01/02/2016

Cultura e educação juntas. Como forma de divulgar uma das maiores expressões populares do Brasil e levar à comunidade acadêmica o clima do carnaval, o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da Universidade Estadual da (UEPB), em Monteiro, realiza na próxima sexta-feira (5) o desfile do bloco carnavalesco “Pinto Colorido”.

Este será o segundo ano que o bloco sairá na cidade espalhando música, cores e poesia por onde passar. O bloco é resultado de uma iniciativa de professores e alunos da UEPB, juntamente com alguns moradores da cidade de Monteiro com quem a Universidade tem estabelecido parcerias e desenvolvido projetos culturais.

A proposta dos organizadores é que o bloco aproxime ainda mais a Universidade da comunidade do Cariri paraibano. O bloco percorrerá algumas ruas da cidade ao som das antigas marchinhas de carnaval. Aliando diversão e resgate cultural, a proposta é iniciar, de certa forma, a retomada dos festejos carnavalescos na cidade de Monteiro.

Com a iniciativa os organizadores também pretendem que a comunidade relembre músicas de inesquecíveis carnavais, mostrando às novas gerações a beleza e a poesia das festas de momo do passado. A trilha sonora que vai animar os foliões do CCHE é composta por marchinhas, frevos e sambas. O hino oficial do grupo foi composto pelo professor José Luiz Cavalcante, com a colaboração do poeta Marco Di Aurélio, que enviou uma marchinha para integrar a trilha sonora do bloco.

O hino e o bloco são uma homenagem ao poeta Pinto do Monteiro. Em seu primeiro ano, o “Pinto Colorido” também prestou uma homenagem a outra personalidade importante para a história da cultura do município de Monteiro, Zabé da Loca. Nesse seu segundo ano, o homenageado é seu Zé Preto da Mazurca de Santa de Catarina. O bloco sairá às 18h. A concentração será em frente ao CCHE.

Texto: Severino Lopes

O post Bloco de carnaval organizado por professores e estudantes desfila pela segunda vez em Monteiro apareceu primeiro em UEPB.