Centros

Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Solenidade marca abertura do curso de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis no Sertão da Paraíba

8 de dezembro de 2021

O que antes era sonho, virou realidade. Sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, inovação tecnológica, uso correto dos recursos naturais e mão de obra qualificada. Com todas essas vantagens, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em uma iniciativa inovadora, deu início oficialmente na manhã desta terça-feira (7) o primeiro curso superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis, que funcionará na cidade de Sousa, no Sertão paraibano.

A solenidade de abertura do curso foi realizada no Polo IV da Instituição, e contou com a presença da reitora da UEPB, professora Célia Regina; da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; da Secretária de Educação do Município, Gilmara Formiga; da gerente da 10ª Regional de Ensino, Sandra Mara; além de professores, pesquisadores, diretores de Centros, pró-reitores e alunos da turma pioneira.

Considerado um marco para a região, o curso pretende tornar o Sertão uma referência na produção de mão de obra qualificada em fontes de energias renováveis, que são as energias solares, energia eólica e fotovoltaica. Fruto da parceria entre UEPB, Governo do Estado, Prefeitura de Sousa e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que cedeu o prédio onde as aulas serão realizadas, o curso tem o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre energias renováveis, principalmente nas fontes que estão em amplo crescimento no Brasil. A proposta é aproveitar os recursos naturais do Sertão, especificamente, a luz solar tão abundante na região.

Entusiasta da iniciativa, a reitora Célia Regina Diniz fez um discurso emocionado, e lembrou da luta e do esforço dos pró-reitores e todos os parceiros envolvidos na construção da proposta que culminou com a realização desse sonho. “Várias pessoas trabalharam para que o curso fosse implantado independente do Câmpus que ele ensinasse”, observou. Célia Regina enfatizou que o curso de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis é extremamente importante, não apenas para o Sertão, mas para todo o Brasil e para o mundo. Ela lembrou que “estamos vivendo um momento em que os recursos naturais estão sendo esgotados, sendo necessário, o trabalho com energias renováveis”, acrescentou.

“Hoje nós só ouvimos falar de aquecimento global, de destruição da camada de ozônio, poluição atmosférica. E tudo isso contribui para os problemas de saúde e ambientais”, observou, acrescentando que o novo curso vai possibilitar a oportunidade de trabalhar por um planeta melhor, uma vez que a UEPB tem investido em políticas e ações de sustentabilidade.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, a reitora lembrou que a Paraíba é um estado que desponta na produção das energias renováveis, sendo que a implantação do curso vai contribuir para solucionar problemas do país. “Os estudantes que se formarem na Paraíba, aqui em Sousa, tenho certeza que serão absorvidos pelo mercado de trabalho. Vamos exportar energia limpa” observou, citando as enormes torres de produção de energia eólica instaladas no Estado.

Aproveitando os novos graduandos da UEPB, a reitora fez um rápido histórico da Instituição que este ano completou 55 anos, e citou as grandes lutas e conquistas, desde a criação em 1966, a estadualização, e conquista da autonomia financeira. Para a reitora, a palavra que mais define a UEPB é “resiliência”.

Visivelmente emocionado, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, disse que a implantação do curso superior de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis era a realização de um sonho e solenidade inaugural, uma data histórica. Ele afirmou que essa implantação era uma aspiração antiga do povo de Sousa, realizado graças a UEPB e a parceria com o Governo do Estado. “Esse curso já nasce com muita grandeza. Com certeza, no futuro nós vamos ter muita história para contar. Esse é o primeiro passo, mas com certeza vamos avançar com a UEPB fortalecida ainda mais”, disse.

O prefeito destacou ainda o poder transformador da educação e do papel que a UEPB tem realizado para melhorar a vida dos paraibanos. Sobre as energias renováveis, Tyrone lembrou que esse tema é algo que faz parte da vida do sousense que tem essa vocação. “Eu quero dizer que o município se sente muito lisonjeado com a presença da UEPB. Nós vamos crescer juntos e contribuir para educação com essa visão”, apontou.

Representante na solenidade do governador João Azevedo e do secretário de Estado de Educação, professor Cláudio Furtado, a gerente da 10ª Regional de Ensino, Sandra Mara, destacou a importância do curso para a região. “A realização desse sonho deve-se a uma parceria do Governo do Estado, com a prefeitura de Sousa e com a UEPB. Então, foram várias mãos que fizeram esse sonho ser concretizado”, enfatizou.

Ainda participaram ainda da solenidade o deputado estadual Lindolfo Pires, que destacou a importância do curso para impulsionar o desenvolvimento da região; o diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, instalado na cidade de Catolé do Rocha, professor Edivan da Silva Nunes; a secretária de Educação de Sousa, Gilmara Formiga; o diretor do Câmpus do IFPB em Sousa, Francisco Cicupira de Andrade; o presidente da Câmara Municipal de Sousa, vereador Radamés Estrela; entre outras autoridades.

O Curso
O curso superior de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis está vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, instalado na cidade de Catolé do Rocha. Nesse primeiro momento ele funcionará na cidade de Sousa, em um espaço cedido pelo Instituto Federal da Paraíba. A turma pioneira é formada por 35 alunos oriundos de diversas cidades do Sertão da Paraíba.

Com carga horária de 2.350 horas, o curso começou com as aulas no formato remoto. No entanto, a perspectiva é que a partir de 2022, conforme decreto do Estado e Município, a partir das melhorias no cenário da pandemia, as aulas aconteçam de forma presencial, no Polo de Sousa.

O tecnológico atuará na área, atendendo demandas no setor energético nacional e regional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. As energias renováveis se tornaram importantes para a melhoria da qualidade de vida, sendo que para os consumidores essas fontes podem trazer vantagens diretas, como a economia na conta de luz.

Antes da solenidade de abertura do curso, aconteceu a palestra “Os desafios e perspectivas para as energias renováveis”, ministrada pelo professor Valdeci Mestre da Silva Junior. Coordenador adjunto do curso, o professor do Câmpus de Patos, aproveitou o primeiro contato presencial com os alunos para fazer uma apresentação do curso. Na palestra, realizada no auditório do Procon de Sousa, o professor fez um panorama nacional dos projetos voltados para as fontes de energia renováveis

Ele disse que esse tipo de energia está em expansão no Brasil, existindo mercado para absorver a mão de obra formada pela UEPB em Sousa. O professor também mostrou algumas das iniciativas em execução na Paraíba, como a instalação de uma fábrica de painéis e um parque de energia solar no Estado. “Esta é uma área que está em ascensão. O Brasil tem muito a crescer. Há mercado para absorver a mão de obra qualificada que formarem aqui”, disse.

Sobre os desafios existentes na produção e captação de energias renováveis, o professor citou quatro: criar na população uma conscientização da importância da energia limpa, a luta para tornar mais eficiente os painéis de energia, a forma de armazenamento deste tipo de energia e a preocupação com a manutenção dos painéis. Além da palestra do professor, as boas-vindas a turma pioneira foram dadas pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; pela pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; pelo coordenador do curso, professor Alexssandro da Silva; e pelos professores Altamir Souto e Josemir Moura.

O professor Eli Brandão destacou em sua fala que o projeto que culminou com a implantação curso começou há mais de um ano e 3 meses. A partir de uma provocação da Secretaria de Educação do Estado, sendo fruto de um trabalho coletivo e união dos parceiros. “O nosso desejo é que vocês, alunos, sejam felizes, tenham sucesso e que para essa cidade e para o Sertão, isso seja um grande feito, capaz de produzir impacto econômico e social”, desejou.

O coordenador do curso, José Alexssandro da Silva, explicou que excepcionalmente na turma pioneira, a seleção para a formação foi feita via edital. No entanto, para as próximas turmas, o acesso será via o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “O projeto pedagógico do curso é trabalhar as três vertentes: a energia eólica, energia fotovoltaica e biomassa”, observou.

Embora a solenidade de inauguração tenha acontecido nesta terça (7), o curso foi aberto na segunda (29), quando de forma remota os professores apresentaram o projeto pedagógico do curso. Josué Ferreira Marcelino é natural de Marizópolis e é um dos alunos do curso. Para ele, a iniciativa representa um sonho de um futuro promissor. As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.

Confira a galeria de fotos da inauguração.







Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos