Centro de Ciências Humanas e Exatas forma novos profissionais nas áreas de Letras, Matemática e Contábeis

08/11/2016

Clique para exibir o slide.

O Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, da cidade de Monteiro, abriu suas portas na noite desta segunda-feira (7) para a solenidade de Colação de Grau Acadêmico do período letivo 2016.1 das turmas de Bacharelado em Ciências Contábeis, e Licenciaturas em Letras/Espanhol, Letras/Português e Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após anos de dedicação, 41 novos profissionais formados pelo Câmpus VI se colocam no mercado de trabalho para retribuir à sociedade os conhecimentos adquiridos durante seus estudos.

Acompanhados por familiares e amigos e certamente tomados pela emoção por concluir o ensino superior, os formandos receberam as boas-vindas do pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. Aberta a solenidade, chegou o momento dos recém-formados prestarem juramento, como forma de compromisso profissional e dedicação às suas respectivas formações. Todos os alunos foram representados pela estudante Elis Regina Guedes de Souza, concluinte do curso de Letras/Espanhol.

Após o comprometimento com a carreira e nova função social que passarão a exercer, foi a vez de ouvir o que pensam os formandos. Escolhida oradora, Roseli dos Santos, do curso de Ciências Contábeis, distribuiu lembranças, destacou a atuação dos professores e funcionários da UEPB, valorizou o apoio de todos os familiares e, acima de tudo, focou nos desafios que todos terão como novos profissionais.

“A partir de hoje seguiremos novos caminhos. A UEPB nos deu essa oportunidade de seguir adiante em busca de novos conhecimentos. Vamos valorizar nossa condição de seres pensantes e viver esse conhecimento praticando o bem. Assim, tenho certeza que faremos a diferença e iremos construir a nossa história com muitas vitórias”, discursou Roseli dos Santos.

O paraninfo das turmas do semestre 2016.1 do Câmpus Pinto de Monteiro, professor José Luiz Cavalcante, agradeceu o convite para emprestar seu nome em um momento tão singular na vida acadêmica desses alunos, como também aproveitou o momento para dividir a alegria que todos estavam sentindo naquele momento e dar conselhos aos novos profissionais. “Tudo o que vocês vivenciaram na UEPB começou ou está relacionado com essa noite sublime”, disse o professor que ainda abordou em seu discurso a honra de estar ligado à Universidade Estadual da Paraíba.

“Vocês vão alçar voos em suas respectivas profissões que estarão diretamente ligados com os dias que representaram as lutas que vocês tiveram na UEPB. Tenho orgulho de fazer parte desta Instituição e tenho certeza que vocês também já o têm, mas que, sobretudo, a partir de agora levarão para sempre o nome da UEPB na vida profissional de vocês. Por isso, agradeçam aos seus familiares que, com certeza, foram fundamentais para que esse momento acontecesse”, afirmou Luiz Cavalcante.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão, destacou em seu discurso que cada solenidade de Colação de Grau Acadêmico é um momento de renovação, por cada turma ser singular dentro de uma estrutura gigantesca que é a da Universidade. Ele ainda destacou o momento de vitória dos alunos, mas também alertou para as incertezas que o ensino superior público vem passando. “A UEPB avançou nos últimos anos, mas a educação brasileira ainda tem um déficit que precisa ser sanado por vocês e pelas próximas gerações. Passamos por um momento de incertezas nas esferas política e econômica do Brasil, mas temos que continuar com o desafio que há 50 anos move essa Universidade. Vamos lutar para continuar formando cidadãos, para termos cidades melhores, uma Paraíba melhor e acima de tudo um mundo melhor”, disse.

Para concluir a solenidade de Colação de Grau Acadêmico, representou os estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, a aluna Maria Raiana Pereira, que recebeu o grau do professor e coordenador, Josemar Farias Cordeiro. Os alunos do curso de Letras/Espanhol foram representados por Valdirene Andrade, e os de Letras/Português, por Jéssica Rodrigues Silva, que receberam o grau conferido pelo professor Wanderlan da Silva Alves.

Já os concluintes do curso de Licenciatura em Matemática foram representados por Lúcia Fernanda de Albuquerque, que recebeu o grau acadêmico do professor e coordenador do curso, Luciano dos Santos. Após o momento de confirmação do grau acadêmico, uma grande salva de palmas foi direcionada aos novos formandos do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba.

A mesa solene foi formada pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão; pelo diretor do Câmpus VI, professor Marcelo Medeiros; pelo paraninfo das turmas, professor José Juiz Cavalcante; o diretor adjunto do Câmpus VI, Adeilson da Silva; a pró-reitora Estudantil da UEPB, professora Núbia do Nascimento; a pró-reitora adjunta de Gestão Administrativa da UEPB, Angélica Lucena Nóbrega; o pró-reitor adjunto de Finanças da UEPB, Ulisses Albino; e o capitão da Polícia Militar, Paulo Guilherme Rodrigues.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos