Campus VI da UEPB se prepara para celebrar 19 anos de presença e atuação no cariri paraibano

11/08/2025

Desde 2006 o Centro de Ciências Humanas e Exatas tem lugar de destaque no Ensino Superior da região do Cariri.

Em agosto de 2006, a região do Cariri paraibano recebia seu primeiro campus universitário. O Campus VI da UEPB, sob a égide do pertencimento e do enraizamento, recebeu o nome do poeta Pinto do Monteiro, personagem fundamental da cultura popular nordestina.

O Centro de Ciências Humanas e Exatas reúne os cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras – Português e Licenciatura em Letras – Espanhol, além dos cursos de Pedagogia e Educação Física, ofertados por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR). Nestes 19 anos, o CCHE já formou mais de 1.200 profissionais.

Com destaque também para as atividades de pesquisa e extensão, o CCHE desenvolve diversas ações e produções que vêm sendo frequentemente premiadas em eventos e publicadas em periódicos nacionais e internacionais.

Outro ponto de destaque na atuação do CCHE na região é a participação do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca — órgão estratégico que funciona como indutor da cultura regional —, com ênfase na realização de festivais e na manutenção da Orquestra Sanfônica Dejinha de Monteiro.

Outra seara importante no Campus VI é a participação política nos pactos de desenvolvimento regional, como o Pacto Novo Cariri e o Pacto Cariri Sustentável. Por meio dessa participação, o CCHE-UEPB sediou, em março de 2025, o I Seminário das Águas do Cariri Paraibano.

As comemorações pelos 19 anos do CCHE-UEPB se iniciam com a Colação de Grau 2025.1, que terá um número recorde de formandos — serão mais de 70 novos profissionais.

Dando sequência às festividades, o CCHE participará diretamente da organização da 2ª edição da Festa Literária de Monteiro, que ocorrerá entre os dias 27 e 29. Na programação, teremos palestras, oficinas, lançamento de livros e apresentações culturais.

No dia 29, será momento de celebração na Praça João Pessoa, em Monteiro – PB. O encerramento da FLIMON culminará com um grande sarau em homenagem ao CCHE-UEPB, que celebra 19 anos de cores, sorrisos e histórias.