieus, resultante do projeto de extensão em atividade desde 2014, foi submetida e selecionada no edital da lei Paulo Gustavo no ano anterior. Os recursos provenientes do edital foram investidos estrategicamente, para aprimorar o material gráfico e possibilitar, por exemplo, a contratação de serviços para registro audiovisual, viabilizando ainda a apresentação do espetáculo em outras cidades.

A celebração do 3º aniversário do Quilombo de Ligeiro de Baixo marcou um momento significativo na história da comunidade quilombola de Serra Branca-PB. A presença e contribuição da UEPB foram recebidas com entusiasmo e gratidão pela comunidade, proporcionando-lhes uma experiência cultural rica e inspiradora.

Essa participação reiterou o compromisso da Extensão em estabelecer parcerias sólidas e expandir suas fronteiras, promovendo diálogos cada vez mais enriquecedores. Rememorando a voz de Milton Nascimento “todo artista tem de ir aonde o povo está”, frisamos que na UEPB também se faz arte por seus artistas e cumpre seu papel social com muita alegria.

Serviço:

Grupo de Teatro Experieus
Cantoras: Jakellyne Ruth, Anne Andrade, Vitória Fernandes
Sonoplastia ao vivo: Adalto Carlos
Elenco: Cristiane Agnes, Daniel Quintans, Gabrielle Suamy, Joyce Lima, Neudenis de Carvalho
Direção Geral: Cristiane Agnes