Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores lança edital para formação da turma de mestrado

23 de maio de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas, até 21 de junho, para o processo seletivo do curso de mestrado, com turma para o segundo semestre de 2022. Ao todo, estão sendo ofertadas 31 vagas, para as quais podem se candidatar professores portadores de diploma de quaisquer licenciaturas. As aulas ocorrerão de maneira presencial, no Câmpus I, em Campina Grande.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) podem ser feitas através do sistema on-line, no endereço https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes. Logo em seguida, o candidato deve enviar para o e-mail inscricoesmfpuepb@evento.uepb.edu.br, dois PDFs: um contendo uma cópia do projeto de pesquisa (sem nenhuma identificação) e outro com as cópias digitalizadas, em frente e verso, de todos os documentos exigidos para a inscrição.

Os interessados poderão submeter seus projetos em uma das seguintes linhas de pesquisa: “Linguagens, Culturas e Formação Docente”, ou “Ciências, Tecnologias e Formação Docente”. O processo seletivo constará de três etapas, sendo a primeira e a segunda etapas (análise do projeto de pesquisa e prova escrita) com caráter eliminatório e a terceira (entrevista e arguição sobre o projeto) com caráter eliminatório e classificatório.

O PPGFP integra a política da UEPB em fornecer capacitação e formação continuada em áreas estratégicas e críticas para o desenvolvimento da região, configurando-se como o primeiro mestrado profissional na área de Educação implantado no país. Um dos seus principais objetivos é capacitar professores da Educação Básica para o exercício profissional, buscando aperfeiçoar a prática docente, o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento, além de permitir a intervenção destes professores nas escolas básicas, pertencentes aos cenários local, regional e nacional.

As instruções completas sobre o processo seletivo e documentação necessária podem ser acessadas no edital, que pode ser acessado AQUI.

Texto: Giuliana Rodrigues