Abertas inscrições para projetos de música e arte e mídia no Núcleo de Arte e Cultura do Câmpus de Monteiro

13/10/2013

O Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, está com inscrições abertas para os projetos de música e de arte e mídia ofertados como parte das atividades do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, no Núcleo de Arte e Cultura ou pelo email nucleozabedaloca@gmail.com.

inscricoes-projetos-nucleo-de-Arte-e-Cultura-Zabe-da-Loca-uepb-2Os cursos voltados à música – Percepção musical, Sanfona e Teclado – propõem uma formação com vistas ao desenvolvimento da musicalidade nas partes teórica e prática. No decorrer dos cursos, são propostas reflexões sobre músicas da região, além de músicas brasileiras, passando por vários estilos, do popular ao erudito.

O curso de Percepção Musical é voltado para desenvolver a parte teórica da música, especificamente para a leitura de partituras. É indicado para músicos e não músicos, a fim de colaborar com a percepção auditiva, promovendo atividades para a compreensão de ritmos, compassos, melodias, harmonias, diferentes sons de acordo com os instrumentos, dentre outros aspectos.

Para fazer os cursos de Sanfona e Teclado, é necessário que os participantes possuam seus instrumentos. O curso de Percepção Musical não necessita de instrumento, nem possui pré-requisitos.

inscricoes-projetos-nucleo-de-Arte-e-Cultura-Zabe-da-Loca-uepb-4Já o curso De Aruanda à Caravana Farkas tem a proposta de revisitar todos os clássicos do cinema nacional e criar um grupo com senso crítico e conhecimento da cultura, para criar em fotos e vídeos o reflexo da identidade que nas últimas décadas passou por modificações que transformaram toda uma realidade, com os meios de comunicação invadindo lares e impondo passivamente toda a alienação dos veículos midiáticos. As atividades propostas pretendem fazer uma reflexão do violeiro à literatura de cordel, do rádio de pilha à televisão, do orelhão aos smartphones, da antena parabólica ao youtube, enfim, sobre os últimos 15 anos que mudaram toda a forma de se comunicar e interagir.

Turmas e horários

Percepção musical

Professor: Claudinho

Turma 1: Terças, das 9h às 11h

Turma 2: Sextas, das 15h às 17h

Turma 3: Quintas, das 20h às 22h

Sanfona

Professor: Claudinho

Turma 1: Sábados, das 7h às 9h

Teclado

Professor: Claudinho

Turma 1: Sábados, das 9 às 11h

De Aruanda à Caravana Farkas: Uma construção audiovisual da identidade

Professor: Asley Ravel

Turma 1: Terças e quintas, das 9h às 11h

Turma 2: Terças e quintas, das 15h às 17h

Turma 3: Terças e quintas, das 19h às 21h

Perfil dos ministrantes

Claudinho: Filho de Dejinha de Monteiro, começou sua carreira ainda cedo. Possuía 14 anos de idade quando já acompanhava seu pai tocando teclado em turnês Brasil afora. Fez conservatório musical a partir dos 19 anos. Produtor musical, arranjador, instrumentista e compositor, Claudinho é procurado por diversos músicos e bandas do Brasil e do exterior para suas produções. Em seu repertório, gosta de incluir sempre Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Dejinha de Monteiro, Flávio José, Jackson do Pandeiro, dentre vários outros músicos consagrados. Dentre outros, já acompanhou artistas como Santana, Josildo Sá, Flávio Leandro, Flávio José, Cristina Amaral, Novinho da Paraíba e Pinto do Acordeon.

Asley Ravel: Possui sensibilidade para as artes e, em especial, para o registro do que se produz artisticamente nos sertões da Paraíba. Isto se traduz em uma busca contínua pelo apoio aos artistas da região do Cariri paraibano. Faz o seu trabalho com o seu próprio equipamento, procurando registrar poetas, cantadores, práticas folclóricas, musicais, dentre outras. É fotógrafo, cinegrafista e produtor audiovisual. Seu trabalho inclui oficinas sobre fotografia e cinema, tendo feito trabalhos para artistas como Flávio José. Entre suas produções cinematográficas, estão “Caçadores de botija” I e II. É criador da Karabina, uma produtora independente.

O Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca tem como coordenador o professor José Luís Cavalcante. Outras informações podem ser obtidas por email nucleozabedaloca@gmail.com.