Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

UEPB promove inauguração das pinturas na Central de Integração Acadêmica em homenagem a Paulo Freire

25 de novembro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Comissão do Centenário de Paulo Freire, e da Direção do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Instituição, realizará um evento para apresentação oficial das imagens da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, que será realizado na próxima terça-feira (30), a partir das 9h, no Câmpus de Campina Grande, em Bodocongó. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB.

Na ocasião, estarão presentes um número limitado de pessoas, devido a questões sanitárias e protocolos em decorrência da pandemia. Estarão no evento a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; professor José Arlindo, diretor do CEDUC; professor Geraldo Medeiros, diretor do CCSA e membros da Comissão Paulo Freire.

As imensas imagens em grafite de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, foram feitas pela artistas Flora Santos, Camila Asco e Alice Avelino. Os desenhos ocupam boa parte das colunas de 15 metros de altura no prédio da Central de Integração Acadêmica, que após aprovação no Conselho Universitário (Consuni) passou a se chamar Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

A presidente da Comissão Paulo Freire e professora do CEDUC, Elisabete Vale, destacou que trabalho de arte na UEPB em homenagem ao educador será lembrado por muito tempo. A definição do novo nome da Central de Aulas foi uma entre as tantas homenagens e atividades organizadas por diversos centros, cursos e setores da UEPB em 2021 para celebração dos 100 anos de nascimento do educador, pedagogo, filósofo e escritor Paulo Freire.

Texto: Juliana Rosas