CONSTRUÇÃO DO 2º BLOCO DE SALAS DE AULAS DO CCHE – UEPB É DESTAQUE NO ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO ESTADUAL 2024

10/06/2024

A Audiência do ODE 2024 que ocorreu no sábado (08/06/2024) reuniu representantes da população do Cariri Ocidental na cidade de Monteiro.

Há 13 foi implementado no Estado da Paraíba o Orçamento Democrático Estadual (ODE). Através desta política pública, as diversas regiões podem opinar e apresentar suas demandas para serem atendidas através da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte.

No último sábado (08/06) a 5ª região, que reúne 18 munícipios do cariri ocidental, apresentou suas demandas. Na audiência os eixos temáticos priorizados foram Educação, Saúde e Agricultura Familiar.

O eixo temático com a votação mais expressiva foi Educação, que somou 1427 votos. Isto se deve a grande mobilização em torno da Construção do 2º Bloco de Salas de Aula da UEPB Campus VI em Monteiro – PB, que foi assumida como uma demanda regional. Ao todo 11 munícipios apoiaram a demanda. Dentre eles, Amparo, Caraúbas, Congo, Coxixola, Monteiro, Parari, Prata, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca e Zabelê, demonstrando que a população compreende a importância da UEPB no Cariri e, sobretudo, a necessidade de sua ampliação. A expectativa é de que a Construção de um segundo bloco de salas de aula permita o fortalecimento e integração dos Cursos já existentes, mas também abrir uma discussão regional sobre a possibilidade de novos Cursos de Graduação e Pós-graduação.

Durante o espaço de falas da população a estudante Anielly Nunes que representou o munícipio de Prata enfatizou que “a UEPB é um patrimônio do povo paraibano. A construção do segundo bloco da UEPB no Campus – VI é um desejo dos municípios que estão aqui. A UEPB também apoia a luta dos quilombolas, dos agricultores, da saúde, pois tudo está interligado.”.

Para o Diretor do CCHE – UEPB, Prof. Zé Luiz Cavalcante, “a fala de Anielly que é estudante da Licenciatura em Matemática, reflete o sentimento da comunidade do CCHE, mas também o desejo da população do Cariri. Vamos completar 18 anos de ensino superior público e gratuito na região. Podemos e devemos fazer mais pelo Cariri. Para isto, a ampliação com a construção do 2º Bloco de Salas de Aula é fundamental. Agradecemos a cada munícipio, cada entidade, cada movimento que apoiou a demandas. Aos colegas docentes, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores que batalharam por este resultado”.

Os eixos de Saúde e Agricultura vieram em seguida como mais votados cada. Na saúde existem demandas específicas como a aquisição de aparelho de ressonância magnética para o Hospital Regional Santa Filomena e a Estadualização do Hospital Municipal de Serra Branca. Na agricultura familiar os pleitos também são diversos abrangendo a aquisição de tratores e implementos agrícolas, regularização fundiária, construção de queijeiras e etc.

Em 2015, um movimento semelhante no ODE permitiu a priorização da Educação e a construção da Sede Altiplano, a obra que foi executada pelo Governo do Estado através da SUPLAN foi um pedido da população caririzeira.

O Governador do Estado, João Azevedo, que presidiu a audiência, reconheceu que a demanda da UEPB foi destaque na audiência e se comprometeu a buscar alternativas junto a Reitoria em prol do pleito. Na próxima etapa do ODE, os conselheiros que representam a região irão defender a priorização das demandas regionais mais votadas, fazendo valer a participação e o desejo do povo caririzeiro de ver concretizado a Construção do 2º Bloco de Salas de Aula da UEPB Campus VI em Monteiro.