Diretor e Coordenadores de Curso Se Encontram com Novos Alunos do Campus Monteiro

10/04/2023

No primeiro dia de aula na UEPB, campus Monteiro, os ingressantes tiveram a oportunidade de conhecer os coordenadores e as perspectivas do curso que irão estudar. Após a recepção dos ingressantes, entrevistamos os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, Letras e Matemática, que a seguir compartilham suas impressões, expectativas e conselhos para os novos alunos. Nessa entrevista foram abordados temas como: reações iniciais dos estudantes, a importância de aproveitar todas as oportunidades e a contribuição dos cursos para o futuro profissional dos alunos. As entrevistas oferecem uma visão abrangente do que é a vida acadêmica e como ela pode impactar na formação pessoal e profissional dos jovens universitários. Além disso, os coordenadores destacaram o papel do relacionamento entre colegas e professores na jornada acadêmica e a relevância do compartilhamento do conhecimento adquirido com as comunidades locais.

Professora Ilcleidene Freitas – Ciências Contábeis
P: Como você acha que os alunos reagiram ao conhecer o curso?
R: Alguns alunos se encantaram com a apresentação da coordenação, enquanto outros perceberam que o curso de Ciências Contábeis talvez não fosse o que desejavam fazer.
P: Quais são as suas expectativas para este novo grupo de alunos?
R: Enquanto coordenadora e professora de um componente curricular do primeiro período a minha expectativa é de que eles entendam que a Universidade é diferente do Ensino Médio. Que eles possam amadurecer e traçarem seus rumos se de fato for o curso de ciências contábeis que eles almejam
P: Quais são as suas dicas para os alunos aproveitarem ao máximo o curso?
R: Vivam a Universidade. Ela não recebe esse nome atoa…chegar, sentar e apenas ouvir o professor e o mínimo …os alunos devem aprender a conviver com múltiplos ambientes, do cultural ao acadêmico que a IES, pode oferecer.
P: Como você acha que este curso pode ajudar os alunos em suas carreiras futuras?
R: O curso de ciências contábeis tem colocado no mercado de trabalho excelentes profissionais, passando tanto pela criação de escritório profissionais próprios, consultores. Assim como aqueles que adquiriram gosto pelo lado acadêmico. De egressos nossos, temos já diversos professores com doutorado. Então, a lição que fica pode até parecer clichê, mas todos têm seu lugar ao sol, desde que se dedique no seu campo de atuação.
P: O que você espera que os alunos levem de volta para a comunidade depois de completarem esta
graduação?
R: O que espero que eles levem para suas diversas comunidades/municípios é uma mão de obra qualificada capaz de contribuir com o desenvolvimento local

Professora Maria da Conceição – Letras
P: Qual é a sua impressão sobre a reação dos alunos ao conhecerem o curso?
R: São reações diversas. Houve aqueles que se mostraram animados com as oportunidades que poderão surgir. Mas também aqueles que não esboçaram reações (estes talvez por estar iniciando um curso que não é exatamente seu “sonho”)
P: Quais são as suas expectativas em relação a este novo grupo de estudantes?
R: Ficamos animados tanto pela quantidade significativa de alunos ingressantes, como pelo entusiasmo demonstrado pela maioria.
P: Quais conselhos você daria aos alunos para que aproveitem o curso ao máximo?
R: Não deixem as oportunidades passarem. Hoje em dia, a Universidade consegue oferecer várias
oportunidades de aprendizagem que vão para além da sala de aula, e consegue deixar mais claro o trabalho, também com extensão e pesquisa. Então que os alunos saibam aproveitar essas oportunidades, não apenas como um meio para receber uma bolsa, mas, principalmente, para
aquisição do conhecimento (científico e também de mundo)
P: De que maneira você acredita que este curso pode contribuir para o futuro profissional dos alunos?
R: Além da preparação para inserção no mundo do trabalho, creio que damos oportunidades para que o aluno tenha contato com a realidade da sala de aula (seja através dos diálogos nos componentes curriculares, seja nos estágios ou nas demais atividades desenvolvidas ao longo do
curso). Isto se torna importante, porque não apenas os instrumentalizamos para atuarem nas escolas, mas apresentamos as diversas realidades que encontrarão nelas.
P: O que você espera que os estudantes possam compartilhar com a comunidade após concluírem esta graduação?
R: O principal compartilhamento que eles devem fazer é do conhecimento, pois de nada adianta conhecer e não compartilhar com demais. Seria o mesmo que acender uma lâmpada e colocá-la debaixo de uma caixa, sem serventia.

Professor Brauner Coutinho – Matemática
P: Como é a experiência com alunos iniciantes?
R: A experiência com alunos iniciantes é fascinante e permite reviver nossos próprios momentos como estudantes, recordando o início da emocionante jornada da graduação.
P: Quais informações são importantes transmitir aos alunos iniciantes?
R: É importante apresentar informações relevantes sobre o curso, como o projeto político pedagógico, componentes obrigatórios e eletivos, bem como os programas e projetos de pesquisa e extensão da instituição.
P: Qual é o papel do aconselhamento sobre atitudes e comportamentos no ambiente acadêmico?
R: O aconselhamento sobre atitudes e comportamentos adequados no ambiente acadêmico é fundamental para contribuir significativamente para o sucesso da trajetória acadêmica dos alunos.
P: Por que é importante orientar os alunos sobre relacionamento com colegas e professores?
R: O relacionamento com colegas e professores é uma parte essencial da experiência universitária, e orientá-los a respeito disso pode ajudar os alunos a enfrentarem os desafios inerentes à vida universitária, desenvolver habilidades interpessoais e construir uma rede de relacionamentos sólida e valiosa.