Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

CCAA recebe novos equipamentos agrícolas e laboratoriais frutos da descentralização orçamentária

21 de fevereiro de 2022

Mais um câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu equipamentos para incrementar aulas e pesquisas. O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Instituição recebeu, na manhã desta segunda-feira (21) grandes equipamentos para a área agrícola, materiais e instrumentos de uso laboratorial para usos em pesquisa, extensão e sala de aula.

Semana passada, o Câmpus de Catolé do Rocha da UEPB recebeu trator, ônibus e equipamentos laboratoriais. E agora, o Câmpus II, localizado em Lagoa Seca, possui um trator agrícola de 90 CV, equipado com uma grade aradora, carreta basculante e uma plaina agrícola. Profissionais e acadêmicos garantem que a máquina, juntamente a estes equipamentos, permitirá realizar um trabalho melhor de preparo do solo e sistematização de áreas utilizadas na implantação de experimentos de pesquisas desenvolvidos pelos professores da UEPB e estudantes de iniciação científica e extensão.

Tais equipamentos serão importantes na realização de aulas práticas de mecanização agrícola nos cursos de Agroecologia e do curso técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC).

Os instrumentos estão sendo adquiridos graças à descentralização orçamentária do Governo do Estado, que gira em torno de R$ 4 milhões, permitindo modernizar e ampliar os laboratórios do CCAA. De acordo com o diretor do Centro, professor José Félix de Brito Neto, desde o início de fevereiro, o câmpus tem recebido diversos materiais que permitirão criar mais cinco novos laboratórios, a exemplo do laboratório de Física do Solo, de Sementes, de Físico-Química, de Nutrição Animal e a Casa do Mel, além de fortalecer os laboratórios já existentes, como o de Fertilidade do Solo, de Microbiologia e o de Fitopatologia.

“O câmpus será dotado do que há de mais moderno em termos de laboratórios, permitindo proporcionar aos nossos professores e estudantes, uma melhor condição para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, qualificando cada vez mais nossos alunos dos cursos de Agroecologia, Agropecuária e Agroindústria, além de ampliarmos a prestação de serviços à sociedade, como já fazemos como o laboratório de solos do nosso Centro”, enfatizou o professor Félix.

Texto: Juliana Rosas