Carta Programa – Ética, transparência e serenidade – Continuamos campus VI, continuamos UEPB!

12/09/2012

Carta Programa
Ética, transparência, serenidade.

Continuamos campus VI, continuamos UEPB!

Carta programa dirigida aos docentes, funcionários e estudantes do Centro de Ciências Humanas e Exatas, do Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro, para apresentação das candidaturas dos professores José Joelson Pimentel de Almeida e José Humberto do Nascimento Cruz, respectivamente a Diretor e a Diretor Adjunto de Centro, no período de outubro de 2012 a setembro de 2014.

 Apresentação

A Universidade que queremos, aquela que está conforme os anseios gerais da comunidade, certamente tem características da pluralidade. Esta exige, ao nosso ver, um exercício democrático da gestão, em que o projeto seja construído de acordo com a comunidade universitária, formada por professores, alunos e funcionários técnico-administrativos.

A comunidade é plural, pois é feita de gente: de pessoas que pensam, que sentem, que sonham, que erram e que acertam. O respeito à opinião do outro, ainda que contrária à nossa, deve ser sempre salvaguardado numa gestão ética e transparente, com direito à participação democrática, considerando os diversos pontos de vistas necessários ao amadurecimento político com vista à tomada de decisões. Ao se tomar a Universidade como o lugar de diversidade, de pluralidade e de ideias, percebe-se que somos diferentes, e que é essa diferença que se configura na principal responsável pelas grandes mudanças estruturais das instituições públicas, pela própria dialética que impede que as instituições transformem-se em frios blocos de pedra. Não podemos cuidar das paredes do prédio, sem acima de tudo, cuidar das pessoas. São elas que dão vida e sentido ao edifício. Nossa gestão assim se configura.

A Universidade é acima de tudo o lugar da humanização. Por isso que é nosso desejo incentivar novas relações humanas e profissionais para uma autêntica vivência ética em vista da boa saúde do nosso ambiente que é a Universidade. Conforme Paulo Freire, uma ética que coloque o ser humano como centro e fim de nossas ações: “Quando, porém falo da ética universal do ser humano estou falando da ética enquanto marca da natureza humana, enquanto algo absolutamente indispensável à convivência humana”.

As propostas para atingirmos a nossa meta incluem: uma gestão ética, transparente, democrática e participativa, visando sempre aos debates e discussões com professores, alunos e técnico-administrativos de nossa Universidade. Continuamos com o propósito de gestão que não admite personalismos, favorecimentos pessoais ou de pequenos grupos, primando pela publicidade das ações a fim de que todos tomem conhecimento e participem da vida administrativa do nosso Centro. O slogan Continuamos Campus VI, continuamos UEPB! Aponta o nosso propósito de atingir o coração e as mentes da nossa comunidade para que novos caminhos de trabalho, responsabilidade, transparência, solidariedade e respeito possam surgir em nosso meio acadêmico.

Assim, a proposta de gestão responsável permanece nesta Carta Programa, constituindo a expressão dos anseios e expectativas dos segmentos da comunidade universitária do Campus VI, acreditando que nenhum trabalho pode ser realizado de forma satisfatória se não houver o apoio e a participação de todos os interessados.

Contamos com o engajamento de todos nesse Novo Projeto democrático e participativo para o Campus VI. Nós fazemos parte dessa história e continuaremos a fazer, mudando o que necessário for. Continuamos também com Drummond, pois “vamos de mãos dadas”, com ética, transparência e serenidade.

 Propostas para Direção do CCHE

Como estivemos ao longo de dois anos à frente desta gestão, podemos fazer um balanço e uma autoavaliação. Percebemos que avançamos bastante em alguns aspectos e que precisamos ser vigilantes em outros. Avançamos no sentido de amadurecimento do que seja uma Universidade, oportunizando que alunos, professores e funcionários exerçam o seu legítimo direito à autonomia em suas ações e liberdade de opinião. Respeitamos a autonomia das coordenações de curso e as coordenações de estágio, extensão e pesquisa. Apoiamos o movimento estudantil, por meio do DCE, mas sem interferir em suas ações, uma vez que compreendemos que sua atuação deve ser autônoma e independente em relação às políticas administrativas da Universidade. Conseguimos avançar em termos estruturais, principalmente com a consecução do projeto arquitetônico de construção de nosso câmpus, projeto elaborado pela equipe do Oscar Niemeyer, arquiteto reconhecido mundialmente.

Infraestrutura

Diligentemente procuraremos apoios em todas as instâncias internas e externas à UEPB para a construção do câmpus VI. Lembramos que já conseguimos a doação de 8 hectares de terra e o projeto assinado pela equipe do Oscar Niemeyer. Lembramos ainda que esta construção é prioridade não somente nossa, é também da reitoria da UEPB.

Procuraremos adquirir e instalar equipamentos, montando ou melhorando os laboratórios dos cursos, de tal forma a oportunizar aos alunos que estejam durante a sua formação em contato com o que há de melhor em suas profissões.

Continuaremos a defender e respeitar a autonomia dos vários segmentos que perfazem a comunidade acadêmica da UEPB, dos movimentos estudantis, dos professores, das coordenações.

Defenderemos os princípios da administração pública previstos na Constituição, quais sejam, da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Apoiaremos a construção do Planejamento Estratégico da UEPB (2013 – 2016).

Apoiaremos a construção da identidade organizacional da UEPB (Construção dos seguintes elementos: Missão; Visão e valores).

 Incentivaremos a implementação de um Núcleo de Assessoria e Assuntos Comunitários (NAAC), com a finalidade de promover ações de assessoria e apoio a micro, pequenas e médias empresas, orientação aos comerciantes e comunidade caririzeira, prestação de serviços comunitários, oferecendo oportunidade para que os alunos do curso de Ciências Contábeis possam participar da vivência de gestão e tenham uma possibilidade de estágio, com a participação também dos demais cursos, no oferecimento de projetos de intervenção ou orientação sociais.

Incentivaremos a prática esportiva com torneios periódicos para integração da comunidade e promoção de hábitos saudáveis na população.

Incentivaremos e disponibilizaremos espaços para a realização de eventos culturais como: apresentações teatrais, dança, música, saraus, mostra cinematográfica, saraus e outros.

Incentivaremos a criação de cursos de idiomas voltados à comunidade universitária.

Implementaremos atividades para recepção dos calouros a cada novo ano letivo, procurando instaurar uma convivência aprazível entre os discentes recém-ingressos e os demais integrantes da nossa comunidade acadêmica, incluindo discussões sobre o sentido e o significado da Universidade; a história da UEPB e sua relevância nos cenários local e nacional; importância do câmpus VI nesse cenário; debates sobre campos de atuação dos profissionais formados pelos cursos aqui oferecidos; linhas e projetos de pesquisa em que se enquadram os nossos docentes; direitos e deveres dos alunos; apresentação dos gestores e funcionários e da infraestrutura do câmpus VI.

Fomentaremos e incentivaremos a criação de políticas que contribuam para o engajamento dos discentes na vida acadêmica para além dos intramuros da sala de aula.

Promoveremos ações que viabilizem o cumprimento das atividades acadêmicas com a finalidade de cumprir a carga horária complementar dos nossos cursos de graduação, tendo em vista que na região não há atividades suficientes para esta complementação. Com essa ação, não estamos referindo-nos apenas à realização de eventos acadêmicos, mas também ao despertar do discente para a pesquisa científica, mediante a produção de artigos científicos e à apresentação ou publicação deles em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, além de atividades culturais e esportivas.

Incentivaremos e apoiaremos a criação e ampliação de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) para o curso de Matemática, lembrando que já temos um em Estudos Linguísticos e Literários e outro em Perícia e Auditoria Contábil recém-aprovados e em funcionamento.

Melhor utilização do site do CCHE a fim de divulgar as nossas ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de atividades culturais e de eventos a ocorrer no câmpus. Além de ser um espaço apropriado para divulgação de eventos acadêmicos nas áreas de Letras, Matemática e Ciências Contábeis e ciências afins.

Incentivar os professores e pesquisadores à participação nos fóruns de debates acerca dos cursos, pondo a nossa universidade no cenário nacional de discussão sobre as políticas implementadas, as propostas oficiais e o futuro dos profissionais que formamos.

Daremos visibilidade aos projetos de extensão em desenvolvimento, incentivaremos o desenvolvimento de outros cursos de extensão, promovendo um diálogo entre nossas pesquisas e práticas com as demandas e conhecimentos da comunidade local; lembrando que se temos muito o que ensinar à comunidade caririzeira, da mesma forma temos muito a aprender com ela.

 Implementaremos a realização de seminários acadêmicos nos quais os alunos de graduação, matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso ou que já a cursaram, apresentarão para os demais membros do câmpus VI as suas propostas de pesquisa ou os resultados das pesquisas já concluídas.

Incentivaremos intercâmbios entre o nosso câmpus VI e os demais Campi de nossa UEPB, entre nosso câmpus e outras universidades circunvizinhas à nossa região e outras, nacionais e internacionais, consolidando a idéia de que nossa ação tem grande relevância para a região, mas estende-se além de nossos muros.

Motivaremos, apoiaremos e promoveremos a divulgação de grupos de estudos e pesquisas, a fim de que se consolidem núcleos segundo as linhas de pesquisa integradas pelas áreas dos pesquisadores que aqui atuam.

Melhoraremos a área de convivência dos estudantes, para que se possam melhorar as relações entre os alunos, bem como a interação entre alunos dos diferentes cursos do campus.

Verificaremos a viabilidade técnica para implantação de melhoria nos serviços de internet no interior do Campus com a ampliação dos pontos de acesso para que em todos os ambientes seja possível a conexão.

Incentivaremos a criação de novos laboratórios adequados à melhor formação dos nossos alunos segundo as necessidades dos nossos cursos, a partir dos projetos dos professores.

Essas propostas foram construídas a partir do que ouvimos no cotidiano dos professores, alunos, funcionários técnico-administrativos, prestadores de serviços e funcionários das empresas terceirizadas no campus, ao longo destes dois anos em que estivemos à frente da Direção de Centro. Queremos continuar com esse trabalho, fundado no diálogo, com princípios éticos, transparência nas ações, seriedade e serenidade nas decisões, mantendo o respeito a todos. Nesse aspecto, acreditamos firmemente representar os diversos segmentos interessados No caminho para a melhoria da qualidade e desenvolvimento de nossa Universidade.

Monteiro, PB, 12 de setembro de 2012

Prof. Drn. José Joelson Pimentel de Almeida
Prof. Ms. José Humberto do Nascimento Cruz