CAMPUS VI DA UEPB CELEBRA SEUS 18 ANOS DE ATUAÇÃO NO CARIRI EM NOITE DE ARTES, SABERES E EDUCAÇÃO

30/08/2024

 

Com Aula de Magna de Marco di Aurélio CCHE-UEPB viveu uma noite histórica.

 

A noite de 29 de agosto de 2024 ficará marcada na história do cariri paraibano como uma celebração que mostrou a importância da presença da UEPB na região. Com um público expressivo de mais de 250 participantes, os docentes, servidores técnicos administrativos, estudantes e colaboradores do CCHE-UEPB receberam autoridades, representantes institucionais e pessoas da comunidade.

Sob o mote “CCHE-UEPB,18 Anos de Artes, Saberes e Educação”, que foi inspirado por Flávia Alcântara, estudante de Licenciatura em Letras Português, o evento acolheu a comunidade com poesia, música e conhecimento. A abertura foi realizada pela a Orquestra Sanfônica Dejinha de Monteiro, que faz parte do Núcleo de Arte Zabé da Loca. Sob a batuta do maestro Claudinho de Monteiro, a orquestra encantou o público com muito forró e releituras de clássicos do cancioneiro popular brasileiro.

Na sequência, o Prof. Zé Luiz Cavalcante, Diretor do CCHE que deu as boas-vindas ao público, destacando a presença da Direção do CDSA-UFCG representado Prof. Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, da Direção do IFPB – Campus Monteiro, representado pelo Prof. Jorge Brasil, a toda Diretoria do DCE, ressaltando também, a importância da comunidade acadêmica estar presente como forma de agradecimento aos muitos parceiros da UEPB, como as Secretarias de Educação Municipais e as Prefeituras do Cariri, a Gerência Regional de Educação, e o SEBRAE Monteiro, dentre outras.

Após a recepção dos presentes, o Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (PRIMA) do Governo do Estado da Paraíba fez um concerto que inspirou Johnatan Nunes, estudante da Licenciatura em Matemática, a convidar em verso e poesia a Magnífica Reitora Profª. Célia Regina Diniz para prestar sua homenagem ao CCHE. Acompanhada da sua comitiva, formada pela Pró-reitora de Planejamento Poliana Xavier e a expressão da “memória fotográfica” da UEPB, Servidora Paizinha Lemos. A Reitora Célia Regina Diniz destacou o papel da UEPB, do CCHE e dos outros campi como símbolo da importância da política de interiorização da nossa Universidade.

Em seguida, em homenagem a todos que estavam envolvidos na instalação e inauguração do CCHE-UEPB em 28 agosto de 2006. O Prof. Zé Luiz convidou o jornalista Paulo Viana que fez a apresentação do ilustre convidado Marco di Aurélio que ministrou a Aula Magna dos 18 anos do CCHE, repetindo um feito histórico, já que ele foi quem ministrou nossa primeira Aula Magna.

Após a Aula Magna, a comunidade cantou os parabéns para o CCHE, acompanhado da voz do Cantor Osmando Silva, estudante da Licenciatura Plena em Letras Espanhol. Na ocasião o mesmo recebeu a 2ª parte da homenagem feita a ele no São do CCHE-2024.

Para o encerramento da noite, contamos com o emocionante Sarau das Luzes, que contou com participação de Laudivam Freitas, Pedro Soares, Zé Luiz do Candeeiro e músicos convidados.

O Prof. Zé Luiz destacou que “o sucesso desta comemoração está na participação efetiva da comunidade acadêmica e dos parceiros da UEPB. Quem entende o valor do Campus VI para o Cariri está feliz com a noite de hoje. Cada professor, técnico, estudante e colaborador que por aqui já passou, sabe o tamanho desse sentimento. A presença das pessoas da comunidade, Marco di Aurélio história viva do nosso povo. Tudo isso é motivo de celebração. Os colegas diretores e diretoras de Centro, os atuais coordenadores, todos são parte disso. Hoje celebramos o CCHE com um pé no presente e outro no futuro, mas sem nunca perder de vista o passado que nos trouxe até aqui.”

A Professora Ilcleidene Freitas, Diretora Adjunta do CCHE, “também ressaltou a noite histórica e a importância da UEPB para o Cariri Paraibano. Agradecendo a todos os parceiros, em especial ao SEBRAE e a Secretaria Municipal de Educação de Monteiro.”

Para Sebastião Ferreira dos Santos Neto, estudante do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, “o aniversário do CCHE foi uma bela celebração, muito organizada, memorável e repleta de momentos incríveis e especiais”.

Parabéns a todos e todas que fizeram e fazem o Campus VI “Poeta Pinto do Monteiro”.Viva ao CCHE, viva ao UEPB!